Algumas pessoas recentemente comentaram comigo se não me incomodo com as milhares “pizzas” que fico quando acabo o treino. É uma pergunta engraçada, mas já estamos acostumados com isso devido a nossa exposição diária. Por isso decidi falar mais sobre isso aqui, pois é DE FATO algo que me incomoda bastante há anos. Porém hoje em dia a situação complucou ainda mais para mim, tiro fotos diariamente encharcada de suor, e sabe aquela história de que mulher não gosta de treinar forte? Ou que elas entram na academia arrumadinhas, cabelos impecáveis e saem igual entraram? Pelas nossas fotos do Instagram, vocês já devem ter percebido que comigo não funciona bem dessa forma!
Depois que comecei a treinar junto com o Rodrigo, como sempre comento, consegui intensificar ainda mais meu treino. É o gás a mais que estava faltando! Evidente que comecei a suar horrores, além de mil “pizzas”, ainda saio completamente descabelada, desarrumada e às vezes levo até bronca, acreditam? “Beta, se ajeita!!!” hahaha. Mas para mim é um pouco desagradável ficar com a blusa molhada, por mais que eu goste de treinar de top (que também enxarca), nem sempre me sinto confortável sem blusa (coisas que só nós mulheres entenderemos), fora os possíveis odores que poderiam surgir por causa desse excesso de suor (essa última parte também se aplica muito bem aos homens). Pior do que o suor excessivo durante a atividade física, o que é considerado completamente normal, é o fato de que, mesmo ao acabar a atividade e tomar banho, tenho a sensação de que vou continuar transpirando nas axilas até o final do dia, e esse “probleminha” tem um nome: hiperidrose.
A nossa dermatologista, Dra. Ana Carolina Amaral nos explicou um pouco melhor sobre isso, “a hiperidrose é caracterizada pela produção excessiva de suor, um problema comum que pode afetar bastante a vida das pessoas. É mais frequente em áreas como axilas, mãos e pés, o excesso de suor pode ser muito incômodo, trazendo até limitações para o modo de se vestir, por exemplo”. De fato, quem nunca pensou duas vezes em usar uma roupa para não ficar com a maldita “pizza”?!
Existem dois tipos dessa produção excessiva de suor: a primária e a secundária, “a hiperidrose primária, em geral, não tem origem conhecida, e a secundária geralmente está relacionada com alguma disfunção por alterações neurológicas, endócrino, metabólicas, neoplasias ou pelo uso de algumas medicações”, disse a Dra. Ana Carolina Amaral . Sabemos que a transpiração em si não possui cheiro algum, mas em contato com bactérias que se instalam na superfície da pele, o suor pode ficar com mau cheiro, principalmente em zonas onde as bactérias conseguem se multiplicar com maior facilidade por causa da umidade e temperatura propícia.
Para evitarmos isso, o ideal é seguir algumas orientações, como usar sabonetes anti-sépticos na região das axilas, aplicar alguns produtos com substâncias antibacterianas e lavar bem a roupa para retirar resíduos de suor. Mas e o que fazer com a hiperidrose? Com certeza diversas pessoas, assim como eu, já utilizaram vários desodorantes antitranspirantes, que são produtos que prometem minimizar a transpiração, e é o tratamento tópico mais comum. Geralmente estes desodorantes são compostos por sais de alumínio, e a Dra. Ana Carolina me explicou que são indicados para uso diário apenas os produtos que contenham entre 15 a 20% desse composto em sua formulação, e esses antitranspirantes diminuem o suor e com ativos específicos contidos em diferentes fórmulas.
Mas quem de fato tem hiperidrose sabe que a maioria dos desodorantes por aí que prometem ser antitranspirantes, para mim (particularmente) nunca adiantaram. Eu já fiz aquele tratamento com botox nas axilas para acabar com o suor excessivo e o resultado foi muito bom, porém ele dura um tempo limitado (alguns meses). Pesquisando um pouco, descobri que a minha desconfiança com os desodorantes antitranspirantes não é à toa, a ineficácia pode acontecer por causa de alguns fatores como por exemplo, o grau de transpiração que a pessoa tem (o meu é alto!), mas também porque a maioria desses só possuem uma pequena porcentagem de cloreto ou cloridrato de alumínio, os responsáveis mesmo pela ação antitranspirante. Fiz questão de jogar no Google todos os que eu já usei e gostava do cheirinho, porém continuava suando igual, e vi que de fato essa porcentagem era bem pequena. Lembram a história do pão integral que não é integral? Pois é, ela também acontece com o seu desodorante!
