Existem sintomas bastante inespecíficos, que quando não são relatados em conjunto, podem esconder um diagnóstico precioso.
Hormônios tireoidianos são necessários ao crescimento, desenvolvimento e metabolismo normal do organismo.
A tireoide é uma das responsáveis pelo metabolismo do corpo humano. Basicamente, esta glândula atua aumentando o metabolismo basal através da calorigênese (formação de calor), utilizando para tal fim os hormônios tireoidianos T3 e T4. Existem T1 e T2 também, mas ainda sao bastante desconhecidas suas funções.
As funções básicas dos hormônios tireoidianos são:
- Aumentar a síntese de proteínas (todo tipo de proteínas do corpo, músculos inclusive);
- Efeito sobre as mitocôndrias, aumentando em tamanho e número as “usinas nucleares” de nossas células. As mitocôndrias formam ATP, que é a forma de fornecer energia para o funcionamento celular. É também uma das melhores formas de envelhecer com saúde: cuidar de suas mitocôndrias!
- Aumentar o metabolismo do corpo aumentando a formação de calor (aqui entram os termogênicos, tão famosos… e na grande maioria, perigosos…).
- Ação no metabolismo de gorduras, regulando, inclusive, a lipemia (taxas de colesterol no sangue).
Agora que glândula e leitor estão devidamente apresentados, gostaria de descrever alguns sintomas que podem indicar hipofunção da glândula tireoide, ainda que em estado subclínico (quando parte do exame de sangue, no caso as taxas de T3 e T4 estão “normais” e no TSH mostra-se algo aumentado). Só a avaliação do conjunto sintomas e exames complementares podem fornecer um diagnóstico.
- Fadiga crônica sem motivo “aparente”;
- Ganho de peso;
- Dificuldade de perder peso;
- Intolerância ao frio;
- Queda de cabelos; cabelos não crescem;
- Unhas fracas, que não crescem e descamam; pele seca
- Insônia;
- Depressão e outros distúrbios psiquiátricos;
- Constipação intestinal (“intestino preso”);
- Distúrbios de memoria;
- Dificuldade de ganhar músculos (com treino e dieta adequados, claro);
- Distúrbios na função reprodutiva feminina/infertilidade;
- Distúrbios menstruais (será que é “só” TPM o que você tem?);
- Complicações na gestação e puerpério (após o parto);
Por isso recomendo fortemente que você seja avaliado em conjunto, metabolicamente falando, com uma extensa anamnese clínica e um bom perfil bioquímico (exames de sangue/urina) que seja capaz de visualizar o funcionamento das principais estruturas de seu corpo, antes de partir para remédios da moda (para emagrecer, ganhar massa muscular, dormir, crescer cabelo… tem para tudo, não e mesmo?), que nem sempre se mostram seguros na curva do tempo.
Existem meios de tratar a causa e não amenizar os sintomas simplesmente. Sua saúde agradece. Seu futuro agradece!
Forte abraço,
* Discutiremos a curva “normal” num post futuro.
Boa tarde, gostaria de um esclarecimento.
Ha 3 anos atras tive o diagnostico da hipertiroidismo por causa da doença de graves, fiz o tratamento com Tapazol e com algum tempo depois os niveis da tireoide se normalizaram e o medico suspendeu o remedio. Engravidei algum tempo depois, e depois de 2 anos que meu filho nasceu tive sintomas de novo, fiz os exames e o resultado foi ao contrario estava com Hipotiroidismo causado pela Tireode de Hashimoto. Como isso pode acontecer? E normal ter as duas doenças depois desse tempo todo?
Tenho hipotireoidismo há 10 anos e meu endocrinologista proibiu o uso de suplementos e whey, porque prejudica no funcionamento da Tireóide.
Fui diagnosticada com hipertiroidismo, a endocrinologista proibiu os exercícios físicos, depois muita insistência liberou apenas uma caminhada leve. Gostaria de saber se isso realmente é necessário ou devo procurar uma segunda avaliação?
Sem dúvidas procure uma segunda avaliação!
Fui diagnosticada há 15 dias com hipotireoidismo, desde então estou tomando levotiroxina. Faço musculação e gostaria de saber se posso continuar a tomar termogênico e BCAA?
Obrigada.
Nise, veja com seu médico, ninguém pode te orientar melhor do que ele!
Boa Tarde Dra, muito esclarecedor seu post tenho Hipotireoidismo de Hashimoto e tomo 200 mcg de levotiroxina sódica, confesso que tenho altos e baixos em energia , libido e etc, há uns 3 anos estou tomando cipionato de testosterona indica por endocrinologista, melhorei muito , pratico musculação regularmente, mas comecei a estudar sobre alimentos que atrapalham a absorção da levotiroxina sódica, tem muita controversia o que me deixa confuso, vou estudar mais sobre a Disbiose, grato pela atenção…
Olá , tenho hipotireoidismo, e comecei tomar whey protein, óleo de cártamo , bcaa, glutamina tem algum problema ?? Posso continuar a tomar? Disseram q não tem alteração na tireoide
Nunca ouvi falar que eles alteram a tireoide, mas é melhor consultar seu medico!
