Essa pergunta foi a campeã deste mês!
Duas pacientes que operamos par colocação de próteses de mama, demonstraram grande interesse em fazer lipoaspiração nos flancos.
A paciente A optou por não fazer, pois segundo o seu treinador físico, ela perderá tudo logo, apenas com dedicação, dieta e academia! A paciente B optou pela lipoaspiração, perdeu os flancos e hoje está com um pouco mais de um mês de pós‐operatório, se livrando das cintas.
E aí? Quem está certa?
Na verdade, não existe certo ou errado para as pessoas que desejam perder gordura no corpo todo, ou seja, ter uma distribuição de gordura proporcional. Ótimo! Emagreçam com dieta, suplementos e atividades físicas, pois com a perda de gordura e ganho de massa magra por completo tudo ficará mais elegante!
Entretanto, muitas dessas pacientes que querem emagrecer e conhecem bem a sua distribuição de gordura, identificam locais que mesmo estando magras não conseguem perder, ou que se engordam um pouco ganham de novo essa saliência nos braços, flancos ou culotes (áreas mais comuns de acúmulo localizado na mulher). Essas irão perder apenas com a lipoaspiração?
Não!! Obviamente se fizerem uma boa dieta e perderem muita gordura, sua porcentagem de gordura corporal ficará bem baixa e consequentemente emagrecerão no corpo todo, inclusive nas áreas de acumulo, porém isso implicará muitas vezes em dietas muito rigorosas e por períodos mais longos.
Em alguns casos, essas pessoas de roupas ficam até menos atraentes devido ao emagrecimento do rosto, e pior ainda, qualquer ganho de peso, e lá aparece de novo o culote ou braço que acompanha provavelmente sua genética e muitas vezes é uma herança familiar! Algumas pacientes por exemplo, com descendência italiana possuem maior tendência ao acúmulo de gordura na parte posterior dos braços (cobrindo o tríceps) e pescoço.
Minha estratégia nesses casos é fazer uma boa lipoaspiração, lembrando que é muito importante a escolha do seu cirurgião, como já escrevemos antes, com um bom acompanhamento pós‐operatório, drenagens, dieta, suplementação e atividade física! Lipoaspiração sem um bom pós‐operatório é insucesso garantido.
A gordura não volta, uma vez retiradas as células de gordura, elas não se refazem! Ao engordar, essas pessoas tem maior tendência a aumentar em partes não lipoaspiradas do que em regiões onde os adipócitos (células de gordura) foram retirados. Obviamente no caso de um ganho muito grande de peso, as poucas células que sobraram nas regiões aspiradas podem se hipertrofiar (aumentar de tamanho, inchar). Com isso a gordura volta a ficar mais aparente, porém a proporção muda. Dessa vez as regiões tratadas tendem a aumentar menos do que o restante!
Fica a dica! Beijos e abraços!
Olá! Treino há oito anos, mas fui uma criança obesa MESMO! Tenho um corpo bacana, mas a parte inferior do abdomên não fica como eu quero de jeito nenhum! Sequelas de uma infãncia obsesa.. hahahah! Já fui há vários médicos e todos me indicaram lipo! Assim, também queria MUITO saber essa resposta! Minha dúvida é a mesma, porque no final do ano sempre faço uma dieta mais restrita com ciclo de carboidratos (com nutricionista), mas no dia a dia a dieta é um pouco mais tranquila (com sábado a noite e domingo livres) e sempre acabo ficando um pouco mais cheinha (a barriga é o primeiro lugar a “inflar”!rs)! Gostaria muito de saber qual a época é mais aconselhável para fazer a lipo (quando estou mais cheinha -off da dieta, ou quando estou mais seca – on), pois não sei em qual ocasião é possível tirar mais células de gordura! Muito obrigada pela atenção!
Doutor, boa noite! Qual a sua opinião sobre lipoaspiração nos braços? Pretendo fazer ainda esse ano, mas não encontro quase nada na internet sobre o assunto. Obrigada!
Bom dia, tenho uma dúvida pois fiz uma lipo ha 2 anos não só por estética mas também como motivação para continuar malhando e alcançar meu objetivo com meu corpo, esse ano de 2014 iniciei um acompanhamento com uma nutricionista o qual tem me ajudado muito a reduzir o percentual de gordura e aumento de massa magra, mas gostaria de saber se mesmo após ter feito a lipo eu consigo atingir uma barriga tanquinho até mesmo porque sinto que a pele ficou um pouco flácida. É possível isso sem que fique com a cara de barriga lipada?
