Oi pessoal!
Finalmente o momento chegou, hoje conversarei com vocês sobre a minha opinião quanto ao aeróbio em jejum (AEJ).
Vamos relembrar bem rápido os dois primeiros artigos:
No primeiro artigo, discutimos os benefícios do aeróbio em jejum (AEJ), como maior oxidação de gorduras depois de um período de jejum. Esse período junto à ingestão de água levaria ao aumento da atividade de algumas enzimas e hormônios (não acredito ter a necessidade de nomear cada uma já que esse é um espaço é para discutirmos os fins e não os meios de como isso acontece) proporcionando um ambiente quase ótimo para utilização da gordura como principal substrato energético.
No segundo, coloquei as principais críticas feitas pelos que não são adeptos a prática do aeróbio em jejum (AEJ). Entre elas citei a questão hormonal, que poderia levar a uma maior degradação de proteínas; a metabólica, que leva em consideração que em jejum o corpo entra em um estado de “safe mode” ou economia de energia podendo diminuir o metabolismo em ate 25%; a quebra de moléculas de gordura gera no corpo uma grande quantidade de corpos cetônicos que podem exalar um cheiro nada agradável; por último a questão da intensidade que na maioria dos casos não é respeitada perdendo o objetivo do exercício.
Introdução feita vamos ao que realmente interessa! Vou dividir em partes a minha opinião para ficar mais fácil de passar. Quem me conhece sabe que não sou contra nenhum exercício ou atividade, mas sim considero que algumas pessoas não devem fazer alguns exercícios ou atividades, e é exatamente dessa forma penso no aeróbio em jejum (AEJ).
Não sou contra o aeróbio em jejum (AEJ), mas tenho a certeza absoluta de que ele não é para a população em geral e muito menos deve ser difundido como solução para todos os problemas. Trabalhei por muito tempo com luta e aprendi que essa é uma prática amplamente utilizada e que dá resultado sim, mas da mesma forma que eu colocava um atleta sob minha supervisão para fazê-lo, minha cliente iniciante que quer emagrecer não fazia pois não achava a melhor opção pra ela.
Então, colocando em pratos limpos penso assim:
– O AEJ faz perder gordura? Sim
– O AEJ faz perder bastante líquido? Sim
– O AEJ é a melhor estratégia para perder gordura? Não, ele é uma das estratégias e nunca deve ser feito sem a supervisão de um profissional da saúde.
– O AEJ é perigoso? Não diria perigoso mas ele requer uma quantidade de cuidados maior que outros exercícios, sem supervisão e um planejamento tudo pode ser perigoso.
– Posso fazer o AEJ? Depende do seu condicionamento, como falei antes, cada corpo responde de uma forma por isso a prescrição e o planejamento se tornam tão importantes.
O Rodrigo e a Beta fazem o AEJ há algum tempo e se dão super bem com isso mas nem por isso eles SÓ fazem o AEJ, eles variam os treinos e esse é o mais importante. Seu corpo se adapta rápido ao estímulo que é dado a ele logo se você se mantiver fazendo sempre a mesma coisa certamente ela não terá um resultado tão significativo quanto quando planejamos uma periodização.
Pra você que é um iniciante e quer tentar, procure um professor que possa te ajudar com a prescrição da intensidade e o tempo e avaliar se essa forma de aeróbio é realmente a melhor. E pra você que já pratica o AEJ há algum tempo, a recomendação do professor também serve e tente também variar seu treino. Lembre-se que não existe receita de bolo em atividade física, existe o exercício que melhor se adapta a você, mas você também se adapta rápido ao exercício necessitando ajusta-lo à sua adaptação.
Pessoal, essa é a minha opinião, acho que o aeróbio em jejum (AEJ) pode ser utilizado como uma fase de uma periodização para se alcançar um objetivo específico, mas eu não utilizaria como ferramenta constante no cronograma de treino. Caso decida pela prescrição dele, seria com total acompanhamento profissional e controle rígido da intensidade.
Lembrando a todos que a individualidade biológica não nos permite ter uma receita pronta. O que dá resultado pra uns pode acabar com o treino de outros, vai dizer que você não tem aquele amigo ou amiga que come de tudo, vai quase nunca na academia e tem o corpo que você luta muito pra conseguir?
