É o que todo mundo quer, certo? Fazer a atividade aeróbica e queimar apenas as gordurinhas, mantendo sempre a massa muscular intacta!
Não é fácil, já sabemos disso! Mas vamos entender melhor uma parte do que se passa no organismo quando fazemos a atividade aeróbica, para assim podermos “educar” o nosso corpo e favorecer ao máximo a queima de gordura como fonte de energia para atividade física (e não a massa muscular ou a glicose).
É um processo que envolve muita bioquímica, aos poucos vamos explicando aqui algumas etapas importantes. Hoje começo discutindo sobre aquela velha frase:
“você começa a queimar gordura só depois de 40 minutos de atividade aeróbica, então nem adianta fazer só um pouquinho”
Não é bem assim! Como já dissemos nada é uma receita de bolo! Tudo varia de indivíduo para indivíduo. Alguns fatores que interferem na queima de gordura durante a atividade seriam eles: o que comemos antes de treinar; se o indivíduo é ou não treinado; intensidade do exercício; duração do exercício.
Daí podemos perceber que a duração é apenas um dos quarto fatores influentes.
Para entender melhor a duração vou usar uma metodologia prática que qualquer um que faça alguma atividade aeróbica entenderá o que eu falo: quando começamos um treinamento aeróbico os primeiros minutos são terríveis, certo? É mais difícil, parece que não vamos aguentar ficar aquele tempo todo… E passada esta fase o exercício se torna mais prazeroso, mais fácil. Então o que acontece? O que muda?
Este tempo de adaptação ao exercício demora mais em pessoas destreinadas, ou seja, quanto mais condicionada a pessoa fica, menos tempo ela fica nesta fase inicial “chata” do exercício. Nela, o que ocorre é uma adaptação: inicialmente estamos queimando unicamente glicose como fonte de energia, e a medida que começamos a nos sentir mais adaptados e começamos a sentir o bem estar de estarmos fazendo atividade é que inicia a queima de gordura como fonte energética.
Bioquimicamente explicando: os ácidos graxos (gorduras) que estavam ligados a albumina no sangue começam a se desligar para serem usados como fonte de energia. A albumina estando livre se liga ao triptofano (precursor da serotonina), ou seja, menos triptofano “vai para o cérebro” e consequentemente mais BCAA atravessa a barreira hematoencefálica, reduzindo assim a fadiga central. A partir daí aumenta a nossa capacidade de persistir no exercício!
Aqueles famosos 40 minutos para começar a queimar gordura dependem do organismo de cada um. Lembre-se que quanto mais treinado você for, maior será a sua capacidade de queimar gordura como fonte de energia.. Ou seja: Treine!
É isso… Tudo tem explicação! Para alcançarmos um objetivo basta estudar para saber por qual caminho andar.
Em breve teremos novas explicações!
Muito bom! Eu testei algumas de suas dicas e me ajudou muito, obrigadoo!
Abraços
Ótimo post! Adorei!!
Julia, se puder me esclarecer uma dúvida… Estou seguindo uma dieta nutricional com baixa ingestão de kcal/dia e redução de carbo, de acordo com a avaliação da nutri pra mim. Minha intenção é reduzir percentual de gordura e definir a musculatura. Treino musculação três vezes na semana pela manhã, mas tenho feito 40-50 minutos de aeróbico de noite, todos os dias. Posso continuar ou é melhor fazer o aeróbico só nos dias que não faço a musculação?
Muito obrigada, desde já!! Bjs!
Seguindo a lógica, quanto mais aeróbio, melhor, até chegar ao limiar onde você entra em overtraining e ele começa a ser ruim.
Oi, tenho uma dúvida persistente há dias.. Para queima de gordura o melhor é treino leve com várias repetições ou pesado com poucas repetições? Treino faz 1 ano e faço 10 min de esteira (1 correndo 1 caminhando) e me cuido na alimentação, porém não notei uma diferença forte no meu corpo.. Não quero aumentar meus músculos, apenas definir e secar! Podem me ajudar? Obrigada
Cibely, não sei se você pode acompanhar nosso Instagram nos últimos dias, mas recebemos o teste de perfil genético. E ele mostrou exatamente o que já sabíamos: não existe regra.
Explicando melhor: o tipo de treino que pra mim queima gordura é completamente diferente do que pra Roberta. E isso é determinado pelos nossos genes (que estão em nosso DNA). Pra mim, o melhor é treino de resistência, pra ela, intensidade. 🙂
O ideal é testar os dois e ver qual você se adapta mais.
Boa tarde,
estou fazendo um treino para ganho de massa muscular, so que ainda tenho gorduras abdominais,com uma dieta para ganho de massa muscular e correndo na esteira por 20 minutos depois do treino consigo perder essa gordura abdominal?
Bom dia. Tenho 41 anos e treino a noite (21hs).
No caso da alimentação com ovos(clara), qual a quantidade ideal pós treino?
Rudinei- Porto Alegre.
Olá Rudinei,
O ideal é que você consulte um nutricionista!
