Como vocês viram, vamos participar de um desafio junto ao médico Dr. Theo e a nutricionista Patrícia Davidson Haiat, onde vamos fazer algumas baterias de exames utilizando o que há de mais novo no mercado. É claro que o objetivo de tudo isso, aliado aos nossos exames de rotina, é alcançar bons resultados estéticos, mas sempre visando a nossa saúde e bem estar em primeiro lugar. Digo isso pois muitas pessoas na busca pelo “corpo ideal”, acabam confundindo o objetivo real de ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos, que é estar saudável não apenas por fora, mas também por dentro. É dai que vem a beleza, de dentro para fora! De nada adianta ter um corpo bonito, se por dentro nada está funcionando corretamente.
Muitas pessoas devem estar se perguntando “mas qual é o seu objetivo?”. E para chegar lá vou contextualizar um pouco do meu histórico para vocês.
Nunca fui gorda, muito pelo contrário, sempre fui bem magra. Até os meus 19 anos, era do tipo que durante a semana fazia dieta do tipo lanchar pão de queijo, mas comia salada no almoço e sopa no jantar, e aos finais de semana comia tudo o que via pela frente. Mesmo assim, essa foi a minha fase mais magra, tenho 1,75 e pesava 55 kg. Ironicamente, eu já lia muito sobre alimentação nessa época, e tinha um interesse enorme por nutrição.
Aos 19 foi quando tudo isso mudou. Após terminar um relacionamento de alguns anos, eu comecei a sair muito e obviamente beber muito aos finais de semana, me alimentar pior e dormir pouco. Por causa disso, durante a semana a minha alimentação começou a ser impecável – apenas de segunda a sexta. Durante a semana eu era super regrada, pesquisava muito sobre alimentação, comia apenas proteínas magras e com muita salada e vegetais. Mas mesmo assim, meu corpo começou a não responder mais da forma que ele respondia antes. Os excessos dos finais de semana estavam pesando (literalmente) no meu corpo. Lembro que nesta época algumas amigas da minha mãe comentavam comigo “nossa como você encorpou!”. Então percebi que de fato o meu metabolismo estava mudando!!! E que eu não podia mais fazer essas atrocidades ao finais de semana.
Foi quando o Rodrigo me convenceu a procurar um nutricionista, e começamos juntos a fazer dieta. Logo depois disso começamos a namorar, e juntos fomos eliminando os excessos dos finais de semana. Para mim no começo foi super difícil, mas com o tempo fui me adaptando. Tudo na vida é questão de adaptação. Comendo bem, escolhendo os alimentos certos e treinando com regularidade, foi a única forma que consegui me livrar daquela “flacidez” que a minha barriga teve quando engordei (vocês vão ver na foto mais adiante). Há um ano atrás eu diria que jamais ficaria um mês sem comer açúcar. Hoje em dia fico fácil uns 3! Não comer uma besteira no final de semana parecia um pesadelo. Hoje em dia ficar na dieta final de semana se tornou normal! Eu amo, não imagino minha vida de outra forma.
Quem antes criticava, como família e amigos, começaram a entender, e alguns até a entrar nesta onda de se alimentar melhor. É algo que faz bem, que vicia! Ver resultados, ver melhora te motiva a ir a diante!
Pois então, como sempre fui muito magra, o meu objetivo principal há um ano é ganhar massa. Mas ninguém disse que seria fácil. Nesse percurso ganhei também bastante gordura, e saltei dos meus 55 kg para 69 kg (meu peso atual). Sei que o meu corpo está muito melhor do que antes, mas assusta ver o quanto “cresci”, e cresci em todos os sentidos. Ah, e sim! Eu perdi a grande maioria dos meus shorts e calças!
