Desde que começamos o blog sempre tivemos em mente abordar diferentes assuntos sobre alimentação e atividade física que envolvessem nossas vidas de alguma forma, a fim de ajudar, informar e entreter. Porém com o crescimento do Frango com Batata Doce, vimos que muitas pessoas nos procuram para tirar dúvidas sobre assuntos que não necessariamente estamos “por dentro”. Como o nosso objetivo de ajudar, informar e entreter se mantém sempre e não podemos parar, hoje convidamos um grande amigo, o Thiago Rocha, para falar sobre um assunto que tenho certeza que muitos de vocês se interessam: a corrida de rua!
Como eu e o Rodrigo estamos bem por fora e queremos nos familiarizar com este universo, pedimos para o Thiago nos esclarecer algumas dúvidas básicas a cerca do esporte. Vamos lá!
É com muita alegria que recebo este espaço provisoriamente para compartilhar com vocês um pouco sobre o mundo da corrida de rua. Agradeço imensamente ao Rodrigo e a Roberta pela oportunidade e confiança nesta empreitada em busca de aprendizado e constante evolução.
Corrida de Rua
A corrida de rua está se tornando cada vez mais popular entre todas as faixas etárias, não se restringindo apenas ao público profissional, mas também amador. O aumento de interesse deve-se ao baixo custo e grande benefício para quem pratica este tipo de esporte, já que com apenas um tênis e um pouco de disposição, é possível atingir resultados incríveis. Entretanto, para uma prática saudável, é fundamental que procure um profissional da área antes do início de suas atividades e realize uma avaliação médica especializada, visando respeitar as características fisiológicas de cada um. Qual a recompensa? Muita endorfina, boa forma e satisfação pessoal!
A questão é: por onde começar?
Neste mundo cheio de novidades, é imprescindível falarmos sobre os conceitos básicos da corrida de rua, visando a familiarização com os termos, como também, o nivelamento do conhecimento dos leitores. Revendo cuidadosamente o histórico de posts relacionado aos treinos, pude destacar as dúvidas mais frequentes. Abordarei duas delas hoje:
O que é PACE?
O termo “pace” nada mais é do que uma taxa ou ritmo medido em fração de minutos por quilometro por onde controlamos a nossa velocidade durante uma corrida, ou seja, o quanto conseguimos correr em 1 km. Este ritmo servirá como referência para avaliar e equiparar seu desempenho e evolução conforme cada treino. Hoje em dia, existem diversas formas de obter este ritmo. A mais comum é por meio de um relógio especializado a este fim ou através de aplicativos desenvolvidos para aparelhos celulares. Caso não tenha nenhum dos anteriores, não se preocupe! Poderá calcular o pace pessoalmente. Basta cronometrar o tempo de atividade e dividir pelos quilômetros percorridos. Para isso, é fundamental que tenha o conhecimento da distância percorrida e o tempo de atividade realizada. E digo mais: é bastante comum encontrar marcações com a metragem na maioria das pistas, o que poderá facilitar a precisão do cálculo. É importante ressaltar que, em diversas provas, a organização do evento separa o posicionamento dos atletas na largada conforme o pace médio. Por isso, é fundamental que tenhamos o conhecimento deste ritmo médio para cada tipo de prova: 5K, 10K, 16K, 21K em diante.
Como calcular o PACE?
Se você correu 5 km em 30 minutos, isso significa a que seu pace foi de 30 min / 5 km = 6 min/km ou 6’00”/km. Agora, caso tenha corrido em frações, por exemplo, 5,6 km em 32 minutos e 10 segundos, a conta a que deverá fazer é a seguinte: 32 min + 10 seg / 60 (seg/min) = 32,167 min.
Pace = 32,167 min / 5,6 km = 5,744 min/km. Mas ainda não chegamos lá. Precisamos converter a fração em segundos, multiplicando por 60. Isto é: 0,774 min * 60 (seg/min) = 45 segundos.
Portanto, seu pace foi de 5 min 45 seg/km ou 5’45”/km.
Qual o PACE ideal?
Muitos corredores, principalmente os iniciantes, tem curiosidade sobre o ritmo a ser praticado. Aqueles que começam acreditam que um bom pace seria aquele com o qual conseguimos manter uma conversa ao longo do percurso. Este simples recurso auxiliará ao corredor a identificar a velocidade inicial adequada. Conforme o ganho de condicionamento físico, notará que o pace irá diminuir naturalmente ao longo dos próximos treinos (sim!, quanto maior a nossa velocidade, menor o pace!) Já para as provas, um bom pace para quem também começa é aquele com o qual conseguimos manter um ritmo com energia suficiente para realizar a prova proposta, mantendo sempre um pouco de energia para o final.
Espero que este tópico tenha elucidado e despertado curiosidade em vocês. Caso tenham alguma dúvida específica, ficaremos felizes em ajudar! Boa corrida!
o que ajuda a gastar mais calorias, maior velocidade ou maior distância? uso um app de celular para controlar a atividade, mas fico na dúvida entre corre mais rápido numa distância menor ou mais devagar (alternando entre correr e caminhar) numa distância maior. Mas queria saber o que faz “gastar” mais…
gostaria de mais posts sobre o assunto. Realmente, cada vez mais pessoas vem correndo e as informações que encontramos são muito controversas e acabamos lendo muita coisa errada. Eu corro, sempre corri na esteira para emagrecer, 2012 eu comecei a correr na rua e a fazer algumas provas de 5 km, mas sem acessoria, nem orientação. No 2o semestre de 2013 comecei a fazer algumas planilhas e consegui terminar a volta da pampulha em BH (18km). Esse ano já estou fazendo acompanhamento com um personal muito qualificado para isso e estou amando! realmente, tem muita coisa ainda para aprender! todo dia aprendo alguma coisa nova! agora é treinar que em agosto tem meia do rio! Correr é a melhor maneira de organizar as ideias e pensar nos problemas! Correndo, da pra perceber o quanto os nossos problemas são simples, é muito bom! e ainda emagrece!! Beijos, obrigada!
Beta, sou sua fã! vc é linda!
Amei encontrar este site, vcs são ótimos. Comecei a fazer caminhada em novembro de 2013 e em fevereiro 2014 iniciei alguns minutos de corrida na rua, isso tudo claro com o incentivo do meu marido e melhor amigo. Agora já corro de 03 a 05 km, estou simplesmente apaixonada por correr. Sem falar nos benefícios, para quem corria 01 minuto e quase morria, correr 03 km é sentir-se o próprio atleta, rsss. Enfim, correndo, fazendo musculação, seguindo alimentação bacana, consegui eliminar de novembro até agora 15 km. Obrigada pelas dicas, receitas, enfim, show.
Parabéns pelo post, amigo!
Uma das atitudes mais bacanas que encontramos geralmente na corrida de rua é essa, dividir conhecimentos com os que estão iniciando.
Forte abraço!
Adorei Thiago ficou ótimo bem explicadinho!
Muito bom!!! Adorei!!! Sou novata na corrida e tinha exatamente essa dúvida! Espero encontrar mais matérias sobre corrida! Obrigada!
Comecei agora a ganhar o gosto por correr na rua. O artigo foi mesmo útil!