Antes de tomar a decisão de fazer uma tatuagem, a nossa orientação como dermatologista é pedir para que o paciente procure referências do tatuador, ou seja, procure saber o local onde ele trabalha, se o material usado no procedimento é esterilizado e se os produtos são descartáveis. Procure fazer em um local que seja regulamentado pela Vigilância sanitária. Além disso, o paciente deve sempre estar informado sobre os cuidados que devem ser tomados depois do procedimento e as chances de complicação.
Para pacientes com idade mais avançada, orientamos evitar fazer tatuagens em locais da pele com um certo grau de flacidez, isso pode fazer com que o desenho não fique exatamente como o programado, já que a pele não estará muito firme nesse local.
Após feita a tatuagem, ocorrerá um processo de cicatrizaçāo que levará em média de 15 a 30 dias, dependendo de cada caso. Durante esse período os pacientes devem tomar alguns cuidados.
Cuidados pós tatuagem:
- Não remover as crostas
- Não coçar a área da tatuagem
- Lavar o local somente com sabonete neutro/ antisseptico
- Não pegar sol (é indicado usar FPS 30 ou maior)
- Indicamos o uso de pomadas antibióticas e/ou antiinflamatórias se necessário.
Em alguns casos podemos notar complicações como reaçāo do paciente a algum componente da tinta utilizada. Geralmente observamos:
- Reações alérgicas: a cor vermelha é a que mais pode provocar reação alérgica nos pacientes. É importante lembrar que algumas vezes o pigmento vermelho pode estar na tatuagem misturado com outras cores como, por exemplo com o branco, para formar a cor rosa. Esse tipo de alergia pode ter como manifestação vermelhidão e coceira no local do desenho.
- Fotoalergia: Tatuagens com tinta amarela podem causar fotoalergias – reaçāo com o sol ( o pigmento amarelo contém cádmio em sua composição , que é um composto muito fotoalérgico)
Muitos sāo os motivos que levam os pacientes a optarem pela retirada da tatuagem: trabalho / concursos, tatuagem de nomes de pessoas relacionadas ao passado, desenhos que não estāo mais na moda, entre outros.
Os seguintes procedimentos podem ser usados para retirada de tatuagem:
- Dermoabrasāo : nesse procedimento é feita uma abrasão com destruição local da pele e consequente remoção do pigmento da tatuagem. Essa técnica pode não remover a tatuagem completamente e como efeitos colaterais podemos observar alteração da cor no local ( despigmentação ) e formação de cicatrizes.
- Retirada cirúrgica: o procedimento cirúrgico fica inviável quando a tatuagem é muito grande. Em tatuagens menores, esse tipo de retirada pode ser feita, mas também pode deixar cicatriz após retirada dos pontos.
- Laser: O laser é a técnica mais moderna e uma das mais eficientes atualmente. O número de sessões necessárias para remover a tatuagem é muito variável e depende de cada caso. Em média indicamos de 10 a15 sessōes, com intervalos mensais entre cada uma delas. É importante lembrar que o tratamento com laser é uma técnica muitas vezes demorada.
A retirada de tatuagens profissionais coloridas são mais difíceis do que a retirada de tatuagens feitas com tinta preta. Algumas cores ( pigmentos) como amarelo, laranja e vermelho são mais resistentes a esse tipo de tratamento.
O resultado do tratamento com laser vai depender de vários fatores como:
- Cor da pele do paciente: quanto mais moreno o paciente, menor a potência a ser usada e maior a chance de manchas residuais.
- Profundidade do pigmento: as tatuagens com pigmentos depositados mais profundamente terão uma resposta mais lenta ao laser.
É muito importante lembrar que a remoção total da tatuagem muitas vezes não é possível com o laser. Isso vai depender muito do tamanho do desenho, local do corpo que foi feita a tatuagem, tempo que o desenho está na pele e qualidade da tinta utilizada pelo tatuador.
Complicações do laser: Em alguns casos, após a remoção com o laser a pele pode ficar mais clara do que a cor da pele normal, essa mancha branca pode repigemtar com o tempo, dependendo de cada caso.
Gostaria de saber depois de quanto tempo posso voltar a malhar
O treino não Afeta em nada,por que eu fiz e malhei,antes eu perguntei a minha personal e ela mim informou que eu podia malhar,e é isso,não afeta mesmo não.
Eu gostaria de saber, se após fazer a tatuagem, eu posso continuar tomando whey ? E comendo proteínas?
Sim, as proteínas não afetam a cicatrização em nada. 😉
Quero muito fazer uma tatuagem, mas tenho uma quelóide de um machucado em arame farpado, tenho medo que ao fazer a tatuagem, também fique quelóide, tem como evitar?
Olá, Amanda!! Na verdade não temos como saber ao certo se o paciente vai ter ou não queloide depois de um procedimento. É importante sempre seguir corretamente os cuidados pós tatuagem e orientações de curativo para que a sua recuperação seja a melhor possível. Bjssss