Sempre que o verāo termina, muitos pacientes procuram o consultório do dermatologista para tratar ou clarear manchas escuras que pioraram ou surgiram após longos períodos de exposição ao sol.
No post de hoje vou falar sobre o melasma, que é uma desordem de pigmentação da pele caracterizada por manchas escuras acastanhadas com bordas irregulares, que se localizam principalmente nas maçãs do rosto, testa e região superior dos lábios. O local mais comum de acometimento do melasma é a face, porém, em casos mais raros, podemos observar o melasma extrafacial, ou seja, casos em que as manchas se localizam em outras áreas do corpo como colo e membros superiores. O melasma é mais frequente em mulheres, principalmente as que moram em regiões tropicais. Em algumas situações também pode acometer os homens.
Essas manchas escuras podem surgir durante o período da gravidez ou devido ao uso de hormônios (como pílulas anticoncepcionais ou terapia de reposição hormonal). Outro fator importante é a exposição à luz Ultravioleta. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética e histórico familiar também influenciam no surgimento desta condição.
O diagnóstico do melasma é clínico e o tratamento indicado pode ser diferente em cada caso, variando dependendo da extensão do quadro clínico e do tipo de pele do paciente.
TRATAMENTO
É importante destacar que o tratamento do melasma é prolongado e engloba um conjunto de medidas para clarear, estabilizar e minimizar as chances de recidiva do quadro (voltar a pigmentação).
A presença de manchas escuras no rosto pode influenciar negativamente na qualidade de vida das pessoas afetadas, o que torna o tratamento do melasma muito indicado. Geralmente o tratamento divide-se em duas partes, (1) o clareamento das manchas e (2) a manutenção da pele livre das manchas. Para isso, é necessário muita disciplina, com o uso adequado de clareadores e de fotoprotetores.
FILTRO SOLAR
A utilização diário de filtro solar, mesmo em dias nublados é de extrema importância para o sucesso do tratamento. É importante que o paciente use um protetor solar de amplo espectro (com proteção UVA e UVB ), de preferência com proteção solar física e química e FPS superior a 30.
O uso de óculos de sol, barracas de praia e bonés também são fundamentais no período do verāo ou em dias mais quentes.
CREMES CLAREADORES
Mesmo que o tratamento esteja sendo feito no consultório médico, o paciente vai precisar usar em casa cremes com ação clareadora. As fórmulas podem ser manipuladas com combinação de mais de um tipo de ácidos e também existem vários produtos prontos no mercado. Os componentes mais usados em formulações são tretinoina, hidroquinona, ácido Kojico, ácido glicólico, ácido fítico, arbutin , entre outros. Existem ainda os produtos antioxidantes que possuem componentes como o coffee berry , ácido ferúlico e as vitaminas C e E. Eles inibem a produção dos radicais livres e protegem a pele da ação danosa dos raios solares, atuando como coadjuvantes no processo de clareamento da pele.
PEELINGS
O peeling realizado em diversas sessões (peeling seriado), é considerado ótima opção de tratamento para clarear a pele de forma gradual. Existem diversos tipos de peelings e eles também podem ser combinados ou associados a outros tratamentos. O intervalo entre os peelings vai variar entre 3 a 4 semanas e a pele pode ficar mais sensível ou descamar durante o tratamento.
CÁPSULAS/ NUTRICÊUTICOS
As cápsulas ricas em ativos como picnogenol, Polypodium leucotomos, licopeno, vitamina C e E são bons coadjuvantes, mas não substituem o filtro solar. As cápsulas antioxidantes podem ser associadas ao tratamento, dependendo de cada caso, mas a indicação e a posologia de uso devem ser avaliadas pelo dermatologista.
LASER
Até agora, o laser tem sido um tratamento controverso, no que se refere ao melasma. Em muitos casos, o laser é indicado para pacientes refratarios a terapia com peelings ou cremes. A resposta ao tratamento é variavel, pois em alguns casos podemos observar rebote do quadro clinico, com consequente piora das manchas. O laser lançado mais recentemente no mercado para melhorar as manchas é o ND Yag Q sweeted, sua tecnologia permite tratar o melasma sem provocar reação inflamatória intensa da pele, o que diminuiria as chances de recidiva do melasma.
gostaria de saber a respeito do vitanol.pois andei usando no final de outubro e parei por causa do verão e deu uma clareada pois até umas sardas simplesmente sumiram.gostaria de saber se posso continuar usando agora no inverno e se eu fizer o tratamento de seis meses como esta na bula melhora as rugas na testa e o bigode chines obrigada
Dra. O que me diz do oli ola? Estou no meio do tratamento e não estou observando grandes melhoras nas manchas, a pele esta ótima, mas as manchas persistem… Ainda estou utilizando o clareaodr diário e o filtro solar indicado.
Obrigada pela informação Dra. Ana Carolina. Infelizmente venho tratando de minhas manchas faciais e todos os produtos, peelings, etc não foram efetivos. Meu médico decidiu fazer um checkup total do meu corpo/sangue/hormônios pra saber o que esta acontecendo de dentro pra fora. Espero encontrar alguma solução. Minha vida diária é utilizando proteção total, chapéus, e sombras… Beijos desde o sul da Espanha.
Guilhermina Fragoso
Olá, Guilhermina!! Espero ter ajudado com o post! Realmente o melasma é um desafio para os dermatologistas, pois alguns casos são mais resistentes ao tratamento convencional. A proteção solar diária é a principal arma contra o melasma.Qualquer dúvida estou à disposição, bjsss
Voltei da praia com manchinhas pelo rosto.. Muito triste. Estava mesmo precisando de dicas, mas não queria nenhuma intervenção tipo laser ou peeling.. Será que o creme da La Roche é bom? Tem os componentes descritos como usuais para o clareamento da pele. Vocês são feras!! Adoro as dicas! Aguardo retorno. Abs
Olá, Mara!! Os produtos da La Roche são ótimos! Vc pode fazer o tratamento usando substâncias clareadores em casa, mas o tipo de clareador e a freqüência com que os ácidos devem ser usados vai variar muito dependendo do seu quadro clinico ( tipo de pele, grau de acometimento das manchas, etc) . Bjssss