Olá fui diagnosticada com hipertireoidismo,é gostaria de saber se posso usar o BCAA e o Óleo de Cártamo?
O uso de suplementos só pode recomendado por um médico ou nutricionista. [emoji]e405[/emoji]
Adorei o post! Tenho hipotireoidismo, mas me consultando com diferentes nutricionistas, cada um dá uma orientação (pode / não pode tomar termogênicos, cafeína, curcumina, chá verde etc.). Com isso, fico em dúvida do que realmente posso usar.
Existe alguma “recomendação padrão” que eu possa seguir?
Obrigada!
A melhor recomendação é ir a um médico/endócrino e não um nutricionista! 🙂
Olá, primeiramente quero dizer parabéns pelo blog!!! Tenho uma dúvida, os sintomas de pessoas que tem hipotireoidismo e hipertireoidismo são os mesmos,?Em questão do tratamento seria os mesmos medicamentos?
Não, são completamente diferentes!!!
Dra tenho hipotiroidismo e tomo eutyrox de 100 … Malho muito e não consigo perder peso … Pode me informar se whey e o BCAA podem eatar me atrapalhado? Pode me indicar um profissional no Rio de Janeiro?
Luciana, a Dra. Janaina atende no Rio de Janeiro e o Dr. Theo também. Antes de culpar o BCAA e o Whey um nutricionista precisa acertar sua dieta como um todo e um médico conferir seus exames para ver se o tratamento está surtindo o efeito esperado. 😉
Olá boa Noite !!!
Acabei de ser diagnosticado com hipotiroidismo no meu exame deu que o TSH estava 16,14 uUI/mL, a medica que eu procurei me receitou o Puran T4 50 mg, tomei por uma semana e emagreci muito, foi quando bateu o desespero….. e mesmo malhando não consigo voltar a ter os mesmos resultados que tinha antes. Esse emagrecimento é normal?? e existe um meio de voltar a ter bons resultado na musculação???
André, o emagrecimento é porque sua tireoide voltou à funcionar. Você deve fazer acompanhamento com um médico e uma nutricionista para monitar sua tireóide e adaptar sua dieta ao novo metabolismo. 😉
Mas vc algum dia teve dificuldades de ganhar massa muscular por causa do Hipotiroidismo ??
Parabéns pelo blog e obrigado pelas dicas !!
Não, ele ganha massa muscular com uma facilidade que dá vontade de dar na cara dele kkk. Já eu… Coitada de mim 🙁
kkkkkkkk…….Vamos ter Fé que uma hora da certo !!!
Dra Janaína, gostaria de saber se há alguma recomendação específica para pessoas que já não tem mais a tireóide. Fiz treoidectomia total ha quase 2 anos, e desde então mantenho uma dieta relativamente adequada (as vz dou uma jacada) e pratico atividade fisica (musculação sempre e aeróbico algumas vz na semana). Mesmo assim tenho percentual de gordura alto (mais de 20%) e quero resultados muito melhores. Aguardo indicações ou dicas, qualquer ajuda é útil.
Um abraço
Tenho hipotireoidismo e trato a uns cinco anos, mesmo tratando eu posso ter o metabolismo diferente das outras pessoas que não possuem a doença ? Porque sinto que meu corpo é lento nos ganhos e acumulo muiiiita gordura no abdômen com facilidade!
Na verdad epode ser que o tratamento não esteja adequado. PODE SER, não que de fato esteja, só vendo os exames de sangue!!
Dra. Janaina, qual o melhor termogênico para se tomar (confiável) e como este deve ser tomado?/?
Termogênicos que contém somente cafeína na sua composição também podem causar o hipotireoidismo?
Beatriz se o composto a base de cafeina pura for de origem confiavel e em uma dose adequada para vc, nao ha problemas
Olá, tenho hipotireoidismo (na verdade hashimoto) e gostaria de saber se a Dra Janaína possui algum colega para me indicar em SP. Já passei por vários endocrinologistas que pouco ajudaram com meu problema. Atualmente malho cerca de 5 dias por semana e vivo de dieta, no entanto ainda estou 10 kg acima do meu peso ideal e tenho muita facilidade em ganhar peso (do tipo, ganho 1 kg após uma refeição livre). Estou cansada desse efeito sanfona e realmente acho que meu caso talvez tenha grande influência hormonal. Muito obrigada.
Ola Milena. Leia a resposta que enviei para Naira. Leia sobre Disbiose. Veras que nao ha como tratar inflamacao com hormonios. E ja existem metodos eficazes de cura deste quadro. Envie um email para mim drajbarboza@gmail.com que tenho sim otimos colegas para indicar em Sampa.