É isso gente, espero ter dado argumentos a todos e o mais importante: pesquise e pergunte sempre, não existe receita pronta, existe planejamento!
Um forte abraço e ate a próxima.
Parabéns ótimo post,
Pode parecer pergunta de leigo, mas estou em bulking a alguns meses e reparei que a proporção de MM x MG está maior para MG e fiquei pensando se mesmo com o déficit calorico positivo eu conseguiria diminuir/manter o BF que tenho agora.
obs: não utilizo ergogênicos, poderia mudar a regra de não ganhar MM e perder MG ao mesmo tempo?
Higor, isso varia bastante de pessoa pra pessoa. Mas você deve ter em mente que num bulk não é recomendado fazer muito aeróbio, porque na hora do cutting vai ficar mais difícil! 🙂
Sei que o post é antigo, mas se puder responder, agradeço.
Não consigo fazer AEJ logo q acordo. Não tenho tempo. Posso fazer a tarde? Ou seja, almoço e fico 6 hrs sem comer para dar o tempo do jejum?
abracos
Não é a mesma coisa, tem outros posts aqui sobre AEJ, dê uma olhada 😉 O motivo não é apenas o jejum!
Olá, tenho uma dúvida, assim que acabar o AEJ posso tomar minha dose de WHEY ISO imediatamente, ou devo aguardar? Além disto, o que devo ingerir logo após o AEJ? Quanto tempo devo esperar?
Obrigado
André, essas orientações devem ser passadas por um nutricionista.
No caso do bcaa tomaria antes de inicar o AEJ e logo em seguida após o termino do exercício? abraço!
Depende da orientação do seu nutricionista, Saulo.
Pratico musculação tem 3 anos, mas nunca tive resultados muito aparentes pois nunca levei tão a sério como nos últimos 4 meses. Gostaria de saber, já que não tenho tempo se posso praticar o AEJ, me alimentar e logo depois praticar musculação?
Adorei a matéria, suas explicações e sua ênfase na assertiva de que devemos procurar sempre um profissional, pois cada organismo reage de uma maneira a estímulos diferentes. Parabéns!!!
Oi Leonardo, tudo bem? Hoje eu conheci esse blog, adorei as suas materias e achei o site incrivel, estou lendo praticamente tudo rs.
Moro fora do pais e tenho muitas duvidas sobre alimentacao e exercicios. Meus amigos do Brasil (medicos, fisioterapeutas e cia) sempre me ajudam. Eu pratico atividades fisicas 6 vezer por semana da seguinte forma: seg, qua e sex eu corro 30 a 40 minutos; ter e qui eu faco musculacao 30 a 40 minutos; 1 dia do final de semana eu faco musculacao + alguma atividade como corrida, volei, bike ect; 1 dia do final de semana eu descanco. A minha duvida e’ a seguinte: eu tenho pouco tempo para treinar todos os dias, pq trabalho o dia todo e estudo a noite, entao a forma q eu encontrei para me exercitar foi acordando cedo (bem cedo 5h30) e ir treinar, reservando 1 hora por dia para treinos matutinos (contando alongamentos que sempre faco no final dos treinos) e dividindo as atividades por dia pelo curto tempo (conforme descrevi acima). O problema que eu acordo muito cedo e nao sinto a menor fome (ou seja, sempre eu vou treinar em jejum), nao acho isso certo e gostaria de mudar mas ja tentei alguns alimentos e todos me deram um certo enjoo na hora do treino. Voce tem alguma recomendacao para me fazer? Como acordo, me arrumo em 5 minutos e vou para a academia, o intervalo entre acordar e malhar dura no maximo 20 minutos. Existe algum alimento que nao me de enjoos? No resto do dia como o melhor posivel e a cada 3 horas. Obrigada pela ajuda! Abracos, Flavia!
Rodrigo, realizo o AEJ a 2 meses, e tive ótimos resultados. Posso continuar com a pratica por mais alguns meses? Existe um tempo certo máximo que posso praticar? Agora paro com o termogênico também, devo acrescentar ou “potencializador”?