Comecei a procurar então um que tivesse a concentração máxima dos sais. O Rodrigo já tinha me falado que havia usado o desodorante Rexona Clinical, e recentemente vi uma postagem em um blog sobre saúde falando do o produto. Como a Dra. Ana Carolina tinha me alertado e o Google comprovado, vi que ele possui na sua fórmula 20% dos tais antitranspirantes, a concentração máxima permitida em produtos cosméticos, então é claro que resolvi testar. Para a minha surpresa de fato fez diferença! A minha maior reclamação, como disse anteriormente era que muitas vezes depois de treinar pesado eu tinha que tomar banho correndo e me arrumar para sair, e mesmo depois de arrumada continuava transpirando formando a desagradável “pizza” nas minhas blusas, que eu tenho verdadeiro pavor! Por um tempo eu me acostumei a escolher roupa em função de marcar “menos”, ou seja, blusas cinzas, uma das minhas cores favoritas, nem pensar.
Enfim, essa foi a minha dica para vocês, mas como sempre falo, quero dicas de vocês também, adoro saber de novos produtos que funcionam! Sei que não estou sozinha no mundo, haha. Agora viva a blusa cinza e nada de mimimi para pegar pesado no treino!
Boa tarde, euctenho hiperhidrose nas axilas, tronco e rosto e existe um remedio chamado retemic que se trata de um remedio para incontinencia urinaria , mas um dos efeitos colaterais é a diminuiçao da transpiraçao! E isso foi a melhor descoberta pra mim, ele nao zera a transpiraçao mas reduz 90% e a qualidade de vida apos este tratamento foi absurdamente melhorada! O remedio demora 1hr pra agir mas realmente funciona! Eu tomo o de 5mg. Consulte seu medico e teste este remedio! Bjos
Bom, eu usei Nivea, reconta e dove todos clinical, e não resolveram, dove e o pior de todos, além de me fazer fazer transpirar muito ainda da mal cheiro, o produto rede. E agora amamentando, ficou ainda pior, meu dermato me passou leite de magnésio, disse que é a única coisa que posso usar no momento, vou testar, quem sabe resolva.
Parabéns pela matéria , muito legal.
Eu estou usando tetemic e diminuiu 95% do suor , comecei com 5 mg duas vezes ao dia depois , diminui para 5 mg ao dia .
Minha qualidade de vida , meu Deus melhorou 99%
Bom eu tenho a hiperidrose e não e fácil se lidar com esse problema que passa por isso sabe como é super constrangedor e o pior de tudo você sente vergonha e daí que o suor parece que toma conta. Mas venho falar do Rexona clinical gente ele é ótimo tem um cheiro agradavel mas pra mim não deu tanto certo tive que procurar outra opção pois não aguentava mais sofrer achei o Driclor pensa em um produto que dá resultado ele é ótimo no primeiro dia já vi o resultado suei bem pouco e hoje já tem uma semana que uso já não estou suando isso é libertador estou muito feliz demais mudou minha vida 🙂
estou usando o rexona clinical masulino e ate agora nao surgiu efeito;na cidade onde moro nao é tao quente assim;trabalho com vendas de porta em porta,mas no horario de 10 até as 17hs,fico de “castigo” em casa;já cheguei em usar num só dia cinco camisas;eu nao tenho hepridrose;eu tenho megahiperdrose.
Tenho hiper craniofacial e é o Ó, viu? Uso driclor e a melhora no rosto é de 100%, mas no couro cabeludo, 30% no máximo e olha lá. Sem falar que junto à hiperidrose tenho rubor facial, então, pense no constrangimento na academia: cabelo molhado de pingar e rosto vermelho. Uma beleza!
