Há algumas semanas a Beta publicou um post que rendeu muitos comentários e depoimentos (veja aqui). Ela falava, dentre outras coisas, sobre a dificuldade em lidar com a reação das pessoas diante do seu estilo de vida saudável. Vários leitores do blog se identificaram com esse problema, então achei que deveríamos pensar um pouco mais sobre isso.
Por que nossos amigos e familiares reagem quando percebem que mudamos nossos hábitos, começamos uma dieta ou uma rotina de exercícios e adotamos um estilo de vida mais saudável e disciplinado? Independente da opinião que as pessoas que estão a sua volta têm em relação a esse novo estilo de vida, ele causa certo impacto por ser diferente daquilo que você costumava fazer. Se elas estavam acostumadas a te ver comendo e bebendo de forma mais natural e menos regrada e agora você recusa aquilo que te oferecem e se apresenta muito disciplinado e focado, é normal que isso gere certo estranhamento. Muitas vezes ouvimos comentários, piadas e questionamentos sobre essa mudança que podem soar como críticos, mas que na verdade, fazem parte desta curiosidade e reação frente àquilo que é novo. Depois de algum tempo, as pessoas se acostumam com sua nova forma de ser e se alimentar e podem até passar a admirar seu estilo de vida, fazendo dele um modelo para ser seguido.
Por outro lado, existem aqueles que fazem criticam claras e te desaprovam quando você não compartilha das mesmas programações de antes. Falam que você está “neurótico” e que tanta disciplina não é saudável. Não podemos determinar os motivos pelos quais as pessoas se sentem incomodadas com seu comportamento. Muitas vezes, por exemplo, a presença da sua dieta pode ser incômoda para os outros, pois os lembra de que não estão tão cuidadosos com a própria alimentação quanto gostariam. Ou então se sentem frustrados, pois gostariam de compartilhar alguma experiência com você (dividir um prato de comida ou uma bebida) e não podem. Quando esta crítica é feita sobre um comportamento pontual, vinda de uma pessoa que não tem qualquer conhecimento do seu contexto de vida, ela é um preconceito, ou seja, um conceito ou ideia pré-concebida, não fundamentada na realidade. Há algum tempo falamos sobre este tipo de julgamento em outro post (acesse aqui). Porém se você ouve este tipo de opinião com muita frequência e vinda de pessoas muito próximas, podemos parar um pouco para pensar.
Sugiro então um exercício de reflexão sobre de que forma as suas atitudes podem estar colaborando para esta reação crítica. Mudar de estilo de vida, encontrar-se e realizar-se através de uma alimentação saudável e de uma rotina de exercícios vendo os resultados de tanta dedicação em seu próprio corpo com certeza é muito estimulante. Porém será que este projeto não se tornou seu único foco de interesse, a coisa mais importante do seu dia-a-dia? Para algumas pessoas, a vida passa a ser movida apenas pela ideia de alimentar-se bem e malhar, reduzindo seu universo a estes dois assuntos. Estas pessoas se tornam monotemáticas, ou seja, além de não compartilharem a comida e a bebida servidos, passam todos os eventos sociais conversando apenas sobre assuntos relacionados ao mundo fitness. Além disso, tentam convencer quem se alimenta fora da dieta e quem questiona sua alimentação de que esta é a melhor forma de se viver. Novamente temos o preconceito e o juízo de valor, só que vindos do lado oposto. Alimentação saudável e exercícios não são sinônimos de “neurose” ou doença, mas rigidez e empobrecimento de ideias sim.
Você acredita que consegue equilibrar dieta e bem estar com diversão e outros aspectos do seu dia-a-dia? Consegue ser focado e ao mesmo flexível em momentos especiais, abrindo mão do controle e da disciplina para desfrutar daquilo que a vida lhe oferece? E ainda assim ouve questionamentos sobre sua forma de viver? Mesmo acreditando que estamos certos, todos nós ficamos incomodados com críticas porque temos a necessidade de sermos aceitos e amados de uma forma geral. Ninguém, por mais seguro que esteja das suas atitudes, gosta de ser apontado e reprovado. Porém, não se trata de fazer o que os outros querem, aceitar o tal pedaço de pizza, por exemplo, apenas para agrada-los. Compartilhar um evento não é apenas comer e beber a mesma coisa do que os demais, mas sim dividir a alegria, o bem estar de estar com os familiares e amigos.
