O calor está chegando e os pacientes com pele oleosa sabem o quanto é difícil cuidar desse tipo de pele no verão. Em geral, as queixas mais frequentes no consultório são: excesso de brilho, comedões (cravos) e acne.
Como fazer para melhorar esse quadro?
Estabeleça uma rotina de limpeza da pele:
Comece o dia limpando o rosto com uma loção de limpeza ou sabonete específico para pele oleosa. Geralmente esses produtos contém ativos como ácido salicílico e enxofre, que atuam como coadjuvantes no tratamento da acne e controlam a oleosidade. Os adstringentes também são ótimos aliados e podem ser aplicados com algodão logo após o sabonete.
Filtro solar adequado:
A escolha do filtro solar ideal para o seu tipo de pele é muito importante. Para pele oleosa indicamos sempre protetores formulados em veículo gel, gel creme, sérum ou oil free. Atualmente, no mercado, existem várias opções de filtros com toque seco. O dermatologista vai poder indicar o melhor produto e o fator de proteção solar para cada caso.
Maquiagem adequada:
As maquiagens mais pesadas ou cremosas podem aumentar a oleosidade do rosto. Já um produto mais seco, com textura fluida e leve, é uma opção mais indicada para pele oleosa. Outra dica importante é escolher produtos com efeito mate, que não deixam a pele brilhando . Não devemos esquecer de usar um demaquilante no fim do dia, que também deve ser mais fluido e com produtos que controlam a oleosidade.
Esfoliantes:
Os esfoliantes são ótimos aliados. Os benefícios da esfoliação facial são muitos, mas é preciso fazê-la corretamente para alcançar esses resultados. O esfoliante realiza uma microabrasão, removendo as impurezas da camada superficial da pele, promovendo uma melhora da sua textura. Vale lembrar que a esfoliação em excesso pode danificar a pele, pois o atrito constante retira a proteção da mesma e pode ainda deixa-la machucada ou ferida.
Tratar a oleosidade do couro cabeludo:
Pacientes com cabelo oleoso podem sentir piora da acne, principalmente nas áreas do rosto próximas a implantação do couro cabeludo. Nesse caso é importante o tratamento concomitante com o uso de shampoo específico para cada caso.
Pacientes com pele oleosa podem usar hidratante?
O hidratante pode ser usado em alguns casos, principalmente quando o paciente está fazendo tratamentos com ácidos ou peelings, tem pele sensível ou está em uso de isotretinoína oral. O importante é que seja usado um hidratante formulado especialmente para esse tipo de pele.
Cuidados com a alimentação:
Evitar o consumo excessivo de alimentos ricos em gorduras e açúcares e beber água são muito importantes para a saúde de modo geral, o que acaba se refletindo também na pele.
Evite manipular as espinhas ou cravos:
Sempre evite espremer os cravos ou espinhas. Isso pode fazer com que o rosto fique marcado ou machucado, levando a formação de manchas escuras. Em muitos pacientes está indicado fazer limpeza de pele.
Devemos sempre consultar o dermatologista para que ele oriente a frequência com que esse tratamento deve ser feito.
ter pele oleosa nao e facil,,,adorei as dicas,,,bjkkss