Sempre quando falamos sobre cardio, muitas pessoas nos perguntam em qual velocidade fazemos esteira, escada, ou a carga que colocamos na bike. Na verdade isso pouco importa, como fazemos cardio em jejum, sempre realizamos o exercício de 30 a 40 minutos, e a como vamos ajustar o aparelho depende única e exclusivamente da nossa frequência cardíaca. Por isso que sempre aparecemos usando um frequencímetro, aquela faixa preta abaixo do tórax. A marca que eu uso é Polar, e o Rodrigo usa um da Puma, vem o relógio e a tira, mas nos aparelhos da Bodytech, não precisamos do relógio, pois eles captam a frequência da tira. E como sabemos a frequência que devemos ficar? Através do texto cardio pulmonar, ou ergoespirometria. Através dela sabemos a nossa frequência ideal para otimizar a queima de gordura.
Não tem muito tempo, postamos no Instagram algumas fotos nossas fazendo a ergoespirometria, acompanhados pelo Dr. Bruno Cardoso, em Florianópolis. O teste consiste em uma análise do desempenho na corrida em esteira ou na bicicleta ergométrica, associado a uma avaliação do sistema metabólico, cardiovascular e pulmonar.
“Aprimorar o treinamento de um atleta ou sair do sedentarismo e iniciar uma atividade física exigem cuidados. O acompanhamento por um médico do esporte serve para avaliar sua condição de saúde e estabelecer os limites para uma prática de atividade física com segurança”, explicou o Dr. Bruno Cardoso, que é médico do esporte e já atuou como médico da Seleção Brasileira de Basquetebol Masculino. “É muito comum encontrarmos pessoas realizando o treino aeróbico em esteira, elíptico ou bicicleta com o ajuste da velocidade e intensidade de maneira empírica, ou seja, de acordo com a sensação subjetiva de esforço. Através da ergoespirometria é possível determinar as frequências cardíacas específicas para seu treino contínuo ou até mesmo o treino intervalado, otimizando seus resultados”. Para nós e outros marombeiros de plantão que sempre queremos saber a melhor maneira de fazer aeróbio preservando a tão suada massa magra, é muito importante, pois podemos descobrir em qual frequência queimamos mais gordura, e trabalhar a intensidade do treino em cima dela.
Eu e o Rodrigo fizemos a ergoespirometria para avaliar o nosso condicionamento aeróbio. O teste teve duração de 8 a 12 minutos, com vários ajustes de velocidade e inclinação progressiva, buscando alcançar o esforço máximo. Durante o exame, ficamos com uma máscara conectada a um analisador de gases (você se sentem o próprio Hanibal, e parece que vai dar falta de ar, mas fiquem tranquilos!). Com ela é possível avaliar o VO2 máximo (consumo máximo de oxigênio), limiares ventilatório (também chamado de limiar de lactato e limiar aeróbio), frequências cardíacas e o gasto calórico dependente de carboidratos e gorduras durante a atividade. “Em atletas de alto rendimento de esportes com predomínio aeróbico como corrida de longa distância, triatlon, ciclismo pode-se realizar uma simulação de prova e através da análise do consumo energético também chamado de calorimetria do esforço fornecer informações úteis ao seu nutricionista do esporte quanto ao momento e tipo certo de suplementação durante a atividade física”, disse o Dr. Bruno Cardoso. “Essas informações são essenciais para o planejamento dos treinadores na elaboração de planilhas de treino de corrida e diversas modalidades esportivas”.
Outro ponto importante é que diversas doenças cardíacas e pulmonares podem ser diagnosticadas através da ergoespirometria, onde o eletrocardiograma, pressão arterial e a respiração são monitorados constantemente, justamente por isso deve ser realizado por um médico experiente, que acompanhará o paciente durante todo o exame.
E ai, animados para realizar o exame? É sem dúvidas uma grande ajuda para otimizar nosso treino e dieta!
Vou fazer o meu em uma clinica aqui em SP, depois conto como foi 🙂
Esse exame seria a mesma coisa que o teste ergometrico feito também por médicos??
Sim, a ergoespirometria é SEMPRE feita por médicos, como descrito no texto 🙂
Beta, você conhece algum laboratório ou médico que faça este exame aqui no Rio de Janeiro? Beijos!