Realmente, para quem começa uma mudança de hábitos alimentares, além de lidar coma ausência de tantos alimentos que eramos acostumados a comer ainda temo que lidar com comentários bobos que vem de todos os lados. Em Dezembro de 2017 decidi mudar o meu estilo de vida que era sedentário e de ingestão de alimentos com bastante gordura. estava no auge dos meus 86 kilos e 700 gramas isso com a minha mega altura de 1,64 ou seja já com grau de obesidade, me sentia com auto estima baixa sem animo para ir uma praia acompanhar o esposo a uma festa com piscina. hoje apos 8 meses de dieta e com 68 kilos vejo como foi importante da o ponta pé inicia, como minha vida mudou, com a realização de atividade física e com uma nova alimentação. Sobre as crísticas de pessoas há isso aconteceu muito agora nem tanto pois hoje as pessoas ja me enxergam com outros olhos e vem que os resultados vieram. O que eu posso dizer é que nunca é tarde para se iniciar algo em nossas vidas. Vamos om tudo confie em voce e tudo dara certo.
É bem incomodo quando você está se alimentando bem e um dia decide comer uma pequena quantidade de doce, ai vem os comentários nossa mas você não estava de dieta? e ai fala para se afogar logo de comer e aproveitar
Olha, em parte , me vejo neste post. No inicio da dieta eu ate falava sobre ela, dava dicas , compartilhava informaçoes, mas percebi que isso é meio chato. As pessoas nao aceitam e vc acaba se aborrecendo. Entao adotei ficar quieta.. perdia peso e ninguem dav um elogio sequer. Kkkkkkkkk mas tudo bem , eu nao fazia por elas , mas sim por mim e por minha saude . O ruim énque faltou apoio de amigos, mas percebi tbm que rolou uma santa inveja. Kkkkkkk mas, no quesito festas ai a coisa pega, porque todo mundo pensa que o festa significa comer muito, beber muito, e eu nao curto isso! Ai , o assunto da festa fica em volta de sua dieta ( que vc nao disse nadinha) e ideias de que vc esta perdendo algo. Como assim? Eu nao estou perdendo nada. E se ha algo a perder , eu gostaria de perder é peso! Kkkkkk geralmente antes de ir numa festa eu me alimento em casa. Acho tbm desagradavel gente que come de morrer na casa d outros. Acho estranho. Seranque nao tem comida em casa? E fico triste e decepcionada com os ditos amigos criticoes. Sou alegre, gosto de contar historias, casos engraçados, rir muito , porque nao me deixam em paz comendo o que eu quiser?
Prezado(a), boa tarde.
Venho por meio deste informar que amei o post, pois meus familiares diz que dieta é frescura, que é só eu ficar sem comer, já chegaram a esfregar linguiça na minha face, toucinho de porco e outras coisas, e eu sempre resistindo, gosto de seguir minha dieta.
Desde já agradeço.
Atenciosamente,
Isso é a mais pura verdade!!!
Iniciei há 2 meses uma mudança de habito na minha vida, treinando pesado e comendo conforme dieta da nutricionista.
No primeiro mês além de difícil, pois eu era uma magrela falsa, comia de tudo, todas as besteiras possíveis alguns colegas de trabalho criticavam, diziam que isso não é vida, que eu estava neurótica e que isso só me faria mal. Hoje algumas pessoas perceberam que não foi uma coisa passageira e me elogiam pela disciplina.
Acho que em qualquer mudança que você faça, terão criticas, o importante é você ter foco, por que o retorno será para você!
Adorei o blog, seguindo o canal de vocês no Youtube!
BJs
Muito bom esse post. Me encorajou e me animou mais. Não aguento mais as pessoas me dizerem que estou magro. Ninguem vem e me pergunta se estou bem e feliz com o meu novo estilo de vida. Quando você está fora de forma e se alimenta mal, falam. Se vice-versa, falam mais ainda. Vamos continuar nessa batalha!
Ótimo post.
Estou no inicio dessa “batalha” é já estou encontrando algumas dificuldades com pessoas próximas.
Mas a luta continua!!