Com os exames vamos também ver se o meu corpo está funcionando direitinho. Já descobri que estou com hipotireoidismo há uns meses (falei sobre isso em um post o Instagram, e logo depois fizemos este post aqui) e não respondi muito bem ao tratamento até então, essa é uma das coisas que preciso urgentemente cuidar. Aliás, muito provavelmente o meu hipotireoidismo é um dos responsáveis pela minha “grande” alteração metabólica! O corpo fica bem mais devagar, sonolência o dia todo, desânimo… Enfim! Lembram que falei da saúde de dentro para fora? É necessário saber se minhas células e glândulas estão fabricando meus hormônios direitinho, se tenho alergias alimentares, e muitos outros fatores que tornam a realização de exames imprescindível! Ainda estou longe do corpo que quero chegar, longe mesmo. E agora conversando com o Dr. Theo e com a Patrícia, vamos alinhar melhor toda a minha alimentação, suplementação e rotina de exercícios para que eu consiga alcançar meu objetivo.
A primeira etapa…
Essa semana nós realizamos exames de sangue, de urina, ultrassonografia da tireoide e outros exames. Sentamos com o Dr. Theo, e pudemos fazer uma comparação dos exames atuais com os antigos (realizamos todos eles de 3 em 3 meses), para ver nosso histórico e assim montar uma estratégia. Essa estratégia é claro, aliado com um plano nutricional elaborado pela Patrícia, pois é essencial que aconteça essa interação entre os profissionais, para que todo o nosso acompanhamento esteja em sintonia.
A primeira etapa já está traçada, e durante um mês vamos seguir um planejamento para que eu perca o excesso de gordura que acumulei ao longo desses meses. Essa é a primeira meta. Há um ano não faço dieta para perder (sempre para ganho de massa), então estamos muito otimistas quanto aos resultados que virão! O objetivo dessa primeira fase é fazer uma “limpeza” no organismo, e deixar ele preparado para as próximas etapas. Por isso, nessa etapa para mim não tem nada muito novo além de priorizar muito as proteínas magras, como peito de frango e peixe branco. Além disso vou caprichar nos vegetais folhosos, alface, rúcula, espinafre, agrião e couve serão muito bem vindos. A limonada (sem açúcar, claro) vai entrar no meu cardápio todos os dias pois o limão ajuda na digestão, principalmente da gordura, além de possuir propriedades antivirais e antibactericidas, ser um excelente expectorante, entre vários outros benefícios. A água lógico, vou sempre ressaltar que a sua ingestão é um ponto chave em qualquer alimentação (saiba mais aqui). Nenhuma supresa muito grande, nada muito diferente do que vocês já sabem: ALIMENTAÇÃO É O MAIS IMPORTANTE. Vou comer bem “limpo”, evitando ao máximo os industrializados.
Hoje fotos para daqui a uns 15 dias poder preparar um novo post para vocês. Isso vai não apenas poder mostrar para vocês como está sendo este processo, mas também vai me motivar a conseguir seguir a diante 🙂 É algo que todos deveriam fazer!
E para quem sempre me pergunta, um breve resumo das minhas medidas:
Método: InBody
Altura: 175 cm
Peso atual: 72 kg
Percentual de gordura: 19% – 14 quilos de gordura corporal (essa InBody is a bitch, aumentou MUITO meu percentual! Todas choram :()
Objetivo para os próximos 30 dias: Enxugar todas as gordurinhas salientes!
Calças diferentes porém MESMO TAMANHO: 2010 – 2014
2005 – 2006 (uma bunda, apenas hahaha) – 2007
2013: JAN – SET – NOV
2014: JAN (bem mais magra – e bronzeada – pois foi depois de ter operado, perdi mais de 6 kg) e agora em MAIO
Então é isso, espero que daqui a pouco venha com resultados bem legais, pois vou te contar uma coisa, ô coisa difpicil isso de ganhar massa muscular! Hahaha!
Beijos 🙂
Adorando o site, consumindo muita informação!!! Tenho quase a mesma altura que você, tenho 1,74, quase 63 quilos, massssss 26% de gordura… Um mês de academia e amanhã começo a dieta da nutri… bora!!!
