Atendendo à inúmeros pedidos vamos iniciar a coluna de Estética, abordando assuntos relacionados a dermatologia estética, o que tem tudo a ver com o nosso estilo de vida. Vamos desvendar mitos, matar curiosidades e dar diversas dicas para que todos tenham conhecimento de cuidados básicos que podemos ter no nosso dia a dia, afinal com essa vida intensa de treinos e dietas, mesmo com a falta de tempo não podemos descuidar de outras coisas, certo? E isso não é apenas para as mulheres, mas para os homens também! E aproveitando a polêmica foto dos pés da Beta, é com este assunto que vamos começar.
As pessoas que praticam exercícios físicos, como corrida, bicicleta ou caminhada, podem sofrer com calos e bolhas nos pés. Um cuidado fundamental para quem pratica exercícios com frequência é em relação a saúde dos pés e unhas. Os traumas agudos podem propiciar ferimentos nos pés com consequente infecções bacterianas, bolhas, esfoliações, calosidades e micose nas unhas.
O atrito com o tênis, ou entre os dedos, pode causar os calos. Na dermatologia, o calo é uma área dura de pele que se tornou grossa e rígida como uma resposta a repetidos atritos e pressões. No caso dos pés, os fatores que contribuem para o aparecimento de calosidades são o uso de calçados inadequados ou a prática de alguma atividade que implica em pressão ou fricção frequente nos pés. Geralmente os calos se apresentam na parte de cima dos dedos dos pés ou entre eles devido à pressão e atrito com o calçado.
O tratamento dos calos pode variar entre a colocação de palmilhas, uso de hidratantes para os pés, ou uso de pomadas a base de ureia e ácido salicílico. Também pode ser feito desbastamento mecânico do local para melhora da lesão e conforto do paciente.
É importante que o paciente evite aplicar qualquer medicamento em casa sem orientação médica e que ele não faça nenhuma manipulação para retirada dos calos, para evitar infecções. No caso das pessoas que praticam musculação, para evitar a formação de calos nas mãos, deve-se usar luvas apropriadas e hidratantes específicos para as mãos diariamente.
Em relação às micoses, estas são infecções causadas por fungos que atingem as áreas mais úmidas do corpo, como virilha, região entre os dedos dos pés, e áreas de dobras, uma vez que ambientes que acumulam mais suor favorecem a proliferação do fungo.
A micose de pé é uma das mais comuns e causa lesões variadas como bolhas, descamação da região plantar e intertrigo, lesão popularmente chamado de frieira e que se caracteriza por maceração e vermelhidão entre os dedos, acometendo pessoas com pé úmido, devido ao uso frequente de sapatos fechados ou tênis.
Já no caso da micose de unha (onicomicose) pode haver descolamento da borda livre da unha, deixando essa área oca, o que pode levar a formação de uma massa branca ou amarelada por baixo da unha. Outras doenças de unha que não são causadas por fungos podem parecer com a onicomicose, portanto é importante procurar um dermatologista para fazer o diagnostico correto.
O que o paciente deve fazer para evitar a onicomicose?
- Evitar andar descalço em vestiários, banheiros públicos e pisos úmidos;
- Utilizar o seu próprio material na manicure ou verificar se o salão utiliza todo o material esterilizado;
- Fazer uma boa higiene dos pés e secar bem entre os dedos depois do banho;
- Colocar os calçados para arejar;
- Manter as unhas dos pés sempre limpas e bem cortadas.
O tratamento das micoses deve ser avaliado pelo dermatologista, podendo ser somente tópico, com o uso de cremes, sprays ou esmaltes, ou com medicamento oral , nos casos mais graves ou resistentes.
No caso da Beta, ela fez alguns exames laboratoriais e estamos aguardando os os resultados. Enquanto isso ela está usando um creme manipulado em todo os pés junto com ácido salicílico nos calos à noite, e semanalmente um esmalte terapêutico para as unhas.
Dúvidas e sugestões? Mande para a gente!
Até a próxima, beijos!
E sobre calo ósseo? Minha podóloga disse que não tem o que fazer, fico muito triste olhando para aquela coisa feia.
Que médico devo procurar?
Bem legal, adorei!
Outro dia “surgiu” uma bolha entre os mindinho e o outro dedo e achei que era loucura, mas agora vejo que é manos incomum do que pensei!
Obrigada!
bj
Só uma correçãozinha básica: no primeiro parágrafo onde ta escrito “tudo haver” o correto seria tudo a ver!! Mas enfim detalhes à parte adoro o instagram e o site de vocês!! E Beta me identifico com o problema dos calos, tenho em todos os dedos do pé!! Seu post me fez ver q p tudo tem jeito e vou procurar um tratamento pra dar uma melhorada. Parabéns a vocês pela iniciativa de ajudar e incentivar as pessoas!!