Oi Jessica, jogando no Google “ergoespirometria rio de janeiro” você pode achar alguns locais que fazem esse exame! Beijos
A onde é realizado esse exame?
Olá, vocês indicam algum lugar para fazer esse exame aqui no RJ? Pode ser qualquer clínica ou tem q ser com algum médico do esporte?
Obrigada!
Aqui no RJ não conhecemos ninguém, mas jogando no Google “ergoespirometria rio de janeiro” os resultados mostram alguns locais/clínicas que fazem a ergoespirometria. 🙂
Amei! estou querendo fazer esse exame faz muito tempo, e esse médico atende em Joinville na minha cidade, que ótimo! Vou marcar uma consulta!
Oi Beta. Muito bom o post!
Esse exame é realmente muito útil, principalmente para atletas que estão buscando performance!
Fiz na bicicleta, pois sou ciclista. Agora que estou treinando para o Ironman 70.3, meu treinador sugeriu que realizasse o teste na esteira, pois ele me informou que o L1, L2 e VO2 podem ter alterações de até 10%! OU seja, os valores dependendo da modalidade podem variar bastante.
Dr. Bruno, essa variação pode ocorrer tanto assim? Eu realmente sinto bastante diferença entre as modalidades.
Obrigada! Bjs
Seria legal se colocassem um exemplo de resultado do exame e forma de desempenhar o treino. Todo blog fala desse exame, mas nenhum entra em detalhes sobre o que fazer com o resultado.
Iara, uma das informações que você tira do resultado é em qual frequencia há a maior queima de gordura. E para inserir isso no treino, basta manter seu cardio nessa frequencia, otimizando a queima de gordura ao máximo. 😉
Para nós, o cálculo do Vo2 não é uma informação importante porque não somos atletas de performance.
Muiiiiiito legal 🙂 Estão de parabéns pela reportagem.
Gostaria de saber o valor que pagaram em cada teste. Moro próximo a Floripa e quero ver se vale a pena ir até aí fazer 😀 hehehe
Bjo e parabéns pelo blog!
Oi Bê! Liga para lá (48) 3025-4534 e tira essa dúvida! Ai qualquer coisa você já marca :))) Beeijos!
ola, qual medico eu procuro para poder realzar esse exame?
Amei a matéria! Mas aonde fazemos isso no Rio de Janeirro??? Beijos Mariana
Aqui no RJ não conhecemos ninguém, mas jogando no Google “ergoespirometria rio de janeiro” os resultados mostram alguns locais/clínicas que fazem a ergoespirometria. 🙂
Muito interessante o exame. Vocês sabem dizer onde realizam aqui no Rio?
Aqui no RJ não conhecemos ninguém, mas jogando no Google “ergoespirometria rio de janeiro” os resultados mostram alguns locais/clínicas que fazem a ergoespirometria. 🙂
Flávia Mello e Roberta,
Aqui no Rio de Janeiro tem a Clínica de Medicina Esportiva do Dr. José Alexandre Carvalho, em Ipanema. Quem realiza os exames é o próprio Dr. José Alexandre, que é cardiologista e médico da seleção brasileira de volley. Sou paciente dele há anos e indico com total segurança seu trabalho. Se serve como referência, ele fez o acompanhamento do último episódio do “Medida Certa”, no Fantástico. Maiores informações podem ser obtidas em http://www.alexandrecarvalho.com.br
Abs!
A fim de colaborar com o post, indico a CLINIMEX, situada em copacabana. A CLINIMEX é uma clínica de medicina do exercício liderada pelo Dr. Cláudio Gil, um dos maiores médicos do exercício em atividade no Brasil e internacionalmente respeitado no cenário acadêmico. Além do Dr Claúdio Gil possuir uma vasta produção científica ele é formador de mestres e doutores em instituições no Rio de Janeiro. Não tenho por hábito dar indicações, mas a CLINIMEX eu recomendo.
Vale conferir o site (http://www.clinimex.com.br/) para ficar a par de maiores informações a respeito.
Caso esteja tomando algum queimador/termogênico ou algo do tipo, é necessário pausar e quanto tempo antes de realizar o exame?