Não é novidade para ninguém que a carne vermelha está presente na nossa alimentação, no nosso dia a dia. Houve uma época em que eu passei 3 meses sem comer carne vermelha, simplesmente porque quis. Crente que estava abafando, pouco tempo depois disso fui fazer um check up no meu cardiologista e ele disse: coma carne vermelha!
É óbvio que a alimentação é algo MUITO pessoal, varia absurdamente de pessoa para pessoa. Tem gente que não come nunca e está ai, mais saudável do que nunca, se sentindo super bem. Mas esse não é o meu caso, por isso resolvi fazer esse post para mostrar para vocês alguns benefícios de consumir carne vermelha magra, e também quais são esses cortes, dois assuntos que já tive muita dificuldade em compreender.
Porque consumir carne vermelha magra?
As carnes são fonte de proteína de alto valor biológico, isso significa que elas possuem todos os aminoácidos essenciais em quantidades e proporções ideais para atender às nossas necessidades orgânicas. Além disso são fonte de ferro, vitaminas do complexo B (principalmente a B12), e de muitos outros nutrientes. Por isso, elas exercem um papel importante no nosso corpo, atuando no crescimento, regeneração, renovação de tecidos, e auxiliando na produção de hormônios. Assim fica claro que nós que estamos sempre na academia, treinando, e buscando dia após dia alcançar nossos objetivos, elas são de grande ajuda!
Quais cortes devo escolher?
Os cortes de carne vermelha considerados mais magros, que não necessitam que a gente “coloque a mão na massa” para remover a gordura são:
- Patinho
- Maminha
- Músculo
- Lagarto
- Filé mignon
- Coxão duro
- Coxão mole
Quais cortes devo evitar?
Evitar é claro, no dia a dia, quando se preocupa mais em ter uma alimentação saudável. Evidente que um churrasquinho com moderação não vai fazer mal a ninguém (dependendo dos seus objetivos!). Os corte de carne vermelha mais gordinhos são:
- Acém
- Alcatra
- Contra filé de costela
- Cupim
- Picanha
- Fraldinha
- Costela
—
Aprenda a fazer a nossa receita de hambúrguer saudável clicando aqui!
MAMINHA NUNCA FOI CARNE MAGRA. ACHO QUE VOCÊ CONFUNDIU COM FRALDINHA !!!
Atenção na interpretação do texto: o médico citou APENAS QUAIS CARNES MENOS GORDAS para escolhermos ENTRE AS QUE VC IRÁ COMUMENTE ENCONTRAR NUM CHURRASCO.
CLARO QUE NUM CHURRASCO VC NÃO RSRS ENCONTRARÁ patinho e músculo que são As duas carnes MAIS MAGRAS DO MUNDO COM CERTEZA.
SÃO AS TOPS EM MAGREZA.
AHHH E CARNE MAGRA NÃO É A QUE VC TIRA A GORDURA APARENTE. É O TEOR DE GORDURA NÃO APARENTE É QUE VALE NA TABELA NUTRICIONAL. CLARO QUE LIMPAR MELHORA MAS NÃO É LEVADO EM CONTA NA TABELA NUTRICIONAL E SIM O TEOR QUE OS OLHOS NEM PODEM VER. AHHH E MUITAS VEZES A PARTE BRANCA COLADA VISIVEL RSRSR NEM É CONSIDERADA GORDURA.
Alcatra poder ser carne magra desde que retirada todo sua gordura aparente. E só neste caso
Olá Roberta!
Eu estava pesquisando sobre algumas carnes e encontrei seu blog. Bom, sua listinha esta um pouco equivocada, porque é a primeira vez que vejo alguém classificar a Alcatra como uma carne “gorda”. Eu fiquei tão na dúvida que perguntei para um nutricionista e ele confirmou que a Alcatra é uma excelente carne e tem níveis baixos de gordura. Bom, era apenas isso. Parabéns pelo blog, adorei!
bjs
Alcatra, filé mignon, maminha, fraldinha e baby beef são opções de carnes mais magras. E é melhor comê-las mais mal passadas do que assadas demais, já que podem conter substâncias tóxicas, de acordo com Halpern.
Evite o consumo excessivo de carnes muito gordas, como cupim, costela, picanha e linguiça. A gordura da picanha deve ser retirada, pois é uma gordura saturada (responsável pelo aumento do colesterol e dos triglicérides) e com muito valor calórico.
fonte:
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/11/alcatra-file-mignon-e-maminha-sao-opcoes-de-carnes-mais-magras.html
Moça, quais são as fontes dessa sua pesquisa? Porque alcatra não é considerado corte gordo não. Quando se fala em cortes de carnes, consideram-se gordos os cortes que mantém quantidade alta de gordura mesmo após remoção de gordura aparente. Alcatra, sem gordura e grelhada, tem aproximadamente 11,6g de gordura, sendo considerada magra.
Claro que carne magra.
Ouvi dizer que o músculo é uma carne magra e contém muito colágeno é verdade?Aