Muita gente não sabe que o cuidado com as unhas vai muito além da questão estética. Algumas alterações podem representar patologias como infecção por fungos, bactérias, entre outras doenças. Por isso, é muito importante que o paciente procure um dermatologista quando perceber alguma diferença relacionada a coloração, alteração do relevo ou crescimento das unhas.
Algumas dúvidas sobre unhas que recebemos diariamente no consultório:
1) Quais são os sintomas da micose de unha?
A micose de unha ou onicomicose é doença causada por fungo e geralmente se manifesta com quadro clínico de unhas grossas, ocas ou descoladas. Em alguns casos as unhas podem apresentar coloração amarelada ou esverdeada quando encontramos infecção bacteriana associada. Alguns hábitos higiênicos são importantes para prevenir as micoses como usar o próprio material na manicure, manter as unhas sempre limpas e bem cortadas e secar bem os pés ou as mãos, pois os fungos se proliferam em ambientes úmidos.
2) O uso de acetona danifica a unha?
Sim, o uso de acetona a longo prazo é responsável pelo ressecamento das unhas, por isso devemos sempre optar pelo removedor de esmalte sem acetona.
3) O que causa unha encravada?
A unha encravada ou onicocriptose tem como sintoma dor e/ou inflamação na borda lateral da unha . Os principais fatores causadores são o corte de maneira incorreta das unhas e o uso frequente de sapatos apertados. A onicocriptose acomete com mais frequência as unhas dos pés mas em alguns casos também pode afetar as mãos.
4) Quais os sintomas da alergia ao esmalte?
Na maioria das vezes os pacientes com alergia ao esmalte apresentam coceira e vermelhidão nas pálpebras, sintomas que muitas vezes se confundem com alergia a maquiagem. Em alguns casos, também podemos observar áreas vermelhas ou irritadas no rosto e pescoço, devido ao contato frequente e repetido das mãos com essa região. Nesses casos indicamos sempre o uso de esmaltes hipoalergênicos, ou seja, livres de substâncias como formaldeído e tolueno, que frequentemente causam alergias.
5) Por que as unhas ficam fracas ou ressecadas?
Unhas quebradiças ou ressecadas podem ter várias causas como uso repetido de acetona, traumas, deficiência nutricional, idade avançada, ou ainda podem estar associadas a doenças como o hipotireoidismo. É importante a avaliação e investigação do dermatologista para que o melhor tratamento seja indicado.
6) O que pode representar uma modificação na coloração das unhas?
As unhas podem modificar de cor em algumas situações:
– Doenças sistêmicas como na insuficiência renal crônica, doenças cardiovasculares, entre outras.
– Uso de alguns medicamentos como antimaláricos e quimioterápicos.
– Infecção por bactérias (pode deixar uma cor esverdeada nas unhas)
– Manchas escuras: podem representar alterações de origem racial ou podem ser decorrentes de um trauma como o uso de calçados muito apertados. As manchas marrons podem ser compatíveis com lesões benignas das unhas ou também podem ser manifestação do melanoma, um tipo de câncer de pele que também acomete as unhas.
7) Por que não se deve roer as unhas?
Chamamos o ato de roer as unhas de onicofagia e em muitos casos esse hábito pode estar associado a ansiedade ou nervosismo. Essa ação repetida pode causar deformidades nas unhas e o trauma local torna mais fácil a entrada de fungos ou bactérias nas unhas, podendo causar infecções repetidas.
Dra Ana Carolina, há mais ou menos seis meses as minhas unhas das mãos estão com vários relevos. Gostaria de saber o porque disso? Em outras épocas notei este relevo quando peguei gripe forte ou fiz cirurgia, mas foi passageiro, agora a unha cresce irregular. Elas são muito fortes, quase não quebram. Obrigada!