Eu gostaria de saber uma coisa, você nunca teve celulites né? Esse é meu maior mal e também onde não consigo ver resultados…
Mas corremos atrás e esperemos!! rsrs
Beijos linda! Adoro o casal!!
Muito legal, me inspirou 🙂 Mas me diga uma coisa, por favor (sei que parece intromissão mas é utilidade pública, seja sincera): seus glúteos aumentaram taaanto só malhando? Se positivo, qual o exercício pelo amor de Deus! kkkkkk Parabéns pela disciplina! Merecidos resultados!
Oi Carol! Eu sempre tive muuuita bunda, rs, eles não aumentaram muito não, apenas definiram! Perdi bastante gordura na região e ganhei massa, apesar de em tamanho ter continuado bem parecido, na verdade perdi alguns centímetros! É claro que a genética ajuda muito 🙂
O que eu mais gostei é que vocês parecem realmente se importar respondendo todos os comentários! Parabens beta!! Ta linda!
Hehe, a gente realmente se importa! E muito, muito mesmo.. Fazemos o blog para os nossos leitores, porque amamos demais cada pedaço disso 🙂 Obrigada pelo carinho!
E a atualização de como está hoje, Beta?
Vou postar amanhã 🙂
Oi, Beta!
Pois é, sou do #umesetentaetantosteam e vivo na luta pra ganhar massa magra. Fiquei impressionada quando disse que aumentou uns 10 kilos de massa magra e 5 de gordura. Depois, ainda vi suas ultimas fotos no insta e choquei! Tá muito maravilinda!
Não ganho massa por nada e minha “evolução” é sempre muito lenta.
Então, quanto tempo você levou pra atingir o ganho de massa magra que desejava e agora entrar na fase de secar as gorduras?
Faz um post especial pro nosso pro nosso #umesetentaetantosteam com dicas e falando do que funcionou pra você conseguir aumentar tão fantasticamente sua massa magra…A nação das mulheres ectomorfas e empenhadas nos treinos agradece!
bjs e parabéns pela evolução!
Nossa, vc era tão magrinha, quanto sou. Hahahaha
Estou procurando o nutri e abrindo mão da minha mesada pra entrar em forma.
Só quem é magra dabe quão difícil é ganhar massa, e pior ser falsa magra é terrível. Ninguém entende pá faço dieta. Pq fico me controlando pra não jacar… Só que ao contrário de vc, como pouco e me satisfaço com pouco…
Adorei o post. Espero que eu também possa fazer meu antes e depois, em menos tempo hahahaha
Dê mais dicas para as magrezas que insistem em ganhar massa.
Oi Rodrigo, tenho certeza que tenho que procurar profissionais de cada área. Mas são tantas coisas a mudar que fico pensando oque mudar primeiro… fazer compras de mercado, comprar um livro de receitas saudáveis, entrar numa academia, fazer uma consulta com um nutricionista? Todos ao mesmo tempo acho dificil conseguir, passar de um dia para o outro de sedentaria para especialista no assunto sabe…
queria de um conselho de que passos tomar primeiro… procure primeiro um nutricionista (qual o tipo de nutricisonista… orthomolecular, esportivo…) ou entao primeiro movimente-se…(entro numa academia, começo malhar pesado ou faço mais aulas aerobicas) .
Sei que cada um é um tipo, quais profissionais procurar primeiro… e se tiver indicações é claro que super aceito!!! Grata
desde já obrigada pela resposta!!!
