Um fato é: na vida sempre vão existir momentos difíceis e obstáculos, é preciso ter força de vontade e coragem para driblá-los e seguir em frente. Trabalho, dinheiro, família, namoro, casamento, filhos, trânsito e uma louça pia cheia de louça… Como lidar? (No caso da pia cheia de louça eu tenho o Rodrigo, HAHAHAH)
Numa vida saudável, existem 4 grandes problemas que muitos de nós estão passando, já passaram ou vão passar em algum momento da vida, e podem eles atrapalhar a manter uma rotina saudável, ou até levar alguns a abandonar esse estilo de vida. São eles:
1. Amigos não param de te criticar?
Esses dias uma seguidora comentou comigo que estava até mentindo para os amigos que implicavam com a rotina saudável dela. Lembre-se que feliz é aquele que faz o que gosta, sem prejudicar ninguém e sem se preocupar com o que os outros vão pensar. Quer comer batata doce no churrasco? Quer ir para a balada e não beber? Por quê não? Quando comecei a seguir uma rotina saudável, vários amigos “da cachaça” sumiram. Fiquei triste? No início sim, mas depois vi que aqueles que realmente são meus amigos, continuam do meu lado seja eu magra ou gorda. São aqueles que se eu achar que vai me fazer bem andar com um abacaxi na cabeça, vão me dar a mão e me ajudar a equilibrá-lo. A vida é muito curta para nos preocuparmos com a opinião alheia. E vocês vão ver: todos que te criticaram no final vão querer saber da sua dieta.
2. Falta grana e você está estressado?
Não importa o motivo, mudança de trabalho, novo investimento, filhos.. Seja o que for, isso provavelmente está te estressando e você quer economizar e relaxar? Onde quer que você more, busque se moldar à sua cidade e desfrutar o que ela oferece de bom. Algumas pessoas podem pensar “mas onde eu moro não tem nada de bom”, mas se tem espaço livre, não tem desculpa! Rua, calçada, montanha, mar, areia.. Dê seu jeito para caminhar, correr, nadar ou pedalar. Faça alguma atividade ao ar livre, é um ótimo método para buscar um relaxamento além de atingir seus objetivos. Marque um horário na sua agenda, como um compromisso! Criar uma rotina para o seu exercício pode ajudá-lo a ser mais fiel na sua execução do que estar sempre inventando desculpa atrás de desculpa para não se movimentar.
3. Relacionamentos problemáticos?
Problemas com pessoas queridas ou familiares são sempre momentos difíceis. Mas nessas horas devemos saber que o exercício físico é o antidepressivo número 1. Faça um esforço, acorde mais cedo e se exercite logo de manhã. Tenho certeza que ao acabar você terá uma sensação de dever cumprido e de controle sobre algumas situações da sua vida. Exercícios liberam endorfina, um neurotransmissor utilizado para a comunicação do sistema nervoso. Esse hormônio é conhecido como o “hormônio do prazer”, tem remédio melhor?
E lembre-se também de que tudo no universo é energia, e semelhante atrai semelhante. Se você está triste, acabado, só pensa em coisa ruim e não quer sair de casa, é isso que você vai atrair: tristeza. Quebre esse ciclo, sacuda a poeira. Ter controle sobre a nossa própria mente é a chave para conseguir ser estável e forte para superar obstáculos.
4. Sem tempo?
Como falei acima, o exercício físico deve ser como um compromisso na sua agenda. Reserve 20, 30 minutos do seu dia para se exercitar. Pode parecer pouco e que “não vai adiantar nada”, mas esse pouquinho já vai te motivar a ficar na linha e melhorar o seu humor para lidar com as dificuldades do dia a dia. E tem coisa melhor do que um momento de pausa no seu dia? Uma rua vazia para uma corrida sozinho são ótimos para refletir e conversar com si mesmo.
5. Se lesionou?
Putz, primeiro, melhoras para você! Mas converse bem com o seu médico e veja que tipos de exercícios e quando você pode fazê-los. As vezes uma lesão no joelho (como eu e Rodrigo já tivemos algumas), desanima e dá vontade de parar de treinar. Mas nada disso! Você ainda tem o resto do seu corpo inteiro para exercitar. Treine com pesos leves, faça um alongamento, yoga, aproveite para experimentar outras atividades que você ainda não conhece.