Eu por muito tempo tenho sintomas de hiperidrose. Em 2005 fiz a cirurgia de simpatectomia. Nos primeiros anos, a cirurgia foi um sucesso porque me proporcionou um alívio, principalmente para as regiões das axilas e pés. Com o tempo, fui transpirando excessivamente em outras regiões, ou seja, tive a compensatória. É constrangedor você sair de um aparelho na academia e ele estar todo molhado ou olharem para você e sua roupa molhadas, todos olham com sentimento de nojo, como se fosse falta de higiene. Gente, tem vez que as gotículas de água chegam a escorrer pelas minhas pernas. Sofri muito com a questão da limitação do uso de roupas com cores específicas, usava muito a cor preta e por isso decidi me submeter a cirurgia. Eu não usava salto, pois não conseguia me equilibrar. Sapatos fechados era melhor, conseguia andar, mas tinha odor nos pés por que eles sempre estavam úmidos. Eu achava que tinha sabão dentro do sapato, por que eu escorregava. Cheguei a pensar que era por causa da região onde moro que é Natal-RN, cidade quente o ano todo, mas descobri que uma prima tinha o mesmo problema. Usei vários tipos de desodorante (os mais conhecidos aos importados) e nada dava jeito. Até que um dia eu voltava da faculdade e duas senhoras comentavam sobre uma criança que tinha os meus sintomas que eu e me identifiquei, falei de mim e dos meus problemas e pedi mais explicações. Daí foi quando descobri que a cirurgia era oferecida pela SUS no hospital universitário, pois na época que iniciei o tratamento o plano de saúde que eu tinha não cobria a cirurgia. A partir daí a minha vida mudou!!!
Em mim percebo que quando estou ansiosa ou nervosa, transpiro mais que o comum e isso favorece ainda mais para transpirar. Hoje vejo que meus pés voltaram a transpirar um pouco mais, mas nada se compara a época em que eu saía do banho com os pés e as axilas já úmidos. Não me importo tanto com a transpiração excessiva em outras partes do corpo, pois na época, o que me impedia de uma vida normal eram as manchas nas axilas e os pés.
Ahhh, vi a um tempo atrás no G1, um rapaz que submeteu a cirurgia de simpatectomia e ficou tetraplégico. Consequências do pós operatório. Fiquei angustiada com a reportagem e os riscos que enfrentei que pra mim eram desconhecidos.
Abraços e boa sorte para as pessoas com hiperidrose.
Adorei seu blog, Roberta!!! Beijão
Magaly, boa tarde!
Você também se submeteu a simpatectomia ?
Eu sofria com uma sudorese moderada nas mãos, pés e axilas, quando então aos 19 anos resolvi me submeter a cirurgia (simptatectomia). O resultado quanto a sudorese das mãos e axilas foi muito positivo, pois a transpiração nessas regiões reduziram em cerca de 90%.. Quanto a região dos pés, não houve nenhuma mudança, o que para mim já era esperado. Contudo a partir daí passei a sofrer muito com o suor, pois tive uma sudorese compensatória muito severa, não mais na axilas e mãos, mas em todo o corpo ( dorsais, abdômen, pernas e até glúteos.
Arrependo-me imensamente por ter me submetido a essa cirurgia, e obviamente não a recomendo a ninguém. Só ressaltando, que não sou obeso. Tenho um corpo atlético, sempre pratiquei esporte, mas nada disse me favorece com relação a sudorese.
Após as cirurgia, você também teve estes sintomas de sudorese compensatória ? Recorre a algum método para controla-la ?
Desde já obrigado.
abraço!
Olá, Eu entendo muito bem pelo que estao a passer e identifico-me convosco, pois tenho tido este mesmo problema desde há uns 3 anos. É uma coisa absurda que todos notam até de longe. Tenho feito vários tratamentos em vão e precisei de psicólogo pois chorava o tempo todo. Uso odaban desde há mes e meio, um antitranspirante que me recomendaram e o cheiro tem diminuido. Tem funcionado e calculo umas 3 horas para lavar a axilas. Voltei a estar em contato com mais amigos, quem ri ou fala mal não merece a nossa companhia. Agora dou mais valores a pessoas que respeitam os outros.