Oi Gabi! Entendo a sua dúvida, e é claro que para a mudança acontecer, ela tem que começar de alguma forma. Não adianta querer mudar radicalmente do dia pra a noite certo? A minha sugestão é que você comece por onde for mais fácil para você começar.. É certo que a alimentação é o principal, se você estiver disposta a começar uma dieta legal, feita para você, procure um nutricionista. Se faz esportes, pode ser um esportivo, se não (ou se faz mas tb é uma alterntiva), procure um nutricionista funcional. Caso você ache que para você é mais fácil começar pela academia, comece por ai. O meu ponto é: comece!!! A partir do momento que você começar ou na dieta, ou na academia, ou apenas mudando as suas compras, buscando se alimentar mais saudável, vai chegar em um ponto que você vai querer “algo a mais”, entende? E assim começa um ciclo, onde a cada dia você vai buscar melhorar alguma parte desse seu novo estilo de vida, para alcançar seus objetivos, seu bem estar…
Eu por exemplo, sempre fiz musculação.. Chegou em um ponto que vi que a minha alimentação tinha que mudar.. Comecei a me alimentar mais saudável, pesquisar mais sobre isso. Até que um dia busquei um nutricionista. A diferença foi enorme, me empolguei!!! Daí busquei um treinador, depois um ortomolecular, depois tratamentos….. Hahaha! Sim, são mil coisas! E se há uns dois anos atrás me falassem para buscar tudo isso, eu diria: impossível.
Espero ter ajudado 🙂
Olá, queridos,
Conheço o site de vcs a pouco tempo mas estou adorando!!! Ainda não encontrei um lugar para perguntar as coisas para vcs sem ser comentando nos posts, tipo “fale conosco”. Então aqui vai:
Eu sempre enfrentei o efeito sanfona, nunca obesa porem tb nunca seca. Apesar de malhar desde os meus 15 (tenho32 shiiii), nunca consegui ser perseverante e disciplinada. Enfim, tive minha primeira filha e agora vejo a imensa necessidade de me alimentar melhor, por mim e por minha familia. Ensinar desde o inicio bons habitos alimentares e de atividades fisicas.
Tenho mas o tipo fisico da Mimis, canal por onde conheci o site de vcs. E estou super interessada de seguiir o caminho de vcs. Mas acho que sinto muita falta de um “por onde começar”… oque mudar primeiro? mudar tudo de uma vez… sei lá;…. gostaria muito da ajuda de vcs pois até no desespero estou fazendo a dieta dukan, mas depois de algumas lidinhas aqui estou com medo de continua-la, mas tenho medo de recuperar o que perdi!!!
Please…. me deem uma luz!!!
Gabi, tudo bom? Ficamos felizes que tenha gostado e seja bem vinda. O que buscamos sempre mostrar aqui no site é que, se tratando de saúde, tudo deve ser feito com acompanhamento de um profissional capacitado. Ninguém melhor que um nutricionista para te dizer o “caminho das pedras”. O que buscamos aqui no site não é substituir a necessidade de uma consulta, mas sim fornecer ferramentas para tornar a dieta ou a reeducação alimentar mais leves e divertidas. Além de, lógico, fornecer informação para novos tratamentos, diretrizes, etc, mas sempre a decisão final deve ser do médico ou profissional. Espero que tenha ajudado de alguma forma.
Beta tu poderia me dizer quanto de carbo e proteina tu esta comendo nessa dieta ,?pois tenho as mesmas medidas suas e estou tentando perder uns quilinhos tbm
desde ja agradeço sucesso a vcs.
Beta, então desde os 19 anos você está na luta pra ganhar massa muscular? Estou nessa luta, sempre fui magrela, mas tem hora que penso que não consigo. Peso hoje 54, gostaria de chegar aos 60. Comer, comer, comer para poder crescer?
SIIIIIM! Comer muito.. Você vÊ, eu também preferia quando eu tava mais sequinha em janeiro.. Mas como vou ganhar massa? Tenho que comer, comer, comer… Rs
Agora fiquei com uma duvida, tbm tenho hipotiroidismo (2 aninhos já) e minha nutri falou que existem alguns alimentos (couve por exemplo) que tenho que evitar, proceed?
A Patrícia Davidson sabe da minha condição de hipo e não cortou a couve não, inclusive me passou suco verde todo dia. Vou conversar com ela e te aviso.
E o acompanhamento com o Dr. Miguel?
Não estão mais com ele?