Se exercitar é o primeiro passo para ter um estilo de vida mais saudável. Quando você pratica exercícios, fica de bem com a vida e isso motiva a seguir também uma alimentação mais saudável. Temos várias dicas para vocês aqui no blog.
Espero que com esse post consiga ajudar algumas pessoas que estejam precisando de um pouquinho de inspiração. Lembre-se de que tudo depende única e exclusivamente de você: pare, pense, respire… Corpo são, mente sã! Saúde em primeiro lugar!
Beijos
Leio todos os dias esse post para me motivar a continuar focado nos exercícios.. o mais difícil para mim é a parte em que vou sair com meus amigos, mas tenho que dizer que não vou beber, alguns não entendem….
Obrigado =)
Olá!! Queria que vocês escrevessem um post para iniciantes como eu! (hehehe)
Estou muito dolorida, meio perdidinha e, portanto, preocupada! Não quero desistir!
Bjss
Jessica, temos um post sobre dores musculares. Clique aqui para acessá-lo e lembre sempre de utilizar a busca.
Ok! Obrigada!
Muito bom mesmo. Comecei a acompanhar o blog procurando receitas protéicas no instagram pra variar os meus lanches 🙂 E to adorando. Me identifiquei com esse post de hj pq há uma semana sofri uma queimadura extensa na coxa com água fervendo (negócio ta feio) e já to desesperada pra voltar aos treinos, mas como tenho que recuperar primeiro to aqui de molho. Parabéns aos dois pelo trabalho aqui no blog, as experiências culinárias são maravilhosas e as dicas muito boas.
Assim que vi o post no IG corri pra cá!! MUITO bom saber que não estou sozinha! Nesta semana mesmo estou passando por um momento de revisão de prioridades: todos se acham no direito de te julgar pelas tuas escolhas, como se tu fosse obrigado a prestar contas da tua vida e isso tá me fazendo pensar sobre quais amizades valem a pena manter! Eu confesso que NUNCA imaginei que adotar um estilo de vida saudável fosse incomodar as pessoas ao meu redor! E eu não entendo como as pessoas se entopem de besteira e agem mal com seu corpo e, consequentemente, com sua mente e acham isso normal! Se incomodam porque como certinho, porque adoro musculação, porque ‘pego pesado’ na academia, porque passo protetor solar (SIM, se incomodam com isso -). Obrigada pelo post, Beta, me ajudou muito saber que isso é normal e obrigada também pelo compartilhamento de experiências! Abraços.
Exato! Eu acho muito estranho pessoas que se incomodam com isso! Todo mundo acha super normal e bonitinho quem é vegetariano. O vegetariano é nada mais nada menos do que uma pessoa que optou por não comer carne pois ela não concorda em “assassinar animais inocentes” para comê-los. Ela faz isso porque alivia a consciência dela e ponto! Porque somos criticados porque queremos comer proteína e vegetais? Eu hein! Hahaha! É mais do que normal você não está sozinha 🙂
Aqui em casa minha familia implica com a dieta acham que frango e batata doce nao servem para nada !!
Excelente post! Fiz alinhamento patelar no joelho , lido com dores e luto para hipertrofiar os músculos inferiores. Gostaria de ver mais post sobre lesões já que tantas pessoas sofrem! E nos contem os problemas que vocês tiveram e superaram, pois serve de apoio/ ânimo para nós! Grata.
Olá, eu estava fazendo academia a 7 meses, mas no final do mês passado comecei a estudar, trabalho o dia todo e de noite vou para outra cidade para estudar, chego em casa sempre tarde. Isso quase todos os dias menos quarta, até pensei em acordar cedo, para fazer algum exercício, mas assim dormiria pouquíssimo. Vocês me recomendam fazer academia apenas um dia da semana?
Italo, o importante é não perder o ritmo. Temos um amigo que acorda todo dia as 4:30 da manhã para andar 50km de bike pela orla. E ele vai dormir normalmente por volta de meia noite, além de trabalhar o dia inteiro. Isso faz ele feliz e o corpo dele se adaptou bem à essa rotina. Você poderia usar o final de semana para se exercitar também, nós adoramos malhar sábado e domingo porque a academia fica vazia. 🙂
Parabéns pelo post, tenho certeza que muitas pessoas passam por isso, inclusive eu. E comecei a perceber que as críticas num primeiro momento me fizeram desanimar, porém pensei, este é mais um obstáculo e continuei, hoje não me importo com o que os outros digam, minha saúde é mais importante e é isso que importa. Grande abraço.