Beta, quando puder pedir para alguém trazer dos EUA, peça o Invisible Solid da marca Secret. É muito bom!
Eu Uso Rexona Clinial a 3 anos e adoro ele, foi o unico que resolveu meu problema “pizza” tbm..Não abro mão!!!
Também não uso mais outro 🙂
Adorei o post! Eu sou bem Beta* também!
Vou fazer o teste com esse Rexona! Ótima dica, Beta!
E foi suada e descabelada que um “doido” quis me namorar! HAHAHAHA! Há males que vem para o bem! 😛
Eu sei que o problema é bem desconfortável, mas é bom sabermos que não somos as únicas do mundo! Eu me sentia péssima de ver as outras meninas na academia “sequinhas” e eu enxarcada.
Sempre tive muita vergonha de suar – aliás, detesto ficar suada.
Pelo menos o Rexona Clinical, embora não resolva, ajuda bastante! Axilas mais sequinhas, embora o resto do corpo continue suando…
Beta, nunca comentei aqui, mas hoje senti muita vontade de dividir com vocês a minha opinião. Eu sou exatamente tudo isso que vocês descreveu, tenho até vergonha de tanto suor…. em diversas situações. Um dia, um professor da academia, chegou pra mim e me disse que estava suando demais que eu devia ter problemas pra regular minha temperatura corporal…. 🙁 quis matá-lo naquele momento, mas fingi que levei na brincadeira.
Enfim, o que me incomoda no Rexona Clinical é o cheiro forte, vocês sentem também? Na verdade, ele parece fedor de CC, mas depois de um tempo, fui cheirar o potinho, e o cheiro é característico do produto mesmo.
O que vocês acham? A fragrância é agradável pra vocês? Quando suava muito, eu não cheirava, a partir do momento que comecei a usar o produto, passei a me incomodar com esse cheiro.
Amo esse blog!
Beijo!
Oi Fê! Se é um problema que te incomoda tanto, você já cogitou procurar um médico? O que o professor falou pode ser chato de ouvir, mas você de fato pode estar tendo problemas hormonais. A sudorese é só um sintoma, mas isso pode desencadear em outros problemas!
Eu gosto bastante do cheiro do Roxona Clinicals, acho bem suave e gostoso :///
Espero que tenha ajudado e obrigada pelo carinho 🙂
Beijos!
Gostei da dica, tenho outra dica pra vc! Sempre tive as axilas escurecidas devido á depilação com laminas de barbear, mas nunca me dei bem com cera, dai decidir comprar uma maquininha que tira os pelos pela raiz e tb corta rente á pele. Mas essa ainda não é a dica, apesar de ter melhorado muito a aparência das axilas. Para melhorar os resultados eu comecei a usar uma pomada chamada Bepantol Derma todas as noites e melhorou 95% a aparência escura e suavizou a pele tb, e usei tb o desodorante bio clarify da Garnier (é ineficaz como antitranspirante na minha opinião, mas clareia de fato a pele *junto com os outros produtos q disse*). Utilizo essas dicas há quase um mês e vi resultado desde o primeiro dia!
PS: A pomada Bepantol Derma ajuda a clarear olheiras.
Adorei a dica, Samara! Já tinha escutado falar que a pomada era muito boa, vou comprar! Tem Bepantol também para o cabelo, você já viu? Dizem que é maravilhoso! Beijos 🙂
Ja ouvi falar, mas pros cabelos eu uso shampoo de bebe, jonson’s baby, que é mt bom!!
tambem sofro muito deste mal, e queria colocar botox nas axilas, mas o custo beneficio não é bom. pois dura pouco tempo.
tambem gostei muito do rexona clinical, mas não resolve o problema , mas melhora bem.;
mas não estou usando este atualmente.
o que me ajudou por um tempo foi a depilação a laser, praticamente secou, mas depois que entrei na manutenção foi voltando e agora estou suando demaaaaaaaaaais como antes :((((
eike vida :~~~~
queria poder fazer a operação e acabar de vez com isso.
