Como a minha dieta é restrita e houve uma época em que eu deveria comer 200g de alguma proteína três vezes ao dia (não que agora esteja super diferente), eu e o Rodrigo sempre pensamos em maneiras de simplificar ao máximo as nossas refeições. Primeiro: não temos muito tempo para prepará-las e precisamos que levar pro trabalho tudo já pronto. Segundo: eu não aguento comer só frango grelhado todos os dias em três refeições, durante um período de tempo relativamente longo. Então começamos a fazer hamburguers. É super simples e prático de fazer, além de poder fazer porções exatas. Podem ser armazenados na geladeira por alguns dias, ou até mesmo congelados, além de poder variar entre carne, frango ou peixe (UOU!! Rsrs).
É muito bom já ter todas as suas refeições do dia programadas quando se está em dieta, evita aquela hora em que a fome é preta e você come qualquer besteira da sua frente. Essa receita DEFINITIVAMENTE não tem mistério.
Ingredientes (para 4 porções de 100g)
500 g de carne vermelha (eu uso patinho ou chã de dentro, e muitas vezes faço de frango também – é importante saber que a carne vermelha encolhe mais do que a de frango)
1 colher de sobremesa de molho inglês
Alho em pó a gosto
Ervas secas * a gosto
Sal a gosto
*Não falta na minha despensa o que apelidamos “tempero di mamãe”, rsrs. Minha mãe pega alecrim, manjericão, orégano e um pouco de sal, e bate no liquidificador, deixando tudo em pó. Guardo essa mistura em um recipiente fechado e uso em quase tudo o que cozinho, inclusive nos meus hamburguers!
Dica: Se quiser, acrescente algumas sementes de linhaça ou de girassol à sua receita.
Modo de preparo
1. Em uma vasilha misture a carne crua com o molho inglês, as ervas secas e o sal.
2. Misture BEM tudo, deve ficar totalmente homogêneo.
3. Caso ache a mistura muito seca, acrescente um pouco de água. Não encharque a mistura!
4. Faça quatro bolinhos iguais e os achate com uma colher até ficar no formato de hamburguer. É importante não deixá-lo fino, pois se grelhar demais, ele ficará seco.
5. Unte uma frigideira com um fio de azeite ou buttermist e a aqueça bem.
6. Grelhe os quatro hamburguers em fogo médio por 2 a 3 minutos de cada lado.
7. Se você desejar congelar ou deixar na geladeira, lembre-se de esperar esfriar antes de armazená-los.
Mais come o hamburguer com pão?
Pode comer com pão, massa, legumes, arroz, do jeito que você quiser 😉
Posso substituir o molho inglês por molho de tomate caseiro? Ou qual seria outro molho?
O molho inglês é bem diferente do molho de tomate!
Olha, pra ficar bem mais saudável ainda, use uma “fritadeira sem óleo”, tipo fryer, hoje em dia está muito mais em conta. Eu mesmo fiz hamburguer nela e fica perfeito, sem NENHUMA gota de óleo. E para a carne ficar mais profissional misture com um pouco de maminha ou fraldinha (pouca gordura senão fica seca). Faço só com sal do himalaia, alho e pimenta do reino.
Sobre o tempero di mamãe, ahah, triturar o manjericão deixa ele pastoso, não? Ou se vende manjericão seco? 🙂
Vende seco mesmo.. [emoji]e414[/emoji] ️
Vende seco
Oi gente! E pra fazer hamburguer de frango hein? Que dificil acertar, pois fica muito borrachudo pro meu gosto, já tentei moendo o frango cru misturando com ovo e farinha de aveia pra dar liga e já tentei sem farinha também, já tentei com o frango moido já feito e misturando o ovo cru depois para jogar na grelha ficou um pouco melhor, mas…. não lá aquelas coisas, vocês tem alguma receitinha milagrosa? Bjão, adoro vcs!
Basta fazer igual a este, porém usando a carne de frango! É assim que fazemos 🙂
Olá !!hj fiz o hambúrguer , e acrescentei 1 xic de soja … Ficou delixiaa
Adoreeeeei a receita!!! Mas tenho uma duvida, faz diferença congelar o hamburguer cru e ir grelhando conforme vou comendo?? Beijonessss
Boa tarde, casal! Minha dúvida é a seguinte: a carne vermelha reduziu de 500 para 400 g depois do preparo, e o frango, por exemplo, quanto reduz?
Rodrigo e Beta, valeu pela receita!
Muito bom mesmo. Congelei depois e assim mesmo o gosto ficou bom.
O site tá massa!
ja fiz com carne moida (patinho) e proteina de soja texturizada, ficou muito bom também..
Essa mistura de ervas é feita com elas secas, né?
Correto.
Fiz com, frango e o “tempero di mamâe” e ficou muito bom!!!!! Não usei nada da frigideira, só um pouquinho de água!! Amei!!!