Olá, eu tenho 19 anos e desde pequena fui sempre gordinha, mas com o tempo cresci e fiquei alta, porém por causa da altura não aparento ser gorda, fico naquele esteriótipo de nem gorda e nem magra. Só que eu tenho devido a minha herança genética, uma pré-disposição a engordar, e sempre fico no comum efeito sanfona .. tenho uma academia a minha disposição, porém não consigo ir porque simplesmente eu tenho um acumulo de gordura enorme na parte inferior do abdomen e nos flancos e quando vou pra academia perco tudo menos o que realmente preciso, minha auto estima é muito afetada com isso,não uso biquini, roupa colada, etc. E sei que por mais que eu emagreça um pouco continuo com barriga grande e posso voltar ao que era muito rapidamente. Tenho na cabeça a ideia de fazer a lipo, mas meus pais são contra e tem um pensamento de que se eu emagrecer por meio de uma reeducação alimentar eliminaria grande parte, porém eu para ficar num corpo que me faça bem e que nunca tive, teria que ser refém da minha alimentação, e pra mim não é assim que funciona, sou adepta da r.a , porém não de maneira tão rigorosa. Eu tenho na minha mente que a lipo me ajudaria até a me motivar psicologicamente. O problema é o pensamento que meus pais e toda a minha familia tem com relação a essa cirurgia uma vez que a mídia só mostra o lado negativo. Gostaria de uma ajuda pra saber se realmente eu posso fazer, se não devo fazer e se possivel como mudar o pensamento das pessoas do meu convívio acerca disso.
Fiz uma lipo no abdômen há um ano e meio. O resultado foi ótimo, mas não foi apenas operar e cruzar os braços. Tive muita retenção de líquido e o resultado demorou para aparecer… Fiz mais de 30 sessões de drenagem, bebia 4 litros de água por dia. Atualmente, estou bastante satisfeita, me alimento bem e malho muito. Mas acho importante avisar às mulheres sobre a possível retenção de líquido. Ela desaparece com o tempo, mas é bom saber que isso pode atrapalhar um pouco o resultado imediato.
Acho muito perigoso entrar em um procedimento cirúrgico sem comentar os riscos do mesmo. A lipoaspiraçao não é um procedimento isento de riscos, ocorrendo uma grande quantidade de acidentes fatais expostos, inclusive pela mídia . A ampla divulgação sem informações adicionais é extremamente perigoso. Pessoas com problemas de dificuldade de emagrecimento e auto-estima baixa podem achar este procedimento a única solução para seus problemas.
Boa noite, ótima matéria, parabéns! Dr. Duprat, em recente consulta fui informada que existe uma grande dificuldade na redução de gordura através da lipo, na parte interna da coxa, que os resultados são praticamente imperceptíveis. Essa informação procede? Fiquei tão desapontada!
Excelente texto! Essa parte de “a gordura não volta, uma vez retiradas as células de gordura não se refazem (…) ao engordar, essas pessoas tem maior tendência a aumentar em partes não lipoaspiradas do que em regiões onde os adipócitos foram retirados” é uma informação MUITO importante… o que estamos vendo atualmente com a banalização da lipo sem uma reeducação alimentar é que as mulheres estão ficando com barrigas lisas e quando engordam acumulam isso nas pernas e braços.. e a barriga fica estilo “barrilzinho” pq os adipócitos não tem como inchar por lá… é curioso observar a evolução de um corpo que fez lipo e não se cuidou depois. Estou notando muito isso! Ou seja, alimentação e atividade física sempre devem estar presentes! 🙂 beijoo ;* e obrigada pelo post!
Que bacana, adorei esse comentário!
De fato, eu fiz lipo na parte de tras do quadril ( onde fica aquela gordurinha saindo do jeans) e mesmo quando engorda ela nao volta!
Adorei !!! Era bem essa a dúvida que eu tinha!
E pra mim é uma novidade esta afirmativa: “Ao engordar, essas pessoas tem maior tendência a aumentar em partes não lipoaspiradas do que em regiões onde os adipócitos (células de gordura) foram retirados.”
Eu imaginava que ali onde aspirou era bem onde entraria a primeira gordurinha engordada. hehehe … ufaaa!
Parabéns Beta, Rodrigo e Dr. !!!
bjos
Gostaria que o Dr explicasse a diferença entre abdominoplastia e lipo, eliminei 14 após minha gestação e a barriga ficou super flacida. Então fiz a abdominoplastia e as vezes sou muito julgada por isso, as pessoas acha que essa cirurgia é para emagrecimento.
