Muitas pessoas ainda me perguntam bastante sobre a minha recuperação após a colocar silicone. Uma das principais dúvidas é sobre a drenagem linfática. Logo 4 dias após a cirurgia eu comecei a fazer drenagem linfática, como contei para vocês neste post aqui. Muitas pessoas questionaram se era muito cedo, ou então se era imprescindível a drenagem pós cirúrgica, pois muitas pessoas não fazem. Para mim, particularmente, foi sim! Após a primeira sessão já estava sentindo bem menos dor. Depois de cirurgias assim, o corpo fica todo “ressentido”, e é fundamental irmos ao pouco soltando. Ela foi essencial para que eu tivesse uma rápida recuperação e pudesse logo voltar a rotina.
Fiquei com muito medo antes de fazer, pois sentia muita dor, e pensava “como alguém vai fazer drenagem em uma área tão dolorida?”. Por isso procurei um profissional que me passasse confiança, conversei com a Marcela Leal, que é fisioterapeuta e comecei o quanto antes.
Hoje ela vai explicar um pouco melhor para vocês sobre a importância da drenagem linfática:
—-
Após a decisão para realizar uma cirurgia estética, muitas mulheres esquecem de planejar o depois. Esquecem que será uma ação invasiva ao seu corpo como qualquer procedimento cirúrgico. O “depois” é tão importante quanto o ato cirúrgico em si.
Portanto, para o sucesso de uma cirurgia estética, além do seu médico de confiança, é imprescindível que seja feito um bom acompanhamento com um fisioterapeuta da área dermato-funcional que se conheça o trabalho e confie. E é aí que entra a drenagem linfática como grande aliada da mulher. Após uma cirurgia, a pessoa normalmente retém uma quantidade de líquido maior do que o corpo consegue absorver, e por isso a drenagem linfática é necessária a fim de reduzir a retenção hídrica, melhorar a circulação sanguínea e até mesmo aliviar as dores.
A massagem também auxilia na remoção de hematomas, prevenção de fibrose e aceleração do processo de cicatrização. A drenagem linfática é indicada em casos de mamoplastia, lipoaspiração, blefaroplastia, rinoplastia, ritidoplastia, mastectomia parcial ou total e implantes de próteses de silicone. Além dos benefícios citados em casos de cirurgia estética, a drenagem linfática pode ajudar também no combate a celulite e gordura localizada e até o relaxamento corporal.
Mas não se iludam, a drenagem linfática não emagrece por si só. Ela vai ajudar a reduzir medidas por acabar com o inchaço e eliminar toxinas do corpo. Mas para obter resultados mais efetivos será necessário abordar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e prática de exercícios físicos. Alimentos contendo muito sódio pode prejudicar o resultado da drenagem. Deve-se incluir bastante fibra na alimentação para melhorar o trânsito intestinal e principalmente, aumentar a ingestão hídrica (quanto mais líquido ingerir, menos retenção terá). Mas não é todo mundo que pode receber a drenagem. Ela está contra-indicada para pessoas com qualquer tipo de infecção, risco vascular, hipertensão descompensada e quem esteja fazendo uso de remédios para quimioterapia. As grávidas podem e devem fazer, por só depois do terceiro mês gestacional e com aval médico.
—-
A Marcela hoje em dia atende em casa, e o contato dela é:
E-mail: marcelacleal@gmail.com
Telefone: 21 9 83737121
Muito boa postagem, e bem esclarecedora. Parabens pelo profissionalismo em cada explicação, Marcela.
Muito esclarecedora a matéria da Fisioterapeuta Marcela… De fato o pós operatório é tão importante quanto a cirurgia!