Muito se ouve falar sobre o perigo de aquecer plásticos em microondas, por exemplo. Mas voce sabe o porque de tal advertência? Se tem fundamento ou não? Será que realmente oferece algum risco à saúde humana aquecer estes derivados do petróleo, principalmente quando em contato com alimentos?
Pois bem, existe sim um bom motivo para atentarmos ao uso dos plásticos em nossa rotina. Existe uma molécula chamada Bisfenol-A (BPA) que é um plastificante largamente utilizado por aqui, em Terras Brasilis. Mas já foi proibido no Canada em 1999 (por pressão popular) e nos EUA, no inicio dos anos 2000. Procure pelos produtos BPA-FREE. Por que será?
Esta molécula, hoje adicionada a todo plástico fabricado aqui no Brasil tem a peculiar característica de parecer-se muito com os estrogênios humanos (hormônios ditos sexuais, presentes nos homens e mulheres em diferentes proporções); sendo chamado de “XENOESTROGÊNIO”, pois tem o poder de mimetizar a ação dos estrogênios em nosso corpo, porém de forma prejudicial…
O BPA esta para o receptor celular de estrogênios assim como uma chave mal feita esta para o buraco da fechadura. Você já viveu a experiência de tentar abrir uma fechadura com uma chave não original, feita em um chaveiro, extremamente parecida com a original? E já aconteceu da chave entrar no buraco, mas não abrir a tal fechadura? Pois bem, seria mais ou menos assim a ação do BPA em nosso corpo. Ele tem afinidade pelos receptores de hormônios tipo estrogenios, mas não possuem a mesma ação. Aqui entra o conceito de “DISRUPTORES ENDÓCRINOS“, que são substancias que mimetizam outras em nosso corpo, geralmente não são benéficas. Este é o motivo pelo qual você evita agrotóxicos e prefere orgânicos. Está aqui a explicação. Você quer evitar o câncer, a doença crônica intratável, a degeneração de seus neuronios, não é? Pois evite os disruptores entao! Temos vários exemplos deste interferentes químicos, com ação no meio ambiente externo e interno.
A UNICAMP tem um programa de monitoramento da água potável muito interessante. O estudo que foi publicado chama-se “A água que bebemos” e vale ser lido para que você possa entender como funciona todo este sistema de monitoramento ambiental de substâncias que mostram atividade sobre o corpo humano. Isto existe mesmo!
Então, a dica que deixo para vocês é: não aqueça o plástico do seu alimento, não coloque alimentos quentes em embalagens plásticas ou de isopor. Evite agua mineral de garrafa plastica. Evite envolver o alimento diretamente com o plastico filme.
P.S.: Por aqui, em 2011, a agência que regula a saúde no Brasil proibiu a adição do Bisfenol-A nas mamadeiras. Por enquanto, só os bebes estão livres…
Olá, gostaria de saber qto a essas formas de silicone q estão no mercado? Posso usá-las no forno convencional ou microondas? Obrigada
Ótima matéria e ótimo blog .
Sandra, você precisa ver se são BPA-Free. Com o selo, fica seguro de esquentar.
Dra. como evitamos o consumo de água fora da garrafa plástica? Levo todo dia ao trabalho um litro e meio de água mineral, pois prefiro a água mineral à água do filtro que geralmente tem gosto de cano…
E como podemos levar a água? Dizem que embalagem de alumínio tb são muito prejudiciais…
Vidro, ou garrafas BPA-Free.
adorei o site, parabéns pelo trabalho de compartilhar com o próximo tanta informação. mas é uma pena ver que o ser humano se preocupa tão pouco com a saúde. mas ficou uma divida: aquelas forminhas de silicone contem essa substancia? agradeço desde já. Abraços, Fernanda
Fernanda, depende da forminha. Busque sempre as BPA-Free. 😉
Olá!! Gostaria de saber se aquelas forminhas de silicone também contém esse material tóxico, pois não tem indicação na embalagem.
Todas as águas que eu conheço vem em utensílios de plástico. Melhor parar de beber água?
Essa molécula, Bisfenol-A (BPA), só contamina o alimento se estiver em contato com ele? Ou, por exemplo, se utilizarmos uma tampa plástica para cobrir o prato no microondas, também contaminará a comida?
Excelente materia! Aqui em casa já usamos bastante vasilhas de vidro.
Uma dúvida! Posso esquentar no microondas alimentos nos potes de plástico BPA-free?
otimo texto,,adoroo essa pagina:) bjks
É verdade, vou procurar saber.
Obg, Rodrigo!
[]’s
Muito esclarecedor este artigo, parabéns e bem-vinda!
Esta terra brasileira é bem complicada… Cada absurdo que vemos!
Só uma dúvida: A 6 Pack Bag possui plásticos livres desta molécula, né? Minha irmã (tb é Janaína.. rs) vai para os EUA e estou pensando em encomendar uma… Vale a pena?
Se não resta apelar ao vidro!
Queoma, para saber se os plásticos da 6 Pack Bag são livres ou não dessa substância, basta ver se eles tem a indicação BPA-Free. 😉
Muito boa essa reportagem !
Qual é a melhor forma de armazenamento então, Doutora Janaína?
Ela nos recomendou potes de vidro. 😉 Ou potes BPA-Free.