Raquel, topamos um desafio proposto pela Patrícia Davidson, mas o Miguel continua sendo colunista do site e está conosco nisso. Postamos tudo em detalhes no Instagram. 😉
Gente adoreeeei o post! Estou me identificando muito! Tanto com as descrições, quanto pelas mudanças no corpo e o tipo de corpo. Também nunca fui gorda e hoje tenho meu maior peso, tenho 1,67 e 62kg. Cheguei numa fase igual a sua no momento, agora estou querendo dar uma enxugada, mas da um medo de perder os músculos! O meu grande pecado é a bebida nos fins de semana, que acabam levando a um ataque na cozinha. Mesmo comendo saudável nesses momentos acabo comendo demaais! Muito legal estar fazendo esses exames todos, tenho que voltar a fazer também. Adoro ver o que comem, a dieta de vocês. Mesmo tendo uma nutricionista gosto de comparar, ate pelas semelhanças. Parabéns pros dois! E Beta, voce ta lindaaa! E a famosa frase “nossa, voce deu uma encorpada”, relaxa, tambem ja ouvi muito! hahahah
Eu vi as fotos e não achei, em nenhuma delas, a tal flacidez na barriga que vc falou! kkkk
Também tô procurando kkkk
Roberta sempre foi muito linda! Rodrigo é um homem de sorte
Beta,
Já fiz acompanhamento medindo pela InBody e ao mesmo tempo pelas dobras individualizadas, com aquele tradicional medidor de gordura. Os resultados da InBody eram sempre surreais e nunca dentro do que o adipômetro apontava, eu não acho que ela demonstra o verdadeiro percentual porque ela é muito influenciada pela quantidade de líquidos (e nós mulheres somos campeãs em retenção hídrica)!
Você está linda, evoluiu muito, está com o corpo mais bonito agora do que nas fotos passadas.
Bjs,
Candice
Candice, com certeza, a InBody pode ter resultados estranhos às vezes, mas a Patrícia Davidson tem algumas instruções para a pesagem que fizeram a balança relatar exatamente os mesmos dados do adipômetro. 🙂 Assim temos um ponto de partida para as próximas pesagens.
A Lívia não está sozinha kkkk também prefiro vc mais magra (Eu PREFIRO, o que não quer dizer que não considere que vc ta uma gata linda maravilhosa omg)! Eu prefiro tod mundo mais magro, deve ser pq sou baixinha coxuda desde criança! Kkkk
Eu também quero abaixar meu percentual, pra mim 19% seria maravilhoso! Mas não quero ter que “crescer”, já visto 38 tendo 1,59, pensa! Queria ganhar massa só o suficiente pra manter minhas medidas com a perda gordura, isso existe? Kkkkkk
Ps. Beta, meu namorado também chama Rodrigo, e a gente corre juntos sempre! Mas se fosse pra eu montar um blog com ele, eu ia postar frango com alface e ele um McMorte com x-baleia kkkkkkk
Parabéns pelo blog e pelos resultados!!! :*
Beta, lendo o seu texto, percebi que vc é bem novinha… só uma curiosidade: quantos anos vc tem? Gosto muito de vcs! Parabéns pela iniciativa!
Ela faz 23 agora, dia 21/05! 🙂
Beta lindona! Curto muito você e o Rodrigo (casal fofo da bexiga hihihi). Muito legal ver seus avanços! Estou dodia pra ver como vai ser essa nova fase de vocês!
E tem uma coisa que não consigo compreender… Eu quero ganhar massa, mas na minha cabeça, se eu fizer dieta assim e continuar praticando exercícios, eu vou emagrecer! Não seria isso?
Depende da dieta! A sua alimentação deve sempre estar alinhada com seus objetivos. Mas sim, se quiser ganhar massa, você tem que ingerir nutrientes suficientes para alimentar seus músculos..
Gente, vocês já pensaram em fazer um hangout pra conversar e tirar algumas dúvidas sobre vocês e o seu estilo de vida? Adoro o blog e vocês são uma grande inspiração pra mim!! Beijos de Brasília.