Olá, bom dia…. sofro desse problema há anos, mas o que me aconteceu é que resolvi fazer a cirurgia e tive uma compensatória em excesso, hj transpiro o corpo inteiro, é um sofrimento, só uso roupas escuras ou com estampas, na academia, nem se fala, só malho de preto. Já tentei todo tipo de tratamento, mas continuo com o mesmo problema. A
lguém pode me ajudar???
Paola, busque um dermatologista e veja se as aplicações de Botox não seriam úteis para você. 😉
Paola fui num especialista, hoje existe uma cirurgia por meio de succao que retira as gladulas quase mesmo valor dessa que voce fez. O melhor disso q nao compensa em outro lugar como no seu caso, o cirurgiao ele corta os nervo simpatico por isso o nome simpactomia . O meu medico disse q existe um grampo caso ocorra essa compensacao no corpo ele retira e faz a outra cirurgia pela succao ele nao e radical de cortar de vz o nervo.
Adorei o atendimento dele recomendou o Driclor caso nao melhorasse ele mandava manipular um remedio via oral que ajudaria ainda mais.
Sou de Curitiba, vou achar o cartao do medico e deixo por aqui!
Paola fiz também a simpatectomia e depois de um ano teveva compensatória na axila e nos pés, mas a mão parou de vez, fui ao dermatologista e ele me receitou, Retemic 5mg de 12 em 12, tem os efeitos colaterais é claro, converse com seu médico e boa sorte!
Eu estou usando esse também e de fato percebi que já não estou suando tanto.
Aprovado
OII TAMBEM TENHO ESSE PROBLEMA FUI NUM ESPECIALISTA ELE INDICOU O DRICLOR AMEI NOS PRIMEIROS MESES VC TOMA BANHO E NO FINAL DO DIA TA CHEIRANDO SABONETE! COMECEI USAR INVERNO PASSADO E MESMO NO FRIO TAMBEM TRANSPIRAVA MAS E OTIMO AINDA USO ! VC USA A NOITE COM AXILA BEM SEQUINHA APOS O BANHO SECA CIM SECADOR E DURANTE O DUA VC USA ESSE REXONA! SO TEM UM PROBLEMA VC SENTE UM POUCO PINICAO MAS DEPOIS PASSA E COM O DECORRER ELE VAI PARANDO ! VC ENCONTRA NO MERCADO LIVRE DURA UM MONTAO PODE PASSAR AONDE VC TRANSPIRAR ! PODE SER VIRILHA, PES, MAOS , TESTA Espero q tenha ajudado compra no mercado livre! Agora uso blusa colorida e fica sequinho!
ROBERTA PACHECO VENDO UM LIVRO DIGITAL QUE ENSINA UM SEGREDO QUE VEM DA NATUREZA É ALGO QUE VOCÊ JAMAIS IMAGINARIA., PARA DIMINUIR PRATICAMENTE 95% DO EXCESSO DA TRANSPIRAÇÃO.PORQUE NÃO CONCORDO QUE UMA PESSOA NÃO DEVE TRANSPIRAR ,NADA ACHO QUE DEUS FEZ TUDO NA MEDIDA CERTA E TEMOS QUE SUAR UM POUCO PARA CONTROLARMOS A TEMPERATURA DO CORPO.E NÃO SE IMPORTE COM QUE OS OUTROS DIZEM AS X DE VOCÊ, PORQUE A NATURALIDADE INCOMODA E O MUNDO ESTÁ CHEIO DE PESSOAS ARTIFICIAIS ,VIVEM 24HORAS EM POSE COMO, SE FOSSE TIRAR UMA FOTO!!!!!!!
Oi Beta:
Nunca aqui escrevi por isso quero dizer em primeiro lugar que adoro ambos!
Queria também dar os parabéns pelo novo look do blog. De facto, não gostava do look anterior e cheguei a dizer isso. O conteúdo é óptimo e assim está muito mais fácil de aceder.
Já várias blogueiras falaram desse Rexona. Eu também transpiro bastante e me interessa muito. Só que aqui há tempos li um estudo a associar o uso de antitranspirantes (e não meros desodorizantes) com o cancro. Gostava de saber se podem perguntar à dra. ana alguma informação sobre o assunto. Será infundado?