Rodrigo,
Eu tenho Tireoidite de Hashimoto, e já faço tratamento com T4, mas sinceramente não senti melhora alguma com o uso da medicação.
Tenho a maior dificuldade em emagrecer e ganhar massa, meu percentual de gordura é bem alto para meu peso. Já li muito à respeito e existem alguns alimentos que possivelmente pioram o quadro do hipo, por exemplo: soja e derivados, alimentos crucíferos (repolho, couvo, brócolis) se consumidos crus ou com muita constância, enfim… existe muita especulação sobre causas e tratamentos alternativos a esse problema. Minha dúvida é, vocês fazem tratamento com reposição hormonal ou somente com dieta e exercícios? Essa médica passou alguma dieta específica para o problema de vcs?
Aguardo seus comentários.
Grata.
Náira, como nosso problema é agudo, devido ao uso de termogênicos, nosso tratamento é com T3 e T4 e com “prazo de validade”. A Dra. Janaina Barboza não nos passou dieta pois quem cuida de nossa alimentação é a Julia Engel, nutricionista. Confesso que não sabia sobre a influência de certos tipos de alimentos no quadro do hipo, até porque nós comemos bastante brócolis e sentimos uma melhora significativa no quadro, mas daqui a pouco a Dra. aparece aqui e explica melhor. 🙂
Naira a Tiroidite de Hashimoto nao e tratavel com hormonios,uma vez que este quadro clinico refere-se a uma inflamacao da glandula tireoide com consequente diminuicao na producao hormonal. Porem, perceba primeiro temos a inflamacao,que e dada quando nosso proprio sistema imunologico nao reconhece nossas proprias celulas e as ataca. O tratamento definitivo inicia pelo trato digestivo, mais especificamente o intestino! “Blindar” a entrada do corpo mostra-se hoje a alternativa mais segura e eficaz. Leia sobre Disbiose no google academico. Obrigada por sua pergunta!
Muito boa e extremamente importante este post.
Faço acompanhamento com nutrólogo/endocrinologista e nos últimos exames de rotina apresentei alterações características de hipotiroidismo. Realmente estava com dificuldade de ganhar massa e com esse resultado, achamos onde estava o problema. Meu médico me receitou tomar Synthroid 50mcg e na próxima consulta deveremos ver os efeitos…
Abraços.
Também tenho Hipotireoidismo, faço uso de BCAA e glutamina vcs sabem se tem alguma contra indicação? E parabéns pelo blog, amo obter informações com vcs, pois moro numa cidade mt, mt pequena onde há pouquissimos profissionais e nenhum nutri esportivo ou funcional.
Rejane, acredito que não. Nós também tomamos sem problemas.
Qual era a taxa do tsh de vocês? Meu ultimo exame t3 e t4 estavam normais, mas o tsh estava um pouco alterado! Qual o numero ja considerado hipotireoidismo? Cada laboratorio tem um numero diferente! Vcs sabem me dizer?
Para o hipotiroidismo subclínico nosso TSH estava entre 6 e 7. Mas o PTH e TPO também estavam alterados.
Meu tsh ta 5,518 uUI/mL, no laboratório que eu fiz diz que o maximo adulto é 5,000. Mas ja li em outros lugares que o maximo considerado normal é 6,000. Tu sabe me dizer se existe um numero correto?
Mayara, como a Dra. Janaina explicou, o TSH é apenas um dos fatores a ser analisado. Quanto ao número correto, cada laboratório usa para definir sua média um número diferente de pacientes e pacientes diferentes, por isso alguns tem uma variação. Cabe ao médico interpretar esses valores de forma correta. 🙂
ola, tbm tenho tireoide, vc poderia falar mais sobre o que cortar da dieta para reverter este quadro de sintomas, mesmo tomando medicaçao me sinto muito mal :/
Tais, nós não restringimos nada na nossa dieta por causa do problema. Como comentei acima, agimos direto na causa e não nos efeitos. 🙂
Mas seria interessante “trabalhar” os dois lados, não? Por exemplo, um diabético pode tomar medicamentos e ainda assim vai ter cuidados alimentares para evitar certos efeitos.
Não é restringir, nesse caso, mas variar a dieta para não consumir um determinado alimento que possa influenciar (às vezes até ter interação com o medicamento) no problema =D acho que é isso que a maioria quer dizer… não de nunca mais comer e tal.
Eu também tenho hipotiroidismo e já li em várias matérias sobre, que o consumo da soja atrapalha no funcionamento da glândula. E percebi que vocês usam bastante esse ingrediente em suas receitas.
Oi,vcs n falaram se ha alguma restriçao alimentar??!!
Por causa do hipotiroidismo? O que pensamos é que ao invés de lidar com os sintomas, devemos agir direto na causa e reverter o quadro. Restrição alimentar seria lidar com os sintomas. Mas vamos pedir para a Jana comentar sobre isso aqui nos comentários.
Ótima matéria! Obrigada