Roberta e Rodrigo. Muito bom o post! Acho que todos vivemos alguns desses momentos. De fato, o exercício (no meu caso a corrida) tem sido uma terapia contra o stress do dia a dia do trabalho. E, desde que eu comecei a correr meu estilo de vida e de alimentação mudou bastante. Essas mudanças influenciaram na questão social e nos amigos “da cachaça, rs” que “não querem entender” a sua mudança. Mas, cada um tem que fazer o que te deixa feliz. Parabéns pelo post.
Beta e Rodrigo, tudo bem?
Primeiro parabéns pelo blog e o instagram, mas tenho uma dúvida em relação a maioria das pessoas que seguem um estilo de vida saudável como vocês.
No caso da Beta que ainda estuda, como você consegue conciliar. Falo isso porque faço direito, estou no penúltimo ano e está muito difícil conciliar monografia, estudos da faculdade, academia , estágio e um curso que faço pra OAB ao sábados.
Ah e esqueci vida social hahahahaha.
Beijos:*
Oi Pri, para mim seguir esse estilo de vida é natural.. Não sei como explicar “como consigo fazer”, apenas faço… Se eu não preparar meus alimentos e levar comigo minha marmitas, eu vou passar fome, pois sei que não terei nem o que nem onde comer. Para mim não existe a possibilidade de “ai estou com fome e com pressa, vou comprar um pão de queijo”, já existiu há alguns anos atrás, mas hoje em dia nem passa pela minha cabeça. E quanto aos exercícios a mesma coisa, eu tenho a minha série e devo seguir uma periodização, então se em um dia eu tenho que treinar perna, eu vou treinar perna naquele dia, aconteça o que acontecer.. Houve uma época em que eu acordava todos os dias as 5:30 para correr e voltava as 22 para a academia para treinar, voltava pra casa, cozinha e estudava até as 2, 3 da manhã.. Fazer tudo isso pra mim pode ser cansativo, mas é muito prazeroso!
Isso que eu preciso entender e fazer. Obrigada Beta!
Poxa! Aliviador ler esse post hoje! Tive uma crise de choro esse final de semana ao visitar amigos e ouvir criticas que estava magra demais, que estava fissurada e tal… poxa! Ninguem notou meu humor beem melhor com a gordura sumindo, ninguem notou a pele melhor por conta da alimentação… fiquei mal mesmo! Ainda bem que chutei pra longe esse macumba! Sei que estou no caminho certo!
Adorei o post Beta!
Ultimamente tenho enfrentado inúmeros obstáculos para manter minha rotina de treinos e uma alimentação saudável… É muito triste não ter tempo pra cuidar de si mesmo! Mas estou aprendendo que ao invés de ficar reclamando, é melhor agir! Vou dar um UP na minha vida e ninguém vai me segurar! rsrsrs
Bjos
Palavras sábias Roberta! Eu já passei por momentos assim, e de vez em quando tem sempre alguma coisa p criar o desanimo! Levei p minha realidade um pouquinho de cada força que vc deixou aqui. E tenho certeza que em algum
Momento elas me serão úteis .. Bjsss e mta saúde para nós rs
Excelente!
Simplesmente sensacional, sempre acompanho vocês no instagram e agora estou acompanhando no blog e face também. Parabéns e continuem assim. Sucesso!
Nossa um dos melhores post’s que já vi, realmente o que me incomoda é o numero 1° também assim com o comentario da colega já menti sobre isso.. Hoje não mais, quer ficar ao meu lado ser meu amigo me aceite do jeito que eu sou!
Obrigadoooo!
Ei, Beta! Vocês podiam falar um pouco mais sobre lesões possíveis, pois isso acaba sendo também um dos desafios de quem pratica atividade física. Estou com pubalgia e como não conheço ninguém que já teve fico muito ansiosa sobre a recuperação, sobre os exercícios possíveis… e estou na fase do desânimo por conta da lesão.
bj
Vamos preparar um post sobre isso! 🙂