Jaqueline, seu plano deve ser acompanhado por um profissional, e com a estratégia montada por ele, as novas diretrizes virão. 🙂
Rodrigo, surgiu uma duvida…
Estou fazendo o AEJ todos os dias, tomo o BCAA em pó com 500ml de água antes da atividade.
Minha duvida é: quando volto ja posso tomar meu BCAA e a glutamina ou tem que esperar 30min?
Ou os 30min são só para o café da manha em si??
Obrigada pela atenção!!
A orientação que recebi era que os 30 minutos eram necessários para a alimentação.
Oi Beta, boa tarde!
Primeiro gostaria de parabeniza-los pelo blog, eu particularmente adoro!!
Então gostaria de saber sua opinião, pois sei que já passou por isso…eu coloquei silicone no começo de junho agora, e o medico ainda não me liberou voltar para academia, mas me liberou fazer caminhadas bem leves ( não pode passar de 110bpm), você acha interessante eu fazer as caminhadas em jejum (AEJ)?
Ou a intensidade é muito baixa??
Desde já obrigada!
Joana
Joana, já adiantando a resposta da Beta, ela passou pelo mesmo processo fez a caminhada em jejum algumas vezes, principalmente para diminuir a retenção causada pelo stress cirurgico. 🙂
Ah que legal!! Obrigada Rodrigo!
Essas caminhadas eram de 40 minutos?
E esperava 30 minutos depois da caminhada para comer??
Isso!
Gostaria de saber a intensidade do AEJ? ou vai depender de cada um mesmo?
Olá, boa tarde
seria legal alternar durante a semana, por exemplo, 2 dias o AEJ e os outros 3 o HIIT?
e se realizar o hiit junto com o AEJ, seria prejudicial?
lembrando que meu objetivo e perder gordura total.
Gostaria de saber, como posso saber se o AEJ está sendo satisfatorio para mim ou nao? Malho ha 02 anos, e meu treino é para hipertrofia, hj estou com 56 kg e quero definição do abdomen, pois tenho gordura concentrada nele “a famosa bolinha na barriga”, razao pela qual faço o aerobico.
Oi Elizabeth! Basta procurar um professional para auxiliá-la 🙂
olá Rodrigo/Roberta,
gostaria de saber a opinião de vocês mesmo sabendo que cada corpo reage de uma maneira diferente.. Quantas vezes por semana seria ideal realizar o AEJ durante o bulking e quantas vezes durante o cutting? 2 vezes por semana no bulking e 3 vezes no cutting seria uma boa?
Parabéns pelo blog.
Olá! Estou com uma duvida. Gostaria de fazer uma aula de spinning amanha logo cedo em jejum pois realizaria um exame de sangue uma hora depois do final da aula. Gostaria de saber se isso pode afetar o exame ou se não existe problema.
Obrigado!
Mariana, afeta sim. A Dra. Janaina nos pede pelo menos 4 horas de repouso absoluto.
Leonardo/Rodrigo, não posso fazer AEJ de manhã devido a hora que preciso estar no meu trabalho, sendo impossível acordar mais cedo, caso contrário eu teria que acordar as três e meia da manhã. Eu teria o mesmo efeito se fizesse no final do dia se ficasse seis horas sem comer após o almoço? Obrigada!
