“Faço dieta, não como nada e não consigo emagrecer!”. Quem nunca disse ou ouviu essa frase? Quando uma pessoa faz dieta e não obtém os resultados desejados, precisamos investigar o que está acontecendo. Descartados os desequilíbrios fisiológicos que podem estar dificultando o emagrecimento, vamos pensar em outras questões que estão envolvidas neste “mistério”.
Se a saúde está em dia, a dieta está adequada aos objetivos, se a pessoa tem todas as informações necessárias do que pode ou não comer e ainda assim não tem resultados positivos, sugiro que preste mais atenção nas suas atitudes. De uma maneira geral ela acredita que está se empenhando, mas será que não está se sabotando? Muitas vezes, apesar de ter consciência daquilo que desejamos e de qual caminho temos que seguir para alcançar este objetivo, não conseguimos ter, na prática, as atitudes necessárias para isso.
É muito comum as pessoas que trazem este tipo de queixa cometerem pequenos deslizes e abrirem exceções no seu programa de emagrecimento com mais frequência do que percebem. Tem-se a sensação de que está fazendo dieta (pois a segue em boa parte do tempo), mas não se tem a consciência de tudo o que come. Outras vezes até há a percepção de que não está seguindo o programa como deveria todo o tempo, mas a pessoa age como se as “escapadas” não tivessem consequências importantes no objetivo final ou como se estas fossem “prêmios” merecidos pelo suposto empenho na dieta. Muitas vezes são estes deslizes que comprometem todo o processo, anulando os efeitos dos esforços reais que a pessoa estava realizando para tentar emagrecer.
Uma ressalva importante: sempre digo que cometer erros, deslizes na dieta, ter momentos de maior preguiça e menor engajamento faz parte de todo processo. Não estou dizendo agora que não é possível cometer falhas ou que é necessário ser sempre perfeito. Pelo contrário: a cobrança pelo corpo prefeito ou por um comportamento alimentar “infalível” pode ser extremamente ansiogênica e também resultar nestes momentos de auto sabotagem. O problema é quando estes deslizes acontecem com muita frequência e sem que se tome consciência deles. Diante de resultados ruins e sem saber qual a nossa participação nisso, culpamos aos outros por nossos fracassos ou nos sentimos incapazes e acabamos desistindo de vez.
Reverter este processo pode levar tempo, pois estamos falando de uma dificuldade de percepção que já é habitual. Primordialmente se faz necessário rever as escolhas que foram feitas, perguntar-se “para que” quer emagrecer, se esta decisão é genuína e coerente com suas necessidades. Além disso, é importante conscientizar-se do que está sendo feito para atingir este objetivo, perceber quando e como está se engajando de fato e se está disposto a abrir mão de outras coisas que também o satisfazem (comer coisas gostosas não permitidas, por exemplo) em prol desta meta. O auto conhecimento possibilita que a pessoa se dê conta das suas reais atitudes e possa se responsabilizar por elas, revendo suas escolhas, adequando suas expectativas e caminhando para a transformação de antigos padrões.
Então, eu treino jiu-jitsu e MMA e no momento não to fazendo musculação, queria saber se é ideal eu tomar whey depois dos treinos?
Faço um treino no elipco 5 x por semana de duração de uma hora e sigo uma dieta mais de uns dias para k parei de perde peso!! O que devo fazer?
Consulte seu nutricionista para fazer alterações na sua dieta e um personal para mexer nesse treino de aeróbico, além de periodizar seu treino de força! 😉
Oiiii. Sou nova aqui.Tive conhecimento do blog pelo Diego, participante do BBB14,q já falou inúmeras vezes do blog, e super bem por sinal. rs
Gente,estou com 29 anos,1,63m de altura e peso 62k (não sou gooooorda, mas tenho umas pequenas gordurinhas localizadas). Sou muito sedentária. Gostaria de saber,se ainda há tempo de eu mudar isso,perder toda essas gordurinhas indesejáveis e ter um corpo e uma vida mais saudável????rs
Mas é claro! Nunca é tarde para começar a ter uma vida saudável!
Ai,graças a Deus! rs
Amei a matéria Mabel! E a mais pura verdade! Passo por isso o tempo todo. E lá se vão uns 3 anos tentando chegar num objetivo que nunca consegui!! Beijos
Cintia
Nossa, muito bom o texto! Parabéns Frango com Batata doce e equipe, o blog esta cada dia melhor!
Beijos
Estou exatamente neste momento pesquisando sobre balança de cozinha. São tantas que eu não sei qual comprar. Vocês indicam alguma marca, loja…? Obrigada! Bjs.
Kelly, as nossas balanças compramos pelo eBay. Mas nenhuma é realmente boa ou precisa, rs. Prefiro nem indicar!
comprei minha balança desse site da china… demora uns 30 dias pra chegar, mas ela é tri boa e barata.
http://www.tinydeal.com/pt/5000g-x-1g-lcd-electronic-kitchen-weight-scale-p-6907.html
Excelente matéria !!!!!!!!!!!!!!