Quem acompanha a gente no Instagram pode conferir que nas últimas semanas temos comido tapioca algumas vezes. Eu e Roberta trabalhamos em prédios vizinhos, e toda sexta-feira tem feira na rua da frente. A tapioca, além de ser um carboidrato de absorção lenta, é muito gostosa e entra pra minha lista de vícios junto com peanut butter. :p
Venho enchendo o saco da Roberta pra ela preparar alguma coisa com tapioca pra mim além da simples tapioca, e como ela não atendeu aos meus pedidos (foi só esse, porque ela é um amor de namorada, eu juro! :)), resolvi eu mesmo meter a mão na massa e confesso: nunca fiz um muffin tão molhadinho e suculento.
É uma receita fácil, recheada de carboidratos interessantes para um café da manhã ou um momento pré-treino. O ratio carboidratos:proteina deve girar em torno de 1:1. Não considerei proteico pois apesar do alto teor de proteínas (graças às amêndoas, ao iogurte da cobertura e à clara), também temos bastante carboidrato.
Aguardem, vou tentar inserir a tapioca em outras receitas! 🙂
- 3 colheres de sopa de farinha de amêndoas (Eu torrei as amêndoas antes de processar, mas acredito que não faça diferença. Não cheguei a deixar 100% homogênea, deixei alguns pedaços grandes para dar crocância)
- 3 colheres de sopa de tapioca (comprada na feira, pronta para fazer a tapioca propriamente dita)
- 2 1/2 colheres de leite de coco light (pode-se usar 1 1/2 colheres de óleo de coco também)
- 1/2 banana amassada (já temos carbs o suficiente por aqui!)
- 1 colher de sopa de canela
- 1 clara de ovo jumbo (ou 2 do pequeno também adiantam)
- Adoçante a gosto
- 1 colher de sobremesa de fermento químico
- 1 colher de iogurte grego Vigor Zero Gordura
- 1 colher de sobremesa de cacau
- Em uma vasilha, misture todos os ingredientes secos, menos o fermento
- Adicione os ingredientes molhados e misture bem até a massa ficar homogênea. Ela fica levemente consistente
- Adicione o fermento por último e misture bem
- Coloque a massa nas fôrmas de muffin, untando-as caso seja necessário
- Com o forno pré-aquecido, coloque aprox. 20 minutos em fogo médio-alto.
- Eu não furei com um palito, mas tirei quando os muffins estavam com o topo dourado e sequinhos (por fora, porque por dentro...)
Olá Rodrigo,
Gostei da proposta, vou testá-la amanhã, mas gostaria de saber se você acha que posso substituir a Tapioca fresca por Tapioca granulada.
Minha mãe tentou fazer várias vezes bolo com este tipo de Tapioca e sempre ficava borrachudo, principalmente depois que esfriava. Será que existe alguma maneira de deixá-la mais macia, pois estou quase jogando fora um pacote inteiro.
Grata.
Olá!
Qual substituto para a tapioca na receita?
Obrigada!!!
Oi, Rodrigo. Essa receita rende quantos muffins? Obrigada.
Ai rodrigo, aonde vc comprou essa farinha nao processada? Sera que em qualquer feira eeu acho? E tem alguma que se venda em supermercados sem.ser processada? Valeu Abraço
Em qualquer feira você acha isso. No supermercado não sei, acho que nenhuma é tão “artesanal” assim.
Eu super nao curto amendoas, sera q da pra substituir por outra coisa? Amendoin? Coco ralado? Aveia? Obrigada!! Adoro tapioca e banana hmmm
Farinha de aveia funciona legal. 🙂
Como tapioca algumas vezes por semana. Levo a goma da minha cidade, na Paraíba, para Salvador, onde estou morando atualmente. Porque lá em SSa, não acho essa goma fresca como vc falou; Só essa de saquinhos, que vem tipo em grãos. Mas minha mãe vive dizendo que a tapioca aumenta as taxas de colesterol “ruim”. Vocês sabem se essa informação é verdadeira?
A tapioca fresca é um tubérculo como a batata doce. Desconfio dessa informação, vou pesquisar e te confirmo…
Acabei de fazer a receita(marquei até vcs no insta) e “envenenei” com creme de alfarroba com avelã, só um pouquinho. Hummmmmmmm 😉
Nos vimos! Deve ter ficado uma delicia!!
Comer a noite então nem pensar, né? Moro no NE e é dificil resistir. Hoje fiz uma fininha sem manteiga e recheei com salmão grelhado. Será que tem muito problema? Minha dieta nesse horário sugere 120g de salmão e 50g de batata doce 😛 Só não tenho ideia de qts gramas ficou a tapioca, mas foi pequena. Obrigada e parabéns pelo blog muito bem escrito, instagram e criatividade das receitas! Ajudam muuuito!
Hummm!!
Estão com uma cara ótima, pessoal!
Eu tbm amo tapioca, mas o ig dela é alto, algo em torno de 93.
Apesar de ser apenas aipim, ela é processada de uma forma que perde as fibras, o que torna sua absorção mais rápida. Mesmo assim, continuo achando uma ótima opção para pré-treino e café da manhã, dependendo da fase da dieta. Sem glúten e delicioso 🙂
Bjs
Gi
Oi Gi! Perfeita colocação, mas existe o “pulo do gato”. A farinha de tapioca que compramos é a farinha fresca na feira, feita na hora só ralando a mandioca. Não há refino ou processamento. A farinha com IG alto é a vendida nos supermercados dentro de saquinhos, que se não me engano, até a Yoki produz. De qualquer forma, obrigado pelo toque! 🙂
Beijos
arrasou puko!
E quantos muffins desses voce recomenda como um Pre treino?? Obrigada
Eu comi todos. Infelizmente não temos como recomendar uma quantidade certa sem conhecer sua rotina ou sua dieta. Obrigado!