Olá Douglas Pereira, sou iniciante e faço uma dieta visando ganho de massa muscular e ao mesmo tempo sem acumular muita gordura. Sei que muita gente pensa chega a dizer que isso é quase impossível, mas como nosso amigo aqui do Site citou bem, cada um tem a sua individualidade biológica e posso afirmar que estou conseguindo atingir esse objetivo (massa magra com pouca gordura). Eu pesava em 03/02/14: 73,4kg – vestido e com tênis; agora estou com 79kg (vestido e com tênis) sem roupa 77,8. Pra mim é um ganho excelente, haja vista um mês e meio de treino. Leio todos os dias. Assisto vídeos de pessoas que obtiveram êxitos e que estão no meio da musculação e possuem rotinas parecidas com as minhas. Ponho em prática tudo que julgo coerente e adapto de acordo com minha consciência corporal – Dietas e Treinos (Planejamento como um todo). O que eu como ? Atualmente eu tento cumprir 3000kcal / dia (tenho 1,73 / 1,74 e 28 anos). 07:00 manhã: 1 banana e 30gr aveia; bato com 400ml de água + um shake (de água) de 30gr de Whey (sendo ela 15gr prot e 12 carb) + 2 ovos. 10:00: Lanche 2 fatias pão integralcom req light e 25gr peito de peru. Almoço 12:00: almoço normal o que tiver “na cozinha” do meu trabalho (rancho de quartel) Aí tem um porém, às vezes é massa com uma carne, às vezes é arroz feijão salada e uma carne (boi, frango, porco ou peixe), e por aí vai… eu tento sempre aproveitar o que é oferecido da melhor forma possível, comendo pelo menos 150 gr de cada (carbo + proteína) Como eu estou sempre lendo, tenho balança em casa eu já consigo “de cabeça” fazer o meu prato com o necessário. 15:00 eu como 100gr de peito de frango + 200gr de batata doce + 2 bananas; e vou treinar entre 16:00 / 16:30 – durante o treino eu tomo malto com bcaa (30 gr e 5gr). Quando chego em casa tomo 60gr da mesma Whey que tomei de manhã, com exatos 1 litro de água (quando tenho glutamina, tomo junto). Quando é umas 20:30 como novamente 100gr de frango ou 150 de peixe, com 75gr de macarrão integral ou 100gr arroz integral + 2 ovos + suco de fruta 200ml pelo menos. Durante o meu trabalho eu tomo 2 litros de água, o que juntando com toda água de manhã + um copo no almoço + água na academia (700ml) + água do pós treino e alguma outra água que acabo bebendo, são mais de 4 litros, quase 5 litros de água às vezes, num dia só. O mais difícil pra mim até hoje é o frango com a batata doce das 15hrs, pois estou meio sem fome (mas eu empurro e não me faz mal). A garrafa de 2litros de água tmb era diífcil no começo, mas agora já não tenho mais dificuldades. Bom é isso, eu resolvi escrever porquê fiquei curioso quanto a seus objetivos. Eu achei sua alimentação pós treino um pouco enxuta (apesar da minha não ser nada lá essas coisas). Eu tenho um pouco de dificuldades em melhorar minha dieta por conta de grana, tempo e paciência pra incrementá-la. Se alguém puder opinar, também agradeço. Obrigado pelo espaço e até logo a todos.
boa tarde guerreiro, sou militar da pm, e pra adequar uma dieta neste emprego somente nas folgas! mas consigo fazer milagres guerreiro! tem q ter dedicacao, dieta eh td!
Para efetuar meu AEJ Acordo e tomo dois copos de agua com 5 gramas de guarana em pó + 500mg de vit c + 2 duas caps bcaa dymatize + meia capsula de centrum. apos 10 minutos faço o AEJ de 45 minutos num percuso aqui na minha rua com subidas e descidas. Apos o AEJ, vou para o banho e 30 minutos apos tomo meu cafe da manha normal q seria: 15 gramas de whey, 500 ml d leite desnatado, 30 gramas de farelo de aveia, 20 graas de farinha de linhaça e uma banana! o q vcs acham?? Treino a 11anos musculacao das 21 as 22 hs, pos treino uma colher de mel mais 4 scoops de whey (28 gramas de proteina) e as 23 hs tomo 4 scoops de albumina ( 32 gramas de proteina com 20 gramas de linhaça(gordura boa ) e faço AEJ as 07 da manha! tenho 1.80 cm 85 kg 12% de gordura corporal! preciso de uma opiniao de vcs! PARABENS PELO SITE!!
Tenho uma dúvida, beber um copo de água com sumo de meio limão anula o jejum? Limão é fruta, fruta tem hidratos,… daí a minha duvida!
Obrigada, bom trabalho!
Exato, os carboidratos anulam o jejum.
Sim, o limão tem frutose! Além disso é super ácido e pode não ser uma boa ideia tomá-lo de estômago vazio.. Beijos!
bom di,a achei um instagram nutricaosemmisterio, aonde é dito q o aerobico em jejum engorda ao inves de engordar, você concorda com isso?
