Um grande problema que nós mulheres, amantes de praticar atividade física passamos é cuidar dos cabelos. Isso porque quem faz exercícios acaba tendo que lavar o cabelo todos os dias, às vezes até duas vezes, sem contar as idas à praia e piscina que não ajudam nem um pouco. Cortar o cabelo com uma boa periodização ajuda a não ficar com as pontas feias, mas as vezes elas ficam ressecadas muito antes disso, pois depende muito dos cuidados que temos com os fios e da utilização dos produtos corretos . Vou logo avisando que sou completamente viciada em produtos para cabelos, mas sei que não estou sozinha neste mundo 🙂
O meu cabelo sempre foi misto , mais oleoso na raiz e bem seco nas pontas. Quando resolvi clarear mais um pouco no final do ano passado, ele ficou ainda mais seco, e somando isso a lavar e prender todos os dias, tive que redobrar os cuidados. Agora que eu cortei curtinho ajudou muito, mas com a minha primeira ida a praia já vi que as pontas perfeitas não vão durar muito se eu não cuidar. Eu sempre adorei um banho bem quente, mas com a rotina de exercícios mudei isso. O Rafael Vogler, responsável por cuidar das minhas madeixas me alertou “a água quente além de ressecar os fios, aumenta a oleosidade do couro cabeludo”. Realmente, não há pele nem cabelo que aguente 2, 3 banhos quentes diários, resseca tudo, por isso hoje em dia me acostumei a colocar a água sempre morna mais para fria. O que acontece sempre é que após lavar ele fica extremamente seco e quebradiço, porém 24 horas depois ele começa a acumular muita oleosidade na raiz. O Rapha disse que “é importante saber se o seu couro cabeludo é normal ou oleoso para escolher o shampoo certo, pois o fato dos fios estarem ressecados não significa que o couro cabeludo também esteja e existem alguns shampoos para este caso”.
Sempre usei shampoo para cabelos normais e condicionador para cabelos quebradiços ou ressecados. Mas tenho sempre um shampoo hidratante também no box, e procuro revezar os produtos, cada dia um diferente. Isso me ajuda a controlar a hidratação dele, quando vejo que o cabelo está precisando, ou vou à praia por exemplo, opto pelo o shampoo hidratante da Aussie, o preço é bom e hidrata bem. O Rapha recomendou para mim o shampoo Bain Divalent da Kerastase pois ele é para cabelos mistos, e descobri recentemente o Pro Keratin da L’Oreal, pois de 6 em 6 meses gosto de fazer progressiva, sei que vão falar que me cabelo é liso, mas faço para não ficar escrava do secador. Acontece que a escova acaba com a queratina do cabelo, que é o que protege os fios, e esse linha repõe a queratina dos cabelos e deixa os fios bem menos fragilizados. Depois de clarear o cabelo (eu achava que não fazia muita coisa no meu cabelo até escrever esse texto, haha), aderi a outra dica: de 10 em 10 dias utilizar o shampoo L’Oreal Professionnel Silver para “desamarelar” as mechas, que é o meu maior medo: ficar com cor de gema no cabelo. Eu coloco o shampoo, faço bastante espuma e deixo agir por 10 minutos, depois enxaguo e faço hidratação com uma máscara, pois o shampoo também resseca o cabelo.
Acaba que religiosamente de 4 em 4 dias faço hidratação em casa, e tenho sempre algumas máscaras que gosto, e escolho uma para passar. Atualmente gosto muito da Marrocan Oil Reconstrutora, da Shiseido Intensive Treatment Hair Mask, da Masque Age Recharge da Kerastase e da 3 minute miracle da Aussie. O Rapha me ensinou a fazer uma hidratação top em casa, “após lavar o cabelo com o shampoo, remova o excesso de água com uma toalha e então passe a máscara de deixe agir por 10 minutos. No caso de máscaras reconstrutoras, que podem deixar o cabelo um pouco mais “duro”, pode misturá-la com um pouco de óleo, para deixar o cabelo mais macio”.
