Naqueles dias de baixo ou zero carboidrato é sempre um sofrimento. Eu nunca sei o que comer, sempre acho que vou passar fome, cair na mesmisse dos pratos de sempre e que vai ser mais um dia sem graça de dieta. Eu adoro comer massas, cremes e purês recheados de carboidrato (quem não?), me dá a sensação de satisfação.
Costumo ir ao supermercado, vou pra sessão de legumes/verduras e fico olhando e imaginando o que de gostoso dá pra sair dali. Achei o querido palmito, ele é um vegetal extraído do caule de 3 diferentes tipos de palmeira, juçara, pupunha e açaí, como o primeiro tipo está em extinção, encontramos os outros dois tipos mais facilmente nos supermercados. Quando compramos o palmito de conserva, ele já vem pronto para o consumo, é ótimo pela praticidade e combina muito bem com saladas. Mas o palmito pupunha, meu favorito, pode ser comprado fresco e amo prepará-lo apenas grelhado ou assado, após cozinhá-lo em água quente.
Eu gosto muito de sempre ter palmito em casa, não importa o tipo, pois ele é rico em sais minerais como ferro, fósforo e cálcio fonte de vitamina C e além de tudo tem poucas calorias, então posso comê-lo de acompanhamento em qualquer refeição do dia. Não podemos esquecer que qualquer alimento em conserva costumam ter altos teores de sódio e o palmito não é diferente como vocês podem ver aqui, por isso sempre prefiro comprar o palmito fresco, apesar do preço não ser tão amigável.
Hoje a Beta foi comigo fazer compras e teve a ideia de um creme (adoramos creme de tudo, de abóbora, de batata, de cenoura, de milho) de palmito! E lá fomos nós pra cozinha colocar a mão na massa. A receita ficou tipo um purê de palmito, porém menos consistente, por isso nomeamos creme de palimto, rs.
- 500g de palmito pupunha natural
- 1 colher de chá de alecrim
- 1 colher sobremesa de alho
- Sal a gosto
- Pique e cozinhe o palmito na água com o alecrim até ele ficar levemente mole.
- Escorra o palmito.
- Coloque-o em um recipiente e bata com o mixer, ou leve ao liquidificador e reserve.
- Refogue o alho em uma panela.
- Adicione o creme ao alho refogado, misture bem.
- Decore e sirva.
Nossa! tenho intolerância a lactose e AMO palmito e creme de palmito, mas em restaurantes normalmente colocam creme de leite, além de MUITA gordura tem a lactose. Adorei esse creme! vou testar amanha! hoje vou testar o de molho de tomate com frango e espinafre!
Adoro suas receitas, pois são saborosas e consigo variar na dieta. Por exemplo, no jogo do Brasil consigo fazer uma empanada de frango e um doce proteico.
Dúvida: como vocês refogam o alho? Refogar pra mim sempre foi sinônimo de azeite fervendo na panela, justamente o tipo de preparo que tira tudo que o azeite tem de bom…
Refogamos com água mesmo.. É só ir adicionando água a medida que for secando, 1 dedo de cada vez.
Que fácil, imaginava que tinha mais ingredientes, por isso gosto das receitas de vocês sao fáceis, praticas e gostosas
nooooossa adorei, coloquei palmito na minha lista e vou fazer!
Ana
Quem não tem o mixer, pode amassar com garfo?
Pode. Mas ai é melhor deixar o palmito cozinhar mais para ficar mais mole.
Só funciona com esse palmito? Nao pode ser aqueles que vem no vidrinho?
Não testamos com o outro, mas ele já vem bem mais macio que o natural, então você pode tentar fazer sem cozinhar, e não temperar com sal.
Não encontro palmito pupunha, para fazer com o palmito em conserva e sem cozinhar como você explicou acima, não da para acrescentar o alecrim. Coloco o alecrim em outro momento ou deixa pra lá? rs
Aí vai depender do seu gosto mesmo, de temperar da forma que quiser: com ou sem alecrim. 🙂
Fácil, rápido e de baixíssima caloria… Boa dica!Para dias com carb mais alto, fica excelente para servir de recheio do crepe que vocês já deram a receita. Pode misturar com frango também!
:O mentira que é fácil assim ???
Delícia! Vou testar essa receita! Obrigada!