Desculpa, engorda ao inves de emagrecer…
Pela pratica não, praticamos ha quase dois anos [emoji]e405[/emoji]
Tenho objetivo de hipertrofia…
Gostaria de saber se posso intercalar o AEJ e o treino de maneira que um não atrapalhe o outro..
fazendo assim :
A – aej – B – aej – C – descanso 2x
gostaria de saber se esse sistema é valido….
estou monitorando os batimentos com monitor cardiaco
João, é uma alternativa válida para manter o gasto calórico alto mesmo em dias de descanso, mas se seu objetivo é hipertrofia, EU faria o descanso entre as séries e o cardio longe dos treinos. Abraços.
Olá, esse post ficou Show, apenas uma dúvida , no meu caso só consigo fazer o AEJ 1 vez na semana (domingo) , e durante a semana faço mais 2 ou 3 vzs , posso tomar 1 xícara de café mais o BCaa antes do AEJ ? E no caso posso tomar meu café da manhã normalmente depois do AEJ , certo? Obrigada!
Sim para as duas perguntas, Thais, mas nada de açúcar no café, ok? 😉
Bom dia Rodrigo. Comecei a fazer o uso de MCT e L-carnitina antes do AEJ, logo não seria mais um estado de jejum, correto? Sendo assim, teria necessidade de aumentar a intensidade do aeróbico ou posso manter o mesmo padrão do AEJ? Obrigado.
Rogger, fora de estado de jejum a minha frequência lipolítica não se altera, então eu não tive necessidade de alterar a intensidade do meu cardio. 😉
Rodrigo, primeiramente parabéns pelo site, é show de bola!
Gostaria de tirar uma dúvida…. Realizo AEJ e já faço um treino de musculação específico, a dúvida é, posso tomar l-carnitina ( se sim, a líquida ou comprimido é melhor para essa atividade?)! Ou era melhor deixar a l-carnitina para hora do treino?
Desde já, grato pela atenção!
L-Carnitina eu tomo uma dose antes e uma dose depois do AEJ, a líquida.
Obrigado!
O que recomendam comer após o AEJ? Quanto tempo dps? E que suplementação seria mais adequada pra quem tem como objetivo emagrecer? Whey protein?
Oiiii!! Poxa, não somos nutricionistas, não podemos fazer essas recomendações :(((
Amigão,
Gostaria de tirar uma duvida. No meu caso, eu tenho que malhar pela manhã, porém estou sentindo que toda vez que pego pesado nit reino, tenho dor de cabeça. Gostaria d saber o que poderia me alimentar antes do treino para evitar as dores de cabeça? Malho sempre as 06:00 da manhã.
Obrigado pela atenção
Liesid, você pode entrar em contato com algum nutricionista para ele montar sua dieta e adequá-la a seus horários e rotinas. Mas o ideal é fazer uma refeição rica em proteínas e com uma quantidade média de carboidratos.
Tenho uma consulta marcado com um nutricionista esportivo. mas aproveitando o papo, Tu acha que tomar um weyprotein antes de malhar é uma boa?
Vlw cara
Oi! Adorei o texto! Bastante esclarecedor!! Eu sou adepta do aeróbico em jejum porque me sinto mal ao comer muito cedo. Estou muito acima do meu peso e decidi fazer dieta, caminhada em jejum e uso do oxyelite para acelerar a perda de peso. Posso fazer uma hora de caminhada? Posso tomar o oxy em jejum e logo em seguida caminhar?
Milene, nós não recomendamos o uso de termogênico. Veja o post sobre hipotiroidismo subclínico causado por esse tipo de suplemento. Sobre a caminhada, o ideal é que sua frequencia fique entre 130 e 150BPM, por no máximo 1 hora mesmo.
Bom Dia Rodrigo, ta de parabéns viu, adorei seu blog, e vou compartilhar sempre. um abraço
Se eu fizer o AEJ apenas 1 vez por semana ainda vai me ajudar na queima de gordura ou é muito pouco?Outra pergunta:Se faço transport intercalando com muita intensidade durantes 2 minutos e 3 minutos faço uma velocidade mais baixa até completar 45 minutos do exercicio,é considerado HIT?
Nathália, fazer uma vez é melhor do que não fazer. Sobre o descanso de 3 minutos, eu acho mais interessante reduzir para 1:30 ou 1. [emoji]e405[/emoji]
ótima matéria, parabéns pelas informações.