Beijo
Olá!! Muito obrigada pelo carinho!!
Confesso que não perguntamos sobre isso, eu tenho uma opinião muito particular sobre isso, tenho inúmeros de caso de câncer na família, e hoje em dia, é muito comum atribuírem o uso/consumo muitas coisas ao câncer. Segundo o próprio INCA “não existe até o momento dados significativos na literatura científica que relacionem os sais de alumínio presentes na fórmula dos antitranspirantes com a incidência de câncer de mama”, e “Os principais fatores de risco para câncer de mama são o histórico familiar, obesidade, alimentação inadequada, tabagismo e faixa etária elevada”. :)))
Beijos!
Meu dermatologista pediu para eu mandar fazer “hidróxido de alumínio hexaidratado 15%” resolveu demais só q nao tem cheirinho hehe. No momento tbm estou com o rexona clinical, gosto dele, é parecido com a formula que eu usava, mas tem o cheirinho pelo menos ne ^^
Só uma coisa que eu fico um pouco receosa é o fato da relação do alumínio com o câncer de mama, o que vcs acham Beta, Rodrigo e Dra?
Beijos
Sofro do mesmo problema, além de transpirar muito nas axilas durante o treino, fora do treino também! Não sei o que acontece, as vezes, é passar o desodorante seja roll-on ou spray, começa a pingar, mas pinga demais, e isso acontece mesmo sentado, no computador sem fazer nada! Não tem odor nem nada, mas atrapalha muito, principalmente quando é pra sair :/ Vou testar esse desodorante ou procurar algum parecido pra ver se melhora um pouco
Só achei ruim desse desodorante é que ele é bem concentrado e até meio difícil de espalhar. Tem horas que a pele vai sendo puxada junto com o movimento e a esfregação na axila incomoda um pouco. =/ Parabéns pelo post! Gosto de acompanhar vocês pelo Facebook. Só tenho uma pequena dúvida que me incomoda: por que você não usa ponto em muitos finais de frases? Sinto um certo desleixo com a língua.
É porque usamos emoji, e a formatação do Facebook não importa os símbolos. Usar, no instagram, emojis e pontos finais junto fica estranho. No entando, podes conferir aqui no blog que tudo é muito bem escrito, além do cuidado com o layout. Enfim, acho que sua percepção de desleixo foi um tanto quanto precipitada. [emoji]e405[/emoji]
Pesquise sobre o produto DRICLOR. É um produto que deve ser utilizado a noite após o banho e pela manhã é necessário outro banho para lavar e usar desodorante normal. Ele vai reduzindo o suor até bloquear totalmente. No inicío p uso é diário, mas após alguns dias pode ser dimiuído. Eu utilizei um frasco e nunca mais transpirei nas axilias.
Beta, tem um desodorante em creme da natura que é muuito bom também, esse Rexona nunca usei, mas o da natura é bem bom… Sofro com o suor nos treinos tbm, tô só esperando o dia que vão me parar na rua depois do treino e perguntar “moça precisa de ajuda? te assaltaram, maltrataram?” e eu vou responder “tava só treinando mesmo hahaha”
[emoji]e412[/emoji] [emoji]e412[/emoji] [emoji]e412[/emoji] [emoji]e412[/emoji] [emoji]e412[/emoji] [emoji]e412[/emoji]
Mas e a questao do aluminio e cancer de mama, como fica?
Segundo o próprio INCA “não existe até o momento dados significativos na literatura científica que relacionem os sais de alumínio presentes na fórmula dos antitranspirantes com a incidência de câncer de mama”, e “Os principais fatores de risco para câncer de mama são o histórico familiar, obesidade, alimentação inadequada, tabagismo e faixa etária elevada.”
eu transpiro tanto, as vezes acho q até minha canela ta suada, não fico cheirando mal, mas parece que jogaram um balde de agua cabeça a baixo rsrsrs
Beta, depois que comecei a usar esse desodorante não consigo usar outro rsrs, até tentei comprar um outro esses dias e tá largado lá em casa pq a diferença é enorme mesmo!
eu adoro sair suada, acabada e descabelada da academia.. sinal de que dei meu máximo! srsrsrsrs