Ola. Gostaria de um conselho. Treino circuito para baixar o percentual de gordura. Alimento-me bem, so coisas integrais, carnes magras, muito ovos, verduras e suplemento. Mas vejo q nao saio do lugar. Hoje meu percentual de gordura e 22% quero chegar nos 15%. Sempre como os mesmos alimentos e vejo q nao evoluo mais. O que posso fazer para voltar a perder gordura? Nao estou fazendo o dia do lixo.
Oi Julia! Como meu objetivo é emagrecer faço exercícios todos os dias, mas 2x por semana faço 50 minutos de body pum (pouca carga e muita repetição) e logo após faço 50 minutos de spinning em alta intensidade. Tomo meu pré treino direitinho com carbo, fibra e proteína. Devo comer algo entre essas duas aulas? Fruta seca como damasco seria bom nesse caso?
Bom dia só seguia vocês no instagram, hoje foi o meu primeiro acesso ao site , estão de parabéns . Quero tirar uma dúvida eu malho e depois corro uns 15 a 20 minutos, antes de correr sempre como banana umas 2 seria uma boa fonte de carboidratos para aguentar bem o aeróbico ? Obrigado . 4 x na semana
Dra. o que eu devo suplementar ou comer pra manter aquele efeito duro e definido dos musculos que fica logo após o treino? Faço dieta direitinho, opto por carboidratos complexos e proteinas sempre, como proteina com carbo antes e pós treino, sendo que uso mto albumina pós o treino, fora isso nao tomo nem whey. Seria o caso eu tomar uma creatina p manter o efeito inchado dos musculos além de aumentar força ela mantem esse efeito nao ?
Oi Dr.Julia, eu treino todos os dias em um treino ABCDE, e três vezes por semana faço 20 min de cardio, porém sempre fico com duvida do que comer e quantidade, sempre fico muito cansada e sem força no meio do treino. Você poderia me ajudar com essa duvida? Beijos
Sempre depois do meu treino eu caminho por 30 minutos na esteira inclinada, você acha legal eu tomar meu whey e minha dextrose assim que acabar a musculação e depois que fizer a caminhada fazer mais uma dose de whey e dextrose?
Pedro, o que eu faço é tomar só após o cardio. Senão perde o sentido essa esteira inclinada ser após o treino.
Maravilha, então vou continuar tomando meu pós treino no termino do cardio.
Obrigado pela resposta rápida.
Sou fã de vocês.
Eu faço musculação pela manhã cerca de 50 a 60 minutos e faço aeróbico a tarde cerca de 35 minutos esse tempo e ideal pra queimar de gordura ou vai fazer eu perde massa magra ??
Se vc se alimenta adequadamente não irá perder massa! bj
obrigado …..
Qual seria uma alimentação ideal pra mim com esse treinamento ?????
Oi, Júlia!!! Há muito tempo que tento começar uma dieta e prosseguir com ela. Essa semana comecei novamente minha tentativa de vida saudável. Queria mudar não só o meu corpo, mas meu estilo de vida. Tenho pouco tempo disponível para as atividades físicas, geralmente entre uma hora e uma hora e meia. Voltei pra academia e como sempre nunca passo da fase iniciante e sempre há várias restrições, queria saber depois de quanto tempo eu deixo de ser iniciante e se é melhor continuar com o exercício anaeróbico ou optar por aero?
Bom dia, primeiramente parabéns pelo Site, é a primeira vez que visito e achei muito interesse. Gostaria de colocar uma questão como forma critica construtiva (se eu estiver correto) e me informar melhor (se eu estiver errado). No artigo diz que “você começa a queimar gordura após 40 minutos”, porém sabe-se que a gordura mesmo sendo uma fonte de energia utilizada a longo prazo é preferencialmente consumida quando nos exercitamos em uma taxa frequência cardíaca de 60% a 75%, sabendo que o consumo é efetivo desde o primeiro momento que alcança-se essa frequência, os resultados são maiores quando se oscila a velocidade (alternar correndo e caminhando) e quanto mais tempo você permanece nesta frequência mais tecido adiposo você acaba “quebrando”! Esta teoria que informei não é correta? Pois é a mais utilizada por nós Educadores Físicos.
Tom, ela diz que a frase “você começa a queimar gordura após 40 minutos” não retrata o jeito com que as coisas realmente acontecem. Acho que você acabou entendendo errado, rs..
Dra.Julia, já consegui reduzir bem o meu percentual de gordura, agora quero focar no ganho de massa magra, mas tentando não aumentar a gordura outra vez. Treino musculação pela manhã bem cedo (6h50) e consumo batata doce cerca de 1h antes. No pós faço dextrose + whey. Tb estou reduzindo o carbo na ultima refeição do dia (21hs). Ao longo do dia, todas as refeições contém proteinas combinadas com carbo ou oleaginosas. O caminho é esse ? Alguma sugestão ? Obrigada 🙂
Chantal, o caminho é exatamente esse. Parabéns!!