Muito bom o post.
Minha duvida seria, se posso efetuar o AEJ apenas uma vez por semana?
No meu caso no sábado, e na semana eu treino musculação normal, sem nenhum tipo de aeróbico.
Obrigado
Olá Fábio! Pode sim, mas acredito que fazê-lo apenas 1 vez por semana pode não ser tão eficaz :/ De repente seria melhor fazer outro tipo de aeróbio, mais vezes a semana 🙂 Beijos!
Oi Roberta, no caso acha interessante na terça, quinta por exemplo eu fazer uma corrida de uns 20 minutos?
Fábio, se você faz menos vezes por semana, veja o HIIT, pode ser interessante. Leia esse post que explica o que é o HIIT.
Rodrigo, obrigado, fiz um comentario lá, depois da uma olhada.
Obrigado
Olá! Eu li que é interessante tomar glutamina antes do AEJ para proteção dos músculos. Até que ponto isso é realmente efetivo?
Flávia, a glutamina diminui sim o catabolismo da atividade, assim como o BCAA e o HMB. 🙂
Oi, Rodrigo! E esses são os suplementos que vocês costumam tomar antes do AEJ? É bom que com isso da pra “enganar” o catabolismo hormonal, né? Obrigada!
Exato, também tomamos CoQ10 e cafeína para ajudar na queima de gordura. 🙂
Brigadão! Vou incluir no meu também!
Olá Rodrigo. Tenho 23 anos e sou sedentária mas vou começar a me exercitar por questão estética e de saúde. Você acha que começar fazendo AEJ é uma boa ideia?
Thari, o AEJ é recomendado para pessoas que já pratiquem exercícios físicos com frequencia. Comece fazendo o cardio sem ser em jejum, é mais seguro. 🙂
Muito bom o post. Eu faço AEJ 2 x semana, antes bebo 500ml de água e 1 cápsula de BCAA e após o treino repito a ingestão e depois de 30′ tomo um copo de suco verde detox e após 30′ tomo meu café da manhã(pão, queijo e ovos cozidos). O que acha?
Para mim, 1 cap de BCAA é muito pouco. Busco preservar meus músculos ao máximo, mas se você está seguindo orientações profissionais, confie nele. 😉
Gostaria de saber se antes do AEJ posso tomar uma xícara de café com sucralose já que o café é um estimulante e a sucralose possui menos de 1g de carbo. Qual o exercício mais indicado para realizar no AEJ? Tenho 23 anos 63kg e minha frequência cardíaca varia entre 80-120 batimentos, é suficiente?
Para definir sua frequencia cardíaca durante o AEJ o ideal é fazer o teste da ergoespirometria, como nós fizemos. Quanto ao café, nós tomamos sem problemas. [emoji]e405[/emoji]
Obrigada, Rodrigo!
Outra perguntinha: Faço praticamente todos os dias 30 min de AEJ e logo após tomo um scoop da minha proteína isolada. Espero 15-20 min para ir treinar (trabalho de hipertrofia). Assim que termino o treino tomo a proteína normal (3 scoops) e me alimento bem com frango, batata doce e ricota. Pelo que li o ideal é dar um intervalo entre o AEJ e a musculação de 6 horas?! Estou comprometendo meus resultados fazendo desta forma? 1 scoop de proteína chega a quebrar o jejum?
Exatamente, o ideal é dar esse intervalo. Sim, a proteína quebra o jejum gástrico. Outra sugestão: consulte um nutricionista e faça um exame de sangue, acho que tem proteína demais na sua dieta. 3 scoops de whey e depois frango é MUITA proteína. Coisa de bodybuilder de 120kg, rs.
Não tenho hábito de ler blogs e muito menos comentar. Mas realmente estão de Parabéns. O blog de vocês é excelente.
Parabéns pelo post. Achei muito interessante falar sobre a periodização do método e como o corpo se adapta aos tipos de treinamento. Pratico o AEJ e, ultimamente, ando meio estagnado no processo de emagrecimento. Vou dar uma variada na dieta e nos dias de AEJ e criar alguns estímulos diferentes. Grande abraço galera.
