Além dos inúmeros danos que o tabagismo pode causar para a saúde, muita gente ainda não sabe que o cigarro também é um grande vilão para a nossa pele.
O envelhecimento cutâneo causado pelo hábito de fumar pode ser significativo, principalmente em fumantes de longa data.
Como o cigarro pode afetar a nossa pele?
Além de ser um produto que pode causar dependência química, o cigarro possui substâncias que provocam efeito vasoconstritor na microcirculação sanguínea, ou seja, interferem na circulação do sangue, o que prejudica o aporte de oxigênio e de nutrientes para as células.
Como consequência desse processo, observamos alterações nas fibras de colágeno e elastina, que são as fibras responsáveis por dar sustentação a pele. Por isso, nos pacientes fumantes, frequentemente observamos uma pele sem viço e opaca.
Além disso, essa falta de nutrientes ao tecido, pode prejudicar o processo de cicatrização, interferindo negativamente no resultado final das cicatrizes pós cirúrgicas.
O cigarro também é responsável pela formação de radicais livres, que irão favorecer o envelhecimento precoce da face, pescoço e mãos. Outra observação é que o contato diário com a fumaça contribui para o ressecamento cutâneo e o alcatrão presente no cigarro é o responsável por provocar a coloração amarelada nos dentes, unhas e pele.
Vale lembrar que o hábito de fumar pode, a longo prazo, favorecer o surgimento das temidas rugas periorais, ou seja, aquelas rugas que surgem ao redor dos lábios, formando o conhecido aspecto de “código de barras”, muito temido esteticamente pelas mulheres.
Em resumo, a pele do paciente tabagista geralmente apresenta as seguintes alterações:
- aumento das rugas
- perda da elasticidade
- perda do tônus e do brilho
- falta de hidratação
- coloração amarelo-acinzentada
- aumento das marcas de expressão
- piora da cicatrização
- aumento gradativo das manchas com consequente escurecimento da pele.
- piora das rugas ao redor dos lábios
Atualmente existem vários tratamentos na área da dermatologia que podem melhorar as alterações provocadas pelo uso crônico do cigarro.
Apesar da dependência química, para que o tratamento dessas alterações seja bem sucedido é muito importante que o paciente abandone o hábito de fumar.
E aí, está esperando o que para parar de fumar?
para quem fuma , tem
um cigarro eletronico chamado ” Vapur ” ele nao contem nicotina nem alcatrao! ele tem glicerina e o cigarro solta fumaça!!! é bem interessante!!
Bom dia,
Eu tenho o habito de fumar a uns 6 anos e constantemente apareceram manchas na minha pele, fui em vários dermatologistas e eles dizem ser um fungo chamado de pano branco, usei vários remédios e até hoje nada.
Isso pode ser por culpa do cigarro ?