Muitas pessoas têm o hábito de praticar exercícios físicos ao ar livre e ficam constantemente expostas a agressões de agentes externos como sol, vento e frio. Esse excesso de exposição pode trazer como consequências o surgimento de manchas, piora das rugas finas e o envelhecimento precoce. Aqui estão algumas dicas para quem gosta de cuidar da pele e quer se prevenir:
– Antes do treino, lave o rosto com um sabonete específico para o seu tipo de pele. Pacientes com pele seca devem optar por sabonetes que apresentem hidratantes em sua composição, já para aqueles com pele oleosa o melhor é usar sabonetes a base de enxofre ou com outros ativos que controlem a oleosidade.
– Depois de lavar o rosto, o cuidado mais IMPORTANTE é o uso do protetor solar, que deve ser aplicado 30 minutos antes do exercício e reaplicado a cada 2 horas. É indicado usar filtro solar facial com fator de proteção igual ou maior a 30 FPS. Pessoas que apresentam pele sensível, com tendência a desenvolver manchas ou sob tratamento com ácidos devem optar por filtros com FPS mais elevado. Além do rosto, devemos lembrar de aplicar o filtro nas orelhas, na nuca e no resto do corpo. Calvos: apliquem também no couro cabeludo.
A escolha do filtro solar vai variar dependendo de cada caso. Para peles com tendência a acne ou cravos, os filtros em gel, gel creme ou oil free são os mais indicados. O filtro solar em spray é uma ótima opção para ser usado no corpo ou no couro cabeludo, por ser de fácil aplicação.
– O uso de acessórios como bonés, óculos e roupas confortáveis também ajuda muito na segurança da prática de exercícios físicos, diminuindo o risco de queimadura solar. Se isso acontecer, produtos calmantes compostos por aloe vera ou outros ativos podem ser usados para melhorar a vermelhidão pós sol.
– Escolher o melhor horário para se exercitar também ajuda a prevenir a pele dos danos dos raios solares, o mais indicado é a exposição antes das 10 horas da manhã ou após 4 horas da tarde.
– Quem pratica esportes também pode sofrer com assaduras na parte interna das coxas, que podem ser amenizadas com o uso de cremes a base de óxido de zinco ou dexpantenol.
– Em relação a exposição na época do inverno, é indicado o uso de hidratante após a prática de exercícios para evitar o ressecamento da pele. Vale lembrar que o uso de hidratante labial também é importante para proteger contra fissuras no canto da boca e no lábio.
Muito boa a reportagem! Pratico atividade física na areia e, como tenho um pouco de melasma no rosto, é sempre bom ficar por dentro dessas dicas!
Aproveitando a ocasião, vcs poderiam fornecer o telefone e endereço do consultório da dermatologista?
Valeu, beijos!