Excelente Post, parabéns! Meu foco no AEJ é perda de peso mesmo e meu corpo se deu super bem com ele, visto que não consigo me alimentar logo pela manhã para me exercitar! Minha dúvida é: Faço Body Jump, é considerado alta intensidade? Já tentei outras coisas, mas fazer Jump pela manhã me deixa super bem e disposta! Apesar de você dizer que não é receita de bolo, fiquei em dúvida se devo parar com Jump! =/ OBS: Sigo uma Dieta balanceada de reeducação alimentar e faço circuito T25 em outro horário também, ainda não faço musculação!
Treino a 3 anos e comecei hoje o AEJ , me senti super bem e até gostei do exercicio! tinha vaaarias dúvidas e tenha certeza que elas foram resolvidas após seu Post! Obrigada pelas dicas ! =)
Rodrigo, bom dia! Gostaria de saber quantos Grs de Bcaa devo usa antes do AEj? Tenho feito uso de 5 Grs!
Rafael, essa indicação deve ser feita por um nutricionista com base na sua composição corporal. Mas essa dose está dentro da recomendada.
Olá, antes de dizer minha dúvida, gostaria de parabenizá-lo pelo post…técnico e simples de entender ao mesmo tempo.
Seguinte, faço musculação e, em seguida, spinning, três vezes por semana e, nas outras, duas, faço um treino de natação (aproximadamente 1,8 mil metros em 45 minutos), seria aconselhável fazer esse treino em jejum para aumentar a queima de gordura? Esse seria um treino “moderado”?
Ressalto que já nado de manhã há anos e meu corpo é acostumado a esse tipo de exercício e, às vezes, como uma fruta e, às vezes, não como nada e, nesses dias em que não me alimento, não tenho problemas com isso…qual sua opinião?
Muito Obrigada,
Priscila
Olá Rodrigo,
Assim que terminar o AEJ já posso tomar meu café da manhã ou tenho que esperar alguns minutos?
Espera uns 30 minutos. Eu particularmente faço isso.
AEJ pode ser praticado com o uso de pré-treino ou termogênico??
Pode, mas deve-se ficar atento pois o corpo fica mais sensitivo às substancias nele contidas. E o pré-treino não deve conter carboidratos/proteínas/etc.
Olá,estou saindo de um sedentarismo de anos e há algumas semanas iniciei a musculação,faço 3x por semana e antes sempre faço esteira,uns 40 min e depois faço musculação,posso fazer AEJ? Antes da musculação tenho que tomar o que ou permaneço em jejum? Meu objetivo principal é a perda de peso. Obrigada!!
Isa, busque ajuda profissional, só ele após avaliação minuciosa vai dizer se você tem condições adequadas ou não para a prática. Mas EU não recomendaria para você que não está treinada.
valeu Rodrigo! Adoro o blog de vc’s!! Sucesso!
Tirou muitas das minhas dúvidas !! Obrigada !!!
Boa!!
Interesante ,li tudo ,entendi,mas pra mim não me interessa fazer.
Boa tarde Leonardo. Já faz alguns anos (3) que testei e tiro alguns dias para fazer uso do treino em jejum, e confesso que nunca senti uma diferença para quando saia para treinar “abastecido”. Faço triatlo e os treinos são bem cedo. Enfim… uma dúvida que tenho é como variar na semana o treino EJ e o treino “abastecido”. Seria o caso de manter tipo um “intervalado” entre eles, tipo um dia faço um e outro dia faço outro? Ou seria mais interessante adotar uma periodização do tipo EJ apenas uma ou duas vezes na semana?
No resto do dia (pós-treino etc.) nada mudou, mantenho as recomendações do nutricionista.
Abraço.
Deixe o AEJ para fazer quando for um dia de aerobio leve! o resto depende da sua periodização para o triatlon! Abs
Achei muito interessante e esse post confirmou o que eu vinha fazendo, comecei a fazer e sempre em intensidade leve e tem dado resultado. Mas pratico somente 2 vezes por semana.
Parabéns pela materia….excelente!!!!
Valeu Renata!!!
Quanto tempo depois do AEJ posso realizar treino de força (musculação)?!
depois que se alimentar! idealmente em sessões separadas! Abs
depois de se alimentar! Idealmente em sessões separadas… Abs