A pele é uma barreira de proteção contra o meio externo e possui diversas funções fisiológicas. Alguns fatores ambientais como exposição em excesso ao sol, poluição do ar, cigarro e álcool constituem substâncias agressoras que podem gerar radicais livres, causando dano celular.
Os antioxidantes são substâncias muito importantes na dermatologia, pois amenizam as alterações causadas na pele pelo excesso desses radicais. Esses produtos têm sido extensivamente utilizados tanto no tratamento de doenças, como na prevenção do envelhecimento cutâneo e das conseqüências causadas pela radiação ultravioleta a curto e longo prazo.
As substâncias antioxidantes auxiliam na manutenção da integridade das células e ajudam a proteger a pele contra a degradação do colágeno e elastina, prevenindo contra o surgimento de rugas e o envelhecimento precoce.
Basicamente, o uso de antioxidantes em cosméticos tem como função:
- atuar como coadjuvantes no processo de clareamento de manchas;
- redução das linhas de expressão e rugas;
- aumenta a elasticidade e firmeza da pele;
- auxiliam na prevenção do fotoenvelhecimento.
Atualmente encontramos muitos produtos antioxidantes orais, compostos principalmente por vitamina C, licopeno, ômega 3, vitamina E, Selênio e Zinco (veja o post da Julia Engel desta semana). O uso oral desse tipo de nutricosmético deve ser feito somente mediante recomendação médica.
Em relação aos cosméticos de uso tópico, encontramos muitos cremes formulados com vitamina C, vitamina E, extrato de romã, coffeberry, ácido ferúlico,chá verde, entre outros. Muitas vezes combinar mais de um ativo antioxidante na mesma fórmula garante mais eficácia ao cosmético, pois, nesse caso, os produtos agem de forma sinérgica.
Nas farmácias, são vendidos antioxidantes formulados em creme, serum, loção cremosa e várias outras apresentações. Por isso devemos sempre lembrar que para cada tipo de pele vai existir um produto correto, sendo muito importante a avaliação de um profissional para indicar qual é o melhor cosmético em cada caso.
Além de produtos para o rosto, também vamos encontrar no mercado formulações antioxidantes feitas especialmente para área dos olhos, pescoço, colo e mãos. Outro dado interessante é destacar que vários filtros solares também já trazem antioxidantes em sua composição.
Olá Ana Carolina, parabéns pelo post, muito esclarecedor.
Fiquei com umas dúvidas. Primeiro, a ingestão de ômega 3 também tem ação na pele ou apenas os cremes? E esse omega 3 não pode ser indicado por outro profissional como Nutricionista?
Muito obrigada desde já!
Olá, Valentine ! Obrigada!! O omega 3 em capsulas é encontrado em vários nutricosméticos usados na dermatologia!!! A quantidade do produto que deve ser ingerida vai depender muito da indicação de cada paciente! O Nutricionista também poderá te orientar sobre o uso desse produto!! Bjssss