Fala pessoal!
Os frangos tiraram férias e eu aproveito o tempo livre pra arrumar mais trabalho! Mas eles me pediram pra falar sobre um assunto que ainda gera bastante dúvida que são os famosos abdominais, então vamos lá… Este artigo será o primeiro de uma série de 02 artigos no total! Por isso fiquem ligados 🙂
É bem comum termos aquela velha ideia de abdômen seco que vemos na mídia, porem a obtenção dele passa por vários processos que não envolvem apenas os chamados exercícios abdominais, e não vou nem comentar a respeito da alimentação pois não é minha área, mas já tenham em mente que ela é muito importante!
Os exercícios abdominais tradicionais como flexões de tronco e flexões inversas são parte de um protocolo de solução, mas não são a única solução, na verdade estão longe de ser.
Um agachamento livre, por exemplo pode necessitar do complexo abdominal tanto quanto uma flexão parcial de tronco, e um desenvolvimento em pé da mesma forma (estou certo Rodrigo? Rs). No entanto muitas vezes estamos lá no chão ou em maquinas fazendo milhões de abdominais das mais diversas formas possíveis, em busca desse ou daquele músculo, quando na verdade abdominal pode ser trabalhado de milhões de formas diferentes.
Temos que lembrar que o complexo abdominal (chamo assim pois são varias musculaturas, dentre elas: reto abdominal, oblíquos internos e externos, transverso além das musculaturas posteriores que dão suporte) deverá ser trabalhado de todas as formas, como as demais musculaturas, logo, temos que pensar em trabalhos isométricos a fim de melhorar a estabilização do tronco e da distribuição de força entre as musculaturas do complexo, e exercícios que trabalhem de forma excêntrica e concêntricos também.
Vamos as dicas:
1- Flexões de tronco, sejam elas inversas ou parciais deverão aparecer na sua série mas não deverão ser as únicas formas de trabalhar seu abdômen.
2- Inclua exercícios de estabilização como pontes, exercícios para a musculatura lombar e exercícios que gerem instabilidade para melhorar a função de estabilização do tronco (instabilidade não é só feita em bola ou bosu, ficar em uma perna só também é um exercício de estabilização!)
3- Muitos exercícios de membros inferiores e superiores dependem diretamente de estabilidade e força abdominal, então não se mate nos abdominais antes de uma série de pernas ou de braços que envolvam esses exercícios.
4- Temos diversas opções: pontes, abdominais, rolinho, treinamento em suspensão, em instabilidade, converse com seu professor, ele saberá a melhor hora de usar cada um!
5- Quinta mas nem um pouco menos importante: alimentação, alimentação e alimentação.
Lembrem, o complexo abdominal é um dos principais pilares onde suportamos carga, logo, ele deve estar bem trabalhado para que possamos executar da melhor forma outros exercícios que dependam dele. E treine o abdome para que voce possa melhorar também no seu agachamento, no seu desenvolvimento, na sua vida!
Um grande abraço!
Boa tarde!
Estou começando a malhar e meu foco é perder barriga e ter mais condicionamento físico. Mas tenho uma dúvida em relação a emagrecer. Já vi muitos casos de mulheres que emagrecem e perdem o seios (ficam caídos). Teria uma dica de treino para que não ocorra isso?
Ana Paula, a flacidez nos seios não ocorre por fatores diretos relacionados ao treino. Normalmente, com a redução de gordura corporal, parte da gordura dos seios também acaba indo embora, o que faz com que sobre pele.
Já perguntei num outro post, mas acho que aqui seria mais adequado. É normal sentir muita dor, do tipo pontadas no pé da barriga após fazer abdominais, oblíquo, lombar, mais de 20 minutos de esteira? Sinto pontadas, que com repouso melhoram lentamente. Alguma dica? Obrigada.
Aline, isso pode ser uma hérnia. A melhor opção sempre é buscar ajuda medica.
Topíssimo!! Adorei. Amo o site e admiro muito o trabalho de vocês!
Obrigada por nos auxiliar nesse estilo de vida saudável! 🙂
Obrigadoo 🙂
gntttt vcs arrasam! acabei de descobrir por um acaso o blog, dps quando tiver um tempo maior, irei lê-lo por completo! adoreei, parabéns a toda a equipe
Boas dicas.
E os exercicios aeróbicos? Acho que esqueceu de comentar… não?
Sao primordiais na minha opinião!!! se nao o fulano(a) fica com pançona e com musculos…. muito tosco!!
E considerando que os resultados vem aparecer depois de queimar a “capa ” de gordura que a maioria tem….
Boas dicas na materia !
As receitas (rangos) de vcs sao top demais!!! Parabéns!!
abraços
Pietro
Muito bom post, vou aguardar o segundo da serie!!
Alias, seria legal seguir a serie com dicas de alimentacao em termos de definicao de abdomem. Sei q a alimentacao eh essencial e ate maior % do sucesso para quem pratica exercicios, mas haveriam alimentos q ajudem com a barriga? Avocado por ex sei q eh um deles, asparagus eh outro q ja li ser bom tbem pois eh diuretico e ajuda a desinchar (o q reflete em mais definicao).
Eh so uma ideia, pois acredito q muitos de nos estamos sempre procurando um abdomem mais bacana! (nao necessariamente um 6-pack, mas sem aquela barriguitcha q tem mania de aparecer, rs!)
Ana
Desculpe a ignorância, mas o que são as flexões de tronco?
Os abdominais “tradicionais”
Ótimas dicas!