Oi gente!
Então, finalmente depois de 2 semanas caóticas sem internet, o Rodrigo conseguiu me ajudar e colocar ela de volta. Para agradecer, resolvi falar sobre um assunto que a Beta me pediu pra falar ha algum tempo. Acredito que muitos já se perguntaram várias coisas sobre ele, e tentaremos na medida do possível responder à todas as perguntas sobre a DOR MUSCULAR TARDIA, ou DMT.
Introdução básica para podermos conhecer melhor o que iremos falar: a dor muscular tardia, como o próprio nome já diz, é uma dor que se inicia por volta de 8 horas após o esforço físico ou treino, e pode perdurar por ate 72 horas após ele. Os mecanismos pelos quais essa dor é gerada são vários, e hipóteses são discutidas, porém sem um consenso. Vamos colocar de forma mais simples: quanto maior o caráter excêntrico da atividade, maiores são as chances de ter DMT. A explicação mais adequada, pelo meu entender, é a de que a dor surge pois algumas células musculares que foram destruídas durante o treino são fagocitadas por células do sistema inflamatório e os produtos advindos desse processo aumentam com o tempo que elas estão sendo degradadas (falei bonito hein…rs). Citando o professor Renato Alvarenga em uma de suas aulas de Fisiologia na UFRJ, “quando treinamos destruímos varias fibras musculares e o processo de regeneração funciona como um vazamento na parede de um banheiro, o encanador não chega e acerta onde o cano esta furado, ele quebra a parede toda envolta do furo para concertar de forma certa a parede toda. O mesmo acontece com nossa musculatura, fazemos uma pequena lesão e o corpo quebra e reorganiza as fibras em volta para que elas voltem ao funcionamento normal e esse processo dura entre 8 e 72 horas após o treino”.
Introdução feita vamos ao que interessa!
A dor muscular tardia é um processo inflamatório que requer um certo cuidado pois ela é comum para praticantes de atividade física porém a continuidade desse processo pode não ser benéfico, boa ate certo ponto, em excesso pode se tornar prejudicial!
As perguntas mais comum que ouço são:
Posso treinar quando estou dolorido(a)?
Pode sim! Apenas temos que ter em mente que os exercícios que não estamos acostumados a fazer e os que tem uma fase excêntrica muito grande podem ser os piores, eu diminuiria a carga neles ou os evitaria nessa fase!
Minhas pernas estão muito doloridas acho que não da pra treinar, o que faço?
Faz um treino aeróbio que pode aumentar o fluxo sanguíneo e a chegada de nutrientes pode auxiliar no processo de regeneração muscular, mas lembre que a corrida tem um caráter excêntrico muito grande, tente uma mais cíclica como transport ou bike!
Estou bem dolorido(a) e vou treinar mesmo assim, o que pode acontecer?
Fominha você hein!?!? Brincadeira, rs! Bom, nesse caso além de ser mais difícil manter a carga justa para o exercício você pode comprometer a execução do movimento, tornando-o mais instável e com isso maiores são as chances de errar a execução e lesionar por sobrecarregar outras estruturas. Eu treinaria com menos intensidade e tentaria realizar somente os movimentos com cargas menores.
Posso alongar?
Bom, tensa essa pergunta! Se for um alongamento como aqueles que fazemos na academia, nós mesmos, pode sim. Mas eu não me arriscaria em um treino de flexibilidade, pois ele pode acabar agravando sua situação, além de não conseguir servir ao propósito que seria de aumentar a flexibilidade e nem ajudar na recuperação da DMT.
É isso gente! Uma dorzinha no pós treino não faz mal a ninguém, agora uma dor limitante que não te deixa andar por vários dias pode ser um indicativo de que algo está muito intenso e devemos sim fazer alterações, a fim de dar continuidade ao treino.
Qualquer duvida é só perguntar.
Abraços e bons treinos!
Olá amei a matéria, mas mesmo lendo ainda tenho uma dúvida, comecei ontem a fazer exercícios “O desafio30 dias” vendo vídeos no YouTube, mas minhas pernas estão doendo( tipo uma dor chata, mas dá pra caminhar) quero saber se essa for é sinal de que estou no caminho certo ou um sinal de fraqueza mesmo. Posso fazer os exercícios hoje. Obs: é em casa.
É um sinal dos 2. Tanto que está desenvolvendo, quanto que está fraca para o exercício, o que é bom, porque é isso que gera o desenvolvimento.
Bom dia.
Fiz bi set, treino de pernas, porem havia duas semanas que eu nao treinava (treino vai fazer um ano) hoje é sabado, treinei bi set na segunda e fiquei com dores horriveis na perna, e elas persistem ate hoje. Estou com dificuldades pra andar. Preciso de ajuda.
Obrigada
Olá!
Estou malhando a 5 meses e quando faço agachamento no stif fico com o meus joelho dolorido no outro dia.
E fico sem poder andar pois as dores são horríveis.
E sempre quando faço agachamento no stif.
Oi eu comecei na academia malhando perna após o segundo dia comecei sentir dores na parte de trás da coxa, devo saber se devo continuar minha carga já era pequena por ser iniciante.?!
Com certeza, leia o texto a cima, ele é um completo resumo da DMT.
Tenho 13 anos e começei a fazer academia dois dias atrás , já passaram 78horas que eu treinei perna e ainda sinto muita dor , doi intensamente minhas pernas que eu não consigo andar direito , queria saber se isso é um sinal ruim
Olá… Eu quero saber se é normal ou errado quando eu malhei pela primeira vez e eu não senti as dores, é errado? Obrigado. Espero que me responde.
Malhei ontem meus peitos tao dendo ,ai parece que vou da um treco kkkkk é normal . E que fiz braço.
oi eu tô começando a treinar E eu estou morrendo de dor muscular principalmente nas coxas ñ posso nem me abaixar minhas pernas ficam tremendo eu mal consigo praticar o exercicio eu devo parar mesmo ou continuar??
Isso é bem normal nos primeiros treinos, eu ficava assim também, mas continua, isso é bom sinal, você deve estar treinando direitinho. Hehe