Parabéns pelo post.
Abraço
Muito bom o post! Também vivo a mesma situação…..dizem que tenho que comer, pois no dia que não puder comer algo vou me arrepender. Mas eu não vivo para comer, a vida tem outros prazeres. Me sinto prazerosa no que uma alimentação correta provoca de mudanças no meu corpo. Não incomodo ninguém e não gosto da intromissão. Se você vai na casa de alguém pela primeira vez…ok..Neste caso já sabe que vai comer o que não está no seu cardápio…..mas vou na casa de familiares e já conhecem o meu jeito…..Será que sou tão radical assim? Ou as pessoas que acham que comer é a única coisa de bom que tem na vida?
Muito bom o post.
É nesse post que eu me sinto menos “louca”.
As piadinhas e criticas vem de todos os lados, as caras fechadas e olhares de desaprovação são a regra. Parecer que ser saudável é errado e caso de loucura. Fico muito feliz em perceber, junto com vocês, que não sou errada e tão pouco louca por seguir uma alimentação mais saudável.
=)
Já fui chamada de anti social por não engolir um provolone a milanesa e por não querer participar de uma cervejada.
Nunca me neguei a participar das festas, porém levo minha marmita pra não passar fome e nem vontade.
Me chamam de exagerada, mas quem esta certo aqui? eu que como com qualidade ou eles que comem provolone e torresmo? rsrsrsr
Muito bacana o post, ele retrata aquilo que realmente vivemos. As críticas daqueles que não entendem que uma vida saudável precisa de disciplina.Porém há ocasiões muito complicadas que passamos.
Um grande exemplo quando você vai conhecer a família de um(a) namorado (a) eles preparam um jantar/almoço para você para lhe agradar. E fica uma situação chata, pois fica restrito do o que posso comer, o que eu como, questionamento: se tem lactose, que tipo de carne é, modo de preparo, entre outros. Situações embaraçosas que enfrentamos. (Será que tem algum post sobre o que fazer, como falar, como agir, entre outros)
Gostei do post demais. Vivo isso também. Na verdade sempre tive estilo de vida mais saudável, mas nos últimos tempos intensifiquei. Não sou do tipo que fica falando o que faz ou o que come. Nem fico julgando as pessoas por seus hábitos. Afinal, cada um tem o seu. Não incomodo ninguém, tenho a minha rotina de exercicios e dieta, o que traz resultados evidentes no corpo sobre a minha mudança. Pois bem, algumas pessoas tem me julgado: nossa você está magra demais, nossa você bebe água demais… nossa, nossa… que saco! Mas conversando com a minha nutri e a minha analista elas deixaram claro que: esse é um problema do outro não meu. As pessoas que não conseguem ter disciplina e alteram os hábitos por um objetivo julgam as outras quando na verdade estão julgando a si mesmas. Porque eu não consigo fazer isso? Porque ela consegue… Elas também me disseram que isto é um processo comum entre as pessoas que estão no processo de emagrecimento ou de fortalecimento muscular. O fato é que cada um tem a sua vida. O legal seria não julgar. Neste caso, já entrei no #timekgay
Você não é a única que passa por isso.
Vira e mexe recebo comentários ou “brincadeirinhas” maldosas que me incomodam muito. Mas não adianta! Mulheres são muito competitivas mesmo.
As amigas que me apóiam de verdade, sempre me falam: “Deixa de ser boba! É inveja! Agora você virou uma concorrente mais forte!”
Trocar de amigas???Bem, isso não é tão simples…
Bom, com uma mudança de estilo de vida, eu tive um salto considerável em minha auto estima, e disso eu não abro mão. Nem penso nisso! Então, toda vez que isso acontece, penso nisso. Que isso não é nada perto do que ganhei, que é uma oportunidade de treinar a paciência também kkk
Tomara que um dia, elas também descubram os benefícios de uma vida saudável, porque no dia que isso acontecer, elas terão coisas mais úteis a fazer do que ficar criticando o estilo de vida dos outros! 🙂
🙂 Sim! É verdade! Eu também estou com a auto estima bem em cima! É isso ninguém faz por mim.
Um abraço,
Fernanda
Excelente post!
Muito bacana este post
Este post foi para mim hoje 🙂