Na grande maioria das vezes quando alguém precisa perder peso qual é a atividade logo recomendada? Exercício aeróbico! É até engraçado parar para observar na academia: os mais gordinhos sempre se matando ficando horas na esteira! Está errado? Não! Não está errado.. Eu mesma já escrevi aqui alguns artigos mostrando como o aeróbico funciona para a queima de gordura (em Como otimizar a queima de gordura). Mas o que eu vou escrever hoje é que não é somente o aeróbico funciona para este objetivo.
Sim! Atividade de força (musculação) pode ser uma atividade bem eficiente quando o objetivo é a perda de peso. Vamos explicar o que ocorre no organismo durante este tipo de exercício:
Provavelmente você aprendeu no colégio (nas aulas de biologia) que as atividades anaeróbias (que não entravam na cadeia respiratória – atividades de força) eram menos vantajosas para o organismo, uma vez que rendiam como produto final apenas 2 ATPs enquanto as atividades aeróbicas eram por sua vez mais vantajosas pois geravam como produto final 36 ATPs, fornecendo portanto bem mais energia para o corpo.
Pensando que o nosso objetivo é gastar mais calorias será mesmo que o aeróbico é mais vantajoso? Para facilitar o pensamento vamos simular 1 mol de glicose. No caso do anaeróbico este 1 mol geraria apenas 2 ATPs enquanto no aeróbico este mesmo 1 mol geraria 36 ATPs. Ou seja, muito mais quantidade de glicose será necessária para produzir a mesma quantidade de energia (ATP) do sistema aeróbico.
Resumindo: estaríamos gastando mais calorias usando o sistema anaeróbico do que usando o aeróbico para produzir a mesma quantidade de energia, ou seja, para produzir a mesma quantidade de energia mais caloria é gasta quanto o sistema menos vantajoso para o organismo (anaeróbico) é utilizado.
Há outras razões para incentivar a prática de atividades de força para quem busca a perda de peso, como o aumento da massa muscular e aceleração do metabolismo.. Mas fica para próximos posts!
Atenção! Não estou dizendo que a atividade aeróbica não seja importante!
Boa dieta e bons treinos..
eu tambem tenho essa mesma duvida pois faço 2x na semana musculaçao depois 50 min de funcional e tomo carbo no intervalo entre os dois para me da energia para o funcinal o whey tomo apos terminar o treino todo
Oi, Júlia! Tenho uma duvida… Todos dizem para tomar whey no máximo 30 minutos após a musculação. Se eu fizer aeróbio depois da musculação, os trinta minutos começa a contar depois da musculação ou depois do aeróbio? Valeu!!
Como faço pra entrar em contato para consulta? atende onde no rio?
Pode entrar em contato pelo julia@juliaengel.com.br. Atende em Ipanema. 😉
Gente o seguinte, eu tenho pouca gordura abdominal, mas me incomoda demais. Porém, sou toda magrinha e treino
buscando a hipertrofia. Consumo carbos e proteínas como posso antes e após os treinos. Treino á noite, geralmente das
19:30 ás 20:30. Então fico na dúvida, como devo proceder já que sempre ouvi falar que o consumo de carbos
antes de dormir auxilia no ácumulo de gordura abdominal. Portanto tenho essa dúvida: o que comer após o treino
no período noturno, sendo que quero perder gordura abdominal e hipertrofiar o restante? Preciso MUITO tirar essa dúvida!
Pode ficar tranquila, carbos a noite ou de dia são os mesmos. Se você acompanha nossa rotina, pode ver claramente que comemos carbos nos horários próximos ao treino, seja ele a noite, seja ele de dia.
Oi Dra. Julia,
Fazer aula de localizada é eficaz para aumentar a massa magra ou musculação é melhor?
Na contagem regressiva para consulta! Rs…
Obrigada, bjos!
Eu vou tender a puxar pra musculação… rs Bjs!
Bom dia dra! Faco uso de tibolona devido a menopausa pois tive cancer de ovarios. Em relacao a musculacao muda alguma coisa?
Bom Dia, Andressa! Normalmente não muda nada.. a musculação continuaria sendo recomendada até mesmo como uma forma de prevenção da osteoporose.. Bjs!
Ok Julia, obrigada! Eu como direitinho =) agora com certeza muito mais facil por causa do blog, mas sempre comi bem. Como suplementacao eu uso whey, bcaa, termogenico e multivitaminico. Eu quero perder mais um pouco de gordura, e aumentar massa magra um pouco tb… Vou esperar pelo Leo Almeida responder =) Thanks
Parabens ao casal pelo blog e parabens aos colaboradores que sempre trazem temas “quentes” com embasamento cientifico. Ja tem muito tempo que pratico atividade fisica e agora estou fora do Brasil e estou tendo que mudar meus treinos por conta propria. Li muuuito ja sobre o AEJ, ja pratiquei o HIIT (o qual me fez perder mta gordura) e sou amante da musculacao. A partir de de setembro estarei com tempo reduzido devido as aulas e gostaria de saber quao prejudical eh realizar o HIIT apos o treino de musculacao (levando em consideracao que demora mais de 1 hora na musculacao). MInha ideia era fazer exercicios compostos full body 3 vezes por semana intercalando com HIIT ou AEJ (nao sei qual o melhor). Eu amo HIIT (nao sou gosto muito do AEJ) e tenho essa duvida, se faz mal fazer apos treino pesado. Obrigada
OI, Renata! Primeiramente tudo depende do seu foco e seu objetivo! Olhando pela minha visão (nutricionista) eu diria que se vc suplementar direitinho no pós (musculação) não haveria grandes problemas. Mas sugiro que o Leo Almeida de seu parecer sobre isso tb.. Bjs e Obrigada!!
Olá Júlia, obrigado pelas dicas, sempre acompanho seus posts. Dessa vez achei um pouco confuso, rsrs. Comprei ZMA por influência de professores mas tenho dúvidas sobre os objetivos e melhor forma de ingerir, se conseguir escrever algo a respeito qualquer dia agradeço. Parabéns pelo trabalho, bjos.
OI, Gustavo! Pode deixar!
Obrigada.. bjs!