Ótima dica! Vamos agendar um. 🙂
Nossa finalmente uma moromba da minha altura! Fico com a impressão que quanto mais alta mais difícil ganhar volume muscular. Tenho o mesmo peso também mas infelizmente meu percentual é 23% ainda, o meu objetivo é chegar no percentual que você tá hoje, tá gata! Boa sorte com seu novo plano e meta.
Seus treinos também sofrerão alterações? Vai intensificar o cárdio? Conta pra gente 😀 Beijo
né? Todo mundo é baixinho quando comparamos com a gente haha. E pior que não é impressão, de fato é mais difícil! Somos maiores por inteiro, nossas fibras musculares são maiores, bem mais difícil de hipertrofiar! Haja agachamento hahaha! Mas de pouquinho em pouquinho a gente chega lá.. Obrigada pelo carinho! Beijos
Ah! Quanto ao treino, sim! Já estou fazendo mais cardio, pelo menos 25 minutos por dia, e meus treinos estão sendo mais metabólicos!
Beta, não me mata, mas prefiro você mais magra! Na penúltima foto, em janeiro, está perfeita!!! Beijos
Nossa eu sofro demais …ja tem 1 ano que comecei na dieta certinha …mais eu sofro se ganho massa ganho gordura tb …se deixo de fazer uma refeição eu perco peso ….tenho 19% de gordura tb …mais tenho 1,58 de altura e 56kg….difícil demais entendo perfeitamente vc …
Estou com muita dificuldade pra fazer a minha dieta. Empurrar o marido junto, não está fácil! Sem contar que não estou conseguindo mais malhar todos os dias… Ganhei até uma barriguinha antes do casamento e tô achando que será complicado perdê-la. Parabéns pela determinação, Beta!
Estou aqui acompanhando suas mudanças e torcendo por vcs sempre irem mais além. Segundo as pessoas que não entendem que isso é qualidade de vida ” somos todos loucos”. Kkk Parabéns!
Betaaa! Menina, quanta diferença! Vc tá linda, e vou adorar acompanhar essa fase de agora tb! Parabéns pela disciplina e pelos resultados 🙂
Torço por vc e me espelho em vc tb. beijos 😉
Ótimo post Beta! =*
Belo post!
Você viu umas partes suas ali? hehe
hahahahahahaha SUPER VI!!!! hahahahaha
OBS: dançar na piscina e fotografar serviu para alguma coisa hahahaha
hahahahaha favor bzs low budget JÁ!!!
Muito linda, Beta!!!! Era bem magrinha mesmo! Te digo que emagrecer também não é nada fácil.. rsrsrsrss…
Que legal! Me identifiquei muito com vc, inclusive o tipo físico. Só na altura que não ( 1,58m hihihi)… Mas os objetivo são parecidos. Desafio: perder gordura sem perder massa magra! Força e vamos em frente!! Bj.
Beta vc é mt linda! Adoro mt vocês!! Mas acho q aonde vcs já tão deveriam se consultar com o dr Paulo muzy, acho que aí sim irão atingir seus objetivos e ficarem com os corpos que querem! Minha humilde opniao!! Outra coisa, vc acha que desde que começou a dieta de hipertrofia há mais de um ano ganhou mt gordura Pq?? Vc n seguia totalmente e roubava nas quantidades? Beijos
Estamos nos consultando agora com o Dr. Theo para tentar nos ajustar ainda mais e alcançar nossos objetivos 🙂 Não acho que ganhei muita gordura não, ao todo foram uns 10 kg de massa para 5 de gordura, o que considero bom.. Sempre segui a dieta certinho, mas músculo precisa de carboidrato para crescer, e eu era bem franga como você viu!!! Crescer seco, sem gordura é super difícil 🙁
ADOREI!! E esse lance de massa magra é fogo p ganhar ne? tb to na Luta Beta, vamos com tudo que a gente consegue,Bj
Beta, vc está linda !!!!!!