Após o banho sempre uso a pomada de proteína (até nos cabelos, haha) SH-RD da NPPE. “O RD é uma proteína hidrolisada da seda que além de tratar e dar maciez aos fios, cria uma película protetora que protege o cabelo contra as agressões externas como sol, água do mar e cloro”, explicou o Rapha. Sinto que ela dá outra vida para o meu cabelo. Uso apenas uma gotinha da pomada no comprimento e nas pontas (jamais na raiz!) se não ela deixa o cabelo oleoso. Por isso apesar do preço ser um pouco salgado, ela dura muito tempo! A minha durou 1 ano e meio, mesmo usando todos os dias. Outra dica legal é leva-la para proteger os fios na praia e piscina, ela não deixa o cabelo virar aquela palha embaraçada, muito bom.
Depois que o cabelo já está seco, seja naturalmente ou com o secador, eu gosto de usar algumas gotinhas de óleo nas pontas. Os que mais gosto são o Orofluido Elixir, Elixir Ultime da Kerastase e o Semi di Lino da Alfaparf. Eles podem ser utilizados tanto para colocar na máscara de hidratação, como sérum nas pontas ou antes do uso do secador. Sempre coloco um deles na bolsa, e reaplico caso ache necessário. Mas sempre só na pontas e em pequena quantidade. Uso as vezes antes mesmo de ir para academia, quando faço rabo de cavalo e as pontas ficam meio estranhas, ele dá uma abaixada no volume.
Eu, particularmente, detesto fazer qualquer atividade de cabelo solto. Agora com cabelo curtinho fica um pouco ruim de prender, as vezes desencano, mas as vezes amarro de qualquer jeito. Se for para me deslocar até a academia, que seja para cansar e suar, e acho que suor e cabelo são palavras que não combinam. Tenho pânico de sentir os fios colando em mim, eca! Hahaha. Procuro prender sempre, e isso faz com que os fios fiquem bem marcados. Por isso eu comecei a usar esses elásticos enroladinhos, que não prendem firme o cabelo, o que para mim não é um problema, pois não corro, então o rabo não precisa estar extremamente preso. Outras opções que adoro, é usar tranças ou fazer um coque com auxílio de grampos, pois não marcam. Não gosto de prender com piranhas, pois elas me incomodam em alguns exercícios.
Essas foram as minhas dicas da rotina de cuidados que normalmente eu tenho com o meu cabelo! Espero que vocês tenham gostado, e também tenham dicas para me dar, pois como já disse, sou viciada em produtos para cabelo!
Beta, já experimentou o óleo de argan da inoar? Vende no site belezanaweb. É incrível, é o único produto que nunca deixo faltar! Vale a pena!
Meninas e bem complicado mesmo cuidar da cabeleira!!! Eu além de ser viciada na academia e não consigo treinar de cabelo solto, ainda faço natação e vi uma dica super legal no programa Bem estar … usar qualquer creme para pentear antes de entrar na piscina e usar toca de silicone, inclusive eu uso um que além de ser um creme para pentear ele e desamarelador da marca Eico bem baratinho.
Amei o blog de vcs eu so seguia vcs no instagram eu estava procurando uma receita de abobrinha zero gordura e olha quem eu achei o casal da batata doce fofos! SUPER 10 O BLOG!! ESTÃO DE PARABÉNS!!!
