A cena é corriqueira: a pessoa acorda de manhã e antes mesmo de se levantar pega o celular para checar as últimas atualizações de sua rede social favorita. Quem segue perfis fitness como o nosso já se depara logo cedo com fotos de treinos puxados, sucos detox fresquinhos, cafés da manhã e receitas saudáveis. A rotina dos donos destes perfis normalmente aparece como regrada e impecável, todos treinam e se alimentam bem, tentando levar a vida da melhor forma. O hábito de acompanhar o dia-a-dia e as dicas destas pessoas pode ser extremamente motivador, se soubermos como fazê-lo.
Muitas vezes tem-se a sensação de que estas pessoas conseguem ter a vida ideal e que todos nós deveríamos ser assim para alcançar nossos objetivos. Temos aí um problema: fazer destes perfis um “modelo” a ser seguido, comparar-se com estas pessoas, sem levar em conta as diferenças pessoais, pode trazer uma sensação de incômodo ou frustração. Isso acontece, pois cada um tem uma rotina e uma realidade diferente, nem sempre é possível fazer exatamente o que elas fazem, nem sempre conseguimos treinar diariamente, ter frutas e sucos frescos no café da manhã e etc. Quem quer seguir ao pé da letra tudo o que vê, acaba se sentindo em “dívida”, cobrando-se e culpando-se por não estar fazendo aquilo que considera o ideal.
Além disso, a cobrança às vezes se volta contra os próprios autores dos perfis, que recebem críticas de alguns seguidores sobre sua “vida boa” ou “obcecada”, aparentemente sem trabalho, dedicada exclusivamente a este universo saudável. Esquece-se que é esse exatamente o trabalho deles: mostrar uma rotina saudável, testar e indicar novos produtos e receitas, filmar e fotografar seus treinos e refeições. O incômodo de algumas pessoas com tanta dedicação e disciplina é decorrente da comparação e da cobrança de achar que, para ser saudável e ter um corpo legal, temos que fazer exatamente aquilo que eles fazem. O ressentimento aparece em pensamentos como “para eles é fácil”, “se eu tivesse uma vida como a deles, também seria assim”. Como isso não é possível para a maioria – dedicar todo seu tempo a um estilo de vida saudável – alguns usam essa impossibilidade como argumento para continuar como estão e não tentar melhorar.
Por outro lado, muitas pessoas relatam terem se beneficiado deste movimento fitness, mudando seus hábitos e seus corpos. Quando bem utilizadas, estas postagens servem de grande estímulo para todos nós: ver todas essas pessoas malhando, se alimentando bem e tendo bons resultados pode ser o pontapé inicial para nos tirar da “zona de conforto” e buscar uma importante mudança. Além disso, elas fornecem dicas e informações preciosas para quem quer levar uma vida mais saudável. Porém devemos compreender que tudo aquilo que vemos nestes perfis não devem ser copiado, mas sim adaptado. Não se trata de uma fórmula a ser seguida à risca, mas sim um incentivo para introduzirmos, dentro do possível, novas atitudes em nossas vidas. Cada pessoa pode, se quiser, fazer da própria rotina mais saudável, sempre usando a si mesmo como parâmetro, tendo consciência de suas aspirações e possibilidades.
Estão de PARABENS tanto pela iniciativa quanto pelo nível das informações !!!!!!
Parabéns, linda. Adorei. Beijos.
Acho que você se colocou apenas do lado de quem lê estes perfis inspiradores, e se esqueceu do lado de quem escreve. Justamente por este ter se tornado um “negócio”, onde pessoas recebem rendas mensais para falar sobre produtos, e alguns até largaram tudo para virarem “blogueiros fitness”, existe uma responsabilidade enorme nas informações que são passadas.
O que se vê hoje em dia são perfis indicando qualquer produto, fazendo propagando o tempo todo de lojas de suplemento, de médicos, clínicas, etc etc e já não se sabe mais o que é opinião verdadeira, e o que é o famoso jabá. Infelizmente, é o caminho de quase todo blog/instagram que começa bacana, e depois vira uma vitrine.
Não estou dizendo que é o caso de vocês, acho que vocês até sambam nos assuntos para não correr o risco de passar informações erradas, mas é a realidade de muitos perfis que existem por aí.
Mas o mais importante eles fazem, ter a capacidade de enxergar os possíveis comportamentos dos seus seguidores, e ainda alertá-los. Acho isso muito importante. São pessoas reais, com dificuldades, com obstáculos, como qualquer um, e acho que eles conseguem passar isso para o seu público muito bem.
Nós seguidores, que precisamos ficar atentos e saber nos equilibrar diante de tudo isso.
Oi frango com batata doce, adorei o post da Malbel! Ultimamente estou um pouco desmotivada, descobri q tenho condropatia patelar =/. Gostaria muito que vocês fizessem um post com o tipo de atividade física ideal para o problema, enfim, alguma dicas. Desde já agradeço =)
*Mabel
Excelente post!
Falou tudo! Gosto de me inspirar nos perfis, e ser o melhor q posso ser. Nao da pra se comparar, mas a motivacao ajuda muito!
AMEEEEI esse post! muitas vezes me sinto em dívida:/ até porque algumas vezes saio com meus amigos e acabo comendo uma coisa ou outra fora da dieta, aí me sinto culpada e chegando em casa acabo atacando o que não devo! isso é péessimo. Minha mãe sempre diz que a mente é tudo !
Parabéns pelo artigo! Gostei muito da análise.
Ótimo post, sou extremamente a favor dos perfis “fitness”, com certeza eles nos dão uma grande motivação diariamente.
Amo as publicações da Mabel. Essa, como todas as outras, está excelente!
Muito obrigada a todos do Frango com Batata doce pela dedicação =D