COMO FAZER PASTA DE AMENDOIM?
Acho que todos já sabem ou já devem ter ouvido falar na importância que tem a gordura em uma dieta saudável. Para que o nosso organismo possa exercer várias funções como controle de temperatura e funcionamento intestinal, é necessário que haja gordura na nossa alimentação. Além disso, ela também ajuda a proteger nossas células, fabricar hormônios e absorver vitaminas.
Uma das principais fontes de gordura “boa”, são as oleaginosas, que ajudam na redução do LDL (colesterol “ruim”) e triglicerídeos (moléculas de gordura), e aumentar o HDL (colesterol “bom”), podendo reduzir a pressão arterial e até colaborar para a perda de gordura abdominal.
De uma maneira geral, as oleaginosas são ricas em vitamina E, ácido fólico, arginina, potássio e fósforo.
Acabou a aula de biologia 😉
Por todos esses motivos, eu procuro sempre comer uma porção de oleaginosas por dia. Sem exageros, claro, pois apesar de fazerem bem, ainda são gordura, e nada em excesso é bom. Como sempre faço alguma receita para o lanche pré treino, ou as vezes bate aquela vontade de colocar algo doce na boca, eu uso muito as “nut butters”, como manteiga de amendoim ou de amêndoas. Como o Rodrigo falou no post de ontem, ideal é comprar as que possuem APENAS as oleaginosas como ingrediente, como por exemplo, uma manteiga de amendoim que o ÚNICO ingrediente dela seja amendoim. No exterior, é mais fácil encontrar marcas que as fabriquem assim, como a “Crazy Richards”, “365” , entre outras. Mas aqui é bem mais complicado. Por isso, ai vai uma receita de manteiga de amêndoas, mas que tanto faz se você utilizar amendoim, nozes, avelãs, castanhas, ou qualquer outra da sua preferência.
- 1 1/2 xícara de amêndoas
- Óleo vegetal (Usei o de coco, mas outros podem ser usados: de amêndoas, amendoim, canola, girassol....)
- Separar as amêndoas e lavá-las em uma peneira.
- Despejá-las em um tabuleiro grande, e levá-las no forno pré aquecido à uns 200ºC, por cerca de 10 minutos. Quando se passarem os primeiros 5 minutos, dê uma mexida nelas, para que torrem igualmente. Retire do forno e espere esfriar por mais uns 10 minutos.
- Colocá-las em um processador ou liquidificador e com calma e paciência, ir processando aos poucos, sempre raspando as bordas com uma colher. Aos poucos, as amêndoas vão soltando seu óleo natural e assim vai formando uma pasta.
- Para que a pasta fique com uma textura mais parecida com a manteiga que conhecemos, adicione uma colher de sopa do óleo de cada vez, até atingir a consistência que você preferir. Eu, particularmente, gosto da manteiga ainda com alguns pedacinhos de amêndoa.
- Se você quiser, pode adoçar a sua manteiga com o adoçante que preferir. Eu uso bastante a stévia em pó, que agora pode ser encontrada em qualquer supermercado Zona Sul.
- Agora é só despejar sua manteiga em um recipiente com tampa, que fique bem fechado, e deixar descansar. Após algumas horas, você notará que a consistência já vai estar um pouco mais mole.
- Alguns óleos como o de coco, por exemplo, solidificam em baixas temperaturas. Então se você guardar na geladeira, a pasta vai endurecer, mas com alguns minutos fora ela volta ao normal.
Gosto muito de pasta de amendoim.
Eu mesmo preparo a minha. Uso amendoim torrado sem sal. E antes de processá-lo, eu o coloco em uma travessa e aqueço no forno por 15 min para acelerar o processo.
E você acrescentar o que quiser.
As vezes processo com cacau. Se quero adocicado, coloco açúcar de coco.
Eu fiz a pasta de amendoim sem adicionar oléo e ficou perfeita.. Usei o amendoim torrada e moído.
A pasta de amendoim pura possui em média 91 kcal em uma porção de uma colher de sopa, é bom manerar no consumo.
Não contamos calorias.
o amendoim na vdd é uma leguminosa e nao uma oleaginosa 😀
Eu faço pasta de amendoim sem usar óleo algum!
O próprio amendoim vai soltando óleo a medida que bate no liquidificador e fica super cremoso igual. Demora um pouco mais e exige mais paciência até o amendoim começar a soltar o óleo natural e se misturar. Até que isso ocorra, precisa parar o liquidificador e mexer algumas vezes. Mas depois que solta, bate sozinho!
É ainda mais saudável!
Como eu não utilizo açúcar na mistura (algumas pessoas colocam), nos dias em que estou com TPM eu coloco na torrada a pasta de amendoim e adoço com mel. Fica delicioso!
Caso queiram tentar fazer sem óleo, garanto que não se arrependerão, eu acho ainda mais DELICIOSO porque é PURO!!
Queria saber como conservar…???
Quanto tempo dura….???
Desde jaah ObrigadO….
Eu conservo fora da geladeira! Não sei quanto tempo dura, mas dura bastante! 🙂
Olá, eu posso usar farinha de amendoim? Será que vai ficar bom?
Pensei na farinha pronta pra não ter o trabalho de por no forno e depois triturar rsrs
Pode! No fundo o amendoim antes de virar pasta, vira farinha! 😉
Eu vou usar a pasta de amendoim como cobertura de bolo. Fora da geladeira em quanto tempo seria o ideal o consumo? obrigado.
A pasta dura bastante tempo.
Olá Beta e Rodrigo, fiz a minha pasta de amendoim hoje e achei com um gosto meio de queimado, não sei se torrei o amendoim por muito tempo ou se foram as poucas cascas que ficaram e deixaram esse gosto 🙁
Provavelmente você queimou 🙁
Casal, eu novamente! Achei um amendoim sem casca e com sal ( um sem marca mesmo – n sei se fiz bem! rs). A pasta de amendoim ficou pronta, mas precisei colocar óleo de soja (o único que eu tinha) – não saia nada de óleo do tal do amendoim! rs. Para não colocar muito óleo deixei uma textura meio pasta mas com alguns pedacinhos de amendoim! Se puderem opinar se fiz certo
super agradeço! beijos
Casal, adorei a iniciativa do blog! Não conhecia e hoje vejo as receitas e fico abismada com tanta comida gostosa e saudável que dá pra fazer! Parabéns! Quanto a peanut butter caseira – quero fazer com amendoim, vocês conhecem alguma marca mais saudável? beijos e obrigada!
Eu deixo a minha na geladeira, tem problema tirar e deixar fora mesmo depois de já ter guardado na geladeira? Tô em dúvida de onde guardar!!
Acredito que não, sempre faço isso hahaa
kkkkkkkk obrigada, Beta!! 🙂
Já ouvi falar que essas pastas são muito boas e saudáveis, mas também muito calóricas, sabe dizer a quantidade de calorias aproximadas? quanto é recomendado do consumo dessa pasta por dia?