Bjs
Hahahaha fofa, obrigada!!!!!! :)))))
Eu sempre misturo uma colher de café cheia de Bepantol líquido para cada duas colheres de sopa cheias de máscara para cabelos! Atualmente estou usando a Macadamia natural oil
Beta, se você ainda estiver nos EUA, nao deixe de comprar essa mascara! Ela é a que deixa o cabelo mais macio, sedoso, hidratado e brilhoso que já usei, isso que sou muuuuito viciada em produtos de cabelo! Uso uma vez por semana e notei que meu cabelo melhorou demais, mesmo descolorindo a cada 3 meses e com os danos do secador.
http://cdn.nuvemshop.com.br/stores/031/035/products/Cresce%20Pelo-1024-1024.jpg
AMEI o post!!
tem uma linha da Redken que é MARA! Chama Smooth Lock . a Smooth Down também é muito boa! Aproveita que está nos EUA e compra, vale muito a pena!
Beijos e seu cabelo é lindo!
Oi Beta, ótima
recomendação, onde encontro todos estes produtos ?
Ro primeiramente seu blog é lindo adorei…..
agora sobre as dicas gostei mais ainda fala sério o cabelo fica uma bagunça total rsrsrsrs
Beijoss *-*
Roberta, admiro muito o trabalho de vocês! Mas como vc consegue administrar tudo isso sendo estudante de arquitetura? hahaha
To no ultimo ano e to ficando loucaaa! Te uso muito como inspiração!
Parabéns pelo trabalho!
Ótimo post!
beijao
Hahaha! Obrigada 🙂
Estou no último ano também! Basicamente eu aproveito muito bem o horário em sala para produzir, como hoje em dia o blog passou a ser trabalho, tenho que manter uma linha mais objetiva, meio nerd na faculdade, para poder otimizar o tempo em casa 🙂 Fora isso acaba que durmo muito pouco, e o Rodrigo me ajuda bastante também. O segredo é ter foco mesmo, sabe? Sou super objetiva, isso ajuda, traço uma meta e aí de mim se não atingir hehe 🙂
Obrigada pelo carinho!
Beijos Gabi!
Tenho uma rotina quase igual a sua para os cabelos e vício em produtos pra cabelo também! O que me ajudou depois da ultima vez que clareei as mechas foi a reconstrução capilar da Senscience que fiz umas semanas depois. Mas o que salvou mesmo foi trocar o shampoo. Agora eu uso daquela marca Phytoervas, que não tem sulfato e outros componentes que são ‘ruins’ para o cabelo. Meu cabelo é fino e misto também, e a troca de shampoo foi tudo pra mim!
Ah, uso o silver da Loreal também e junto com ele uso uma máscara nutritiva da Amend pra cabelo com mecha. Gosto muito (a máscara não é cara e é ótima pras mechas)!
Sempre procuro fazer hidratação, nutrição e reconstrução conforme o cabelo precisa. Tudo em casa mesmo, tenho produto pra cada coisa: hidratação tenho uma marcara da Natura, pra nutrir a da Amend e reconstrução a amarela da Loreal (mais a ampola, que uso quando o estado está crítico). Também uso o óleo da Orofluido (que segundo o que li é da Revlon) e achei que ninguém mais usava! Eu adoro!
Enfim, como tem academia todo dia, lavo e seco com secador dia sim e no outro também. Uso um spray da Neez como protetor térmico ou um creme da Aneethun. É a primeira vez que uso eles e to gostando (o spray é aqueles de farmácia e é incrivelmente bom)!
Sem esquecer, é claro, do meu shampoo a seco da Batiste para emergências!
Caraaaca quanto produto! hehehe’ Mas você indica algum para não deixar verde o cabelo loiro quando entrar em piscinas?? Direto vejo gente com o cabelo muuuito verde depois de entrar na piscina.
Olá Beta!
Td bem?
Adoro o blog de vcs!
Vc já ouviu falar da técnica no/low poo? comecei a fazer há uns 20 dias e estou adorando! tá dando super certo com o meu cabelo! e também preciso lavá-lo todo dia! ele é mega oleoso no couro e ressecado nas pontas. ´com essa técnica, ele está bem mais hidratado!
Obrigada pelos posts, receitas, etc! Vcs são minha fonte de inspiração! 😉
bjs