Marcia, na lipo, retiramos apenas gordura, com cânulas e sem cicatriz, na abdominplastia retiramos gordura e pele, mas para isso temos q fazer uma cicatriz que pode variar de tamanho conforme sua flacidez, você está certa, pq apôs gestação e emagrecimento, a lipo somente não resolve! ignore os olhos gordos, e seja feliz!! bjuss
dr. duprat
Ah gente meu % de gordura está baixando muito! Mas a barriga continua triste! Kkk Vou continuar focada na alimentação, suplementacão e no treinoo!
Doutor, minha maior dúvida é se é melhor fazer a lipoaspiração quando já estivermos bem magras e só estiver com aquele pouquinho de gorduro onde nos incomoda, ou se o resultado é melhor quando fazer mais cheinhas e assim o médico pode retirar mais gordura de mais regiões e consequentemente mais celulas adiposas? Outra coisa que me pergunto muito é se a lipo deixa um aspecto muito artificial pra quem tem treina e tem um corpo ”malhado” ou seja se é perceptível que foi feito uma lipoaspiração rsrs ou melhor se vou conseguir meu tanquinho depois da lipoaspiração?
Sempre o melhor é estar mais magra pq conseguimos um resultado mais detalhado ! porém a lipo para ficar rasgada obviamente tem maior risco de ficar marcada, porque não sobra nada de gordura , e se por acasa você tiver “fibrose” no pós operatório fica mais marcada, então quem quer uma lipo com alta definição, deve fazer um pós mto mto rigoroso para não ter fibrosa, o ideal é fazer uma lipo mais agressiva ou intensa nas costas e no abdome tirar apenas a camada profunda, e entrar com uma suplementacão pós operatória para trincar !! ai sim o resultado fica perfeito e ninguém fala na praia q vc fez lipo!!
bj Rordrigo duprat
Muito Obrigada Doutor, agora só reforçando a minha dúvida, porque não entendi bem, se eu fizer a lipoaspiração mais cheinha, o resultado no pós vai ficar melhor? e na lipoescultura não tem riscos da pele não vir a ”colar” e o tanquinho não aparecer depois? pois sei que após a lipo a barriga fica lisinha, mas a duvida é se vou ter mais dificuldades pro aparecimento dos meus musculos após o procedimento cirurgico devido ao descolamento da pele.
Muito bom o post Dr., me identifiquei bastante, pois estou bem mais magra do que gostaria para tentar tirar aquela famosa “pochete” que não me larga, ainda mais depois da gravidez. Uma dúvida que tenho é se existe a minilipo ou hidrolipo que vejo em alguns lugares? Se sim, é relamente menos invasivo.
Mais uma vez parabéns e obrigada!
bjs
PALOMA , excelente pergunta, é provável assunto para um “post” pq mtos tem essa dúvida! Vms lá “minilipo” ou “hidro lipo” NAO EXISTE! são termos criados como um “marketing” para dar a impressão que não é lipoaspiração, mas um procedimento mais simples que pode ser feito em consultório! NAO É!! hidra, mini, nada mais é do que a lipo, idêntica, com mesmos cuidados para minimizar o risco, ou seja, sempre deve ser feita em ambiente hospitalar, mesmo que em poucas áreas! o termo hidro surgiu pq em todas as lipos infiltramos uma solução de soro com adrenalina para retirar gordura livre de sangue, isso usamos sempre. então todas “lipos” são “hidro”
bjoss
Então, eu sempre pratiquei atividade física e mesmo com uma alimentação regulada, nunca consegui que minha barriga ficasse menos feia. O resto do corpo, ótimo, sem problemas. Acabei indo ao cirurgião e ele disse que de fato (algumas outras pessoas já tinham dito, ex: a esteticista e nutri) a gordura que eu tenho na barriga não sai com academia e nem dieta. O que fazer? Não vou lutar por uma causa em vão (já fiz isso demais). Próximo mês é a lipo.
Meu amigo tente o tratamento de congelamento não tem risco. 😀
Eduardo, infelizmente tem sim. A criolipolise será um assunto que será abordado em breve pela nossa dermatologista, Dra. Ana Carolina Amaral.
Rodrigo, eu estou com uma sessão de criolipólise marcada! Quando saí esse post?
Fernanda, deve sair só depois de 10 de abril. 🙁