Isso vai depender inteiramente do seu paladar! Beijos
misturar um POUQUINHO de pimenta do reino ficaria ruim? na minha dieta so posso comer frango + batata doce e nada de sal (pre contest!!). ja faço chips com a batata e aguento legal, mas o frango grelhado todo dia so com orégano ta terrível!!! hehe beijos!!
Achei a receita!!! Gente…pelo celular não conseguia encontra-la!!! hahahahahahaha
AMEI essa receita…AMO hambúrguer caseiro…fazia um, mas me incomodava o fato de na receita ir um pacote de sopa de cebola…vou fazer essa! E viva a alimentação saudável!!!
AMO as dicas que vcs dão…acho que não fazem idéia do quanto nos motivam…
Beijossssssssss
Esse Tempero da Mamãe é feito com ervas secas, é isso?
Isso!
No forno fica uma dilííííça! Não resseca , faço sempre 😉
Será que rola fazer no grill ou deixa o pobre do hamburguer esturricado?
Rola sim, mas ele fica menos suculento caso o grill fique na posição inclinada para escorrer.
Bea, onde compra o Buttermist? e por que ele é tranquilo de usar pra fritar o hamburguer? beijo
Zona Sul. Porque não tem calorias nem gordura trans. É pra grelhar o hambúrguer, e não fritar hahah
Gostei do tempero di mamãe ahahah testarei com o frango!!! abs
Hahahaha o Purchio que apelidou ele assim! Hoje em dia, minha mãe faz potes e potes porque sabe que ele leva muito pra casa, e eu uso em praticamente tudo também. Ótimo tempero para os preguiçosos 🙂
Quase não como carne vermelha, mas concordo que chega uma hora que frango grelhado nãooo desce mais hahaha! Sou leiga na cozinha, mas essa achei mais tranquila e vou me arriscar!!! Com ajuda da empregada, é claro. (oi, faz tudo por mim? hihi)
Roberta, eu enjoei de um jeito de frango que mal posso olhar pra ele… Como muito peixe e camarão, e eventualmente carne moída em molhos bolonhesa. Vou provar a receita de vcs! Agora me conta, vcs comem os 2 cada um, né!?
Bjs
Hahaha sim, comemos 200g cada um! Eu enjôo super fácil, então procuro variar não apenas o alimento em si, mas o seu preparo. Entendo 100% voce não conseguir mais olhar para a cara do frango, mas as vezes tentar variar o tempero ajuda. Tenta fazer o hambúrguer e conta pra gente como ficou!
sabe que eu mudo muitoooo o tempero, sou alocka das receitas 😉
aproveitando, vou provar esse tempero que tu tem em casa e te passar um link do meu blog que acho que tu vai curtir pra ter na sua:
http://mibeleza.com/blog/2012/receita-tempero-verde-para-substituir-os-caldos-em-cubo/
Será que se colocar 1 ovo na mistura não fica melhor para dar liga?
O ovo ajuda a dar liga sim, mas no dia a dia eu evito comer gema! Confesso que não sinto muita diferença no gosto e na textura, então opto por não usar..
Eu ainda consigo comer o frango grelhado, é seco, mas ainda vai …. uma coisa que tento sempre segurar na dieta é carne vermelha, mas acho que é pratico fazer isso … vou tentar ver se altero aqui e insiro esse hamburgers super delicia na minha dieta ! thanks !
Eu faço bastante esse hambúrguer com carne moída de frango. Vou postar daqui a pouco receita de almôndegas de frango, partem do mesmo princípio 🙂
Esse hamburguer eu já comi e é uma delicia. esse fim de semana farei compras e pretendo testar varias receitas. wish me luck!
Não coloca plástico nem metal do microondas, por favor 😉
Muito boa e pratica essa receita, eu fazia os meus hamburgueres com 1 clara e um pouco de aveia para dar liga! Vou testar a de vocês hoje! Rs
Eu seria muito folgado se pedisse uma receita alternativa , e pratica,para a batata doce cozida?
Eu já comi pura e mashed com um pouco de alho por muito tempo mas não consigo comer mais! e nem pensar em uma receita alternativa para come-la!
Muito obrigado,
Pedro
Legal, testa sim e depois conta pra gente como ficou! Houve uma época em que testamos essa receita de hambúrguer com clara, mas por incrível que pareça, a clara as vezes faz com que a carne resseque um pouco. A aveia, linhaça e outros é uma ótima opção, mas tentamos focar só na proteína mesmo neste caso. Fique atento ao ponto da carne, é o segredo para o sucesso do hambúrguer
Quanto a receita de batata doce, zero folgado, rs! É sempre bom ter idéias para novos posts. Algumas pessoas já haviam comentado isso com a gente, pode deixar que em breve vamos preparar algumas opções de receita para batata doce!