Seguindo nosso objetivo de uma vida saudável, resultados na academia e na busca do corpo ideal, vou explicar porque preferimos adoçar nossas receitas com Stévia ao invés de adoçantes sintéticos, como por exemplo o Aspartame.
Há algum tempo o Aspartame é julgado como grande vilão. Suas moléculas funcionam como a nitroglicerina (um composto químico explosivo), agindo diretamente no sistema nervoso central. As consequências de seu uso a longo prazo são desconhecidas, mas a curto prazo são listados aproximadamente 92 efeitos colaterais, que podem ocorrer de forma súbita, por superdosagem ou jamais aparecer. Além disso ele apresenta 4kcal por grama da substância. Outro fator que nos desencoraja a utilizá-lo é o fato de ser tido como substância cancerígena e também não resistir à altas temperaturas (descartando-o para uso culinário).
A Stévia que consumimos é extraída a partir de uma planta de mesmo nome. Tem capacidade adoçante de 70 a 400 vezes maior que o açúcar refinado, não tem calorias ou ingredientes artificiais. E principalmente: não altera os níveis de insulina na corrente sanguínea. A liberação de insulina é um dos principais fatores a ser controlado em dietas de emagrecimento. Além disso, podemos utilizar o Stévia tranquilamente em receitas que vão ao forno, já que essa substância resiste às altas temperaturas
Além disso, a Stévia é utilizada como adoçante há séculos pelos peruanos, tendo sido foco de diversos estudos buscando conhecer suas consequências a longo prazo. Foi concluído que a Stévia não causa nenhum efeito adverso, seja a curto ou a longo prazo, e que não é uma substância cancerígena.
E porque eu deveria usar o Stevia ao invés do adoçante de sucralose que eu já tenho em casa e é fácil de achar nos supermercados e farmácias?
Bom, primeiro porque estamos tentando nos manter com o mínimo de ingredientes artificiais, e a sucralose é um derivado artificial da cana-de-açúcar. Outro ponto importante é que a sucralose em excesso acaba prejudicando nossa flora intestinal, fazendo com que todo aquele seu esforço em comer bastante fibra vá por água abaixo. Além disso, ela diminui a absorção de outras substâncias exatamente por essa deficiência na flora, além de sua alteração de pH.
Esse é um assunto polêmico e algumas fontes de pesquisa são controversas, mas tentei exemplificar nesse post os principais fatores que foram determinantes para a nossa escolha.
Tenho uns pés de estevia na minha casa. Colho as folhas, coloco em sacos de papel(de pao) deixo secar, e uso para adoçar meus chás. No chá vai muito bem, não sinto o gostinho amargo. Como uma folhinha quando estou aflita por doce, ajuda bastante. comprei as mudas no CEASA Campinas. Pode-se cultivar em vasos.
Olá, eu tenho uma doença chamada frutosemia, não tenho as enzimas para digerir a frutose e passo mal… é genético e não tem cura, descobri a pouco tempo. Gostaria de saber se stevia tem frutose..
Valeu desde já, o blog tá muito massa!
Não possui Thais.
Boa tarde! Primeiramente, gostaria de parabenizar pelo blog, grande trabalho e ajuda que vocês tem nos proporcionados. Bom, gostaria de saber se vocês poderiam recomendar algumas marcas de adoçantes nacionais, visto que sou leigo no assunto e comecei a aderir o uso (adoçantes) recentemente? Atualmente, eu uso a sucralose da Linea. Contudo, em vista do post, estou pensando em troca pela Stevia. Obrigado e tenham um boa tarde!
Obrigado pela resposta 🙂 Comprei um adoçante da marca svill o Stévia Pura mas não gostei. Ele deixa a desejar nas informações no rotulo. Gostaria de saber se vocês poderiam me indicar alumas marcas pois esse me decepcionou total
Todos que compramos mandamos vir pelo iHerb.com. Se quiser use o código de desconto ZTN959 🙂
Obrigado 😉
Ótimo post. Eu estava exatamente em duvida entre a sucralose e o stévia. Nas minhas pesquisas eu não tinha encontrado nada que falasse contra a sucralose. Vc poderia me informar onde posse encontrar sobre esses efeitos que ele pode causar??? Obrigado!
Eu consumo as vezes a sucralose, mas sei que muitos médicos não mais recomendam ela! O que eu sei é, fizeram alguns estudos que mostraram que a sucralose aumenta a concentração de glucose no sangue e as respostas orgânicas à insulina. Fora isso ela não é natural como todos pensam, ela é sintética e contem cloro, que acaba interferindo com o iodo que possuimos no organismo, interferindo também na tireoide, podendo levar ao quadro de hipotireoidismo. Também li alguns artigos dizendo que ela pode causar problemas gastro intestinais e enxaqueca.. Mas é aquela coisa.. Todos usavam aspartame, ai começaram a abolir. Depois a sucralose, e aconteceu a mesma coisa.. Sempre vão ter os prós e contras de consumir certos alimentos, o importante é sempre consumir com moderação, nada em excesso é bom 🙂
Comprei nos EUA um adoçante que chama TRUVIA. Ouvi dizer que é derivado do stévia e ainda mais natural.. Está certo ?
Olá, Gostaria de saber qual a dosagem de stevia máxima por dia. Uso o Stevita ( 100% stevia, líquido pq não apresenta lactose nos ingredientes. Obrigada
Olá! Amei o insta de vocês e confesso que não consigo sair do blog.[emoji]e106[/emoji] Parabéns pelo trabalho de vocês. Eu uso açúcar magro, esta muito errado?
Que legal, Jéssica! 🙂
Então, açúcar pra gente jamais. 🙁
Uso Agave!!! Não troco por nada!!! Abraços!!!
E a frutose? Stevia é mais saudável que a frutose?
A frutose contém calorias e aumenta o índice glicemico. A Stevia não. 😉
Rodrigo,
E a sucralose? Uso muito o Línea aqui em casa..
Há, e parabéns ao casal pelo blog e pelo instagram!! Eu adoro! 🙂
Pode usar sem problemas…
Duvida: qualquer stevia pode ser aquecido ou também deve ser “forno e fogão”?
Qualquer um pode ser aquecido sem problemas.
Obrigada!
recomendo o stevia da marca Jasmine, é novo eu acho! muitas pessoas reclamam do gosto residual amargo do stevia e achei o gosto desse super agradavel. Achei no mundo verde, o nome que eles deram é ”estevine”
Good.. onde compra mesmo? (vc colocou em algum dos posts, mas nao to achando) bjs
Zona Sul mesmo! Sem mistério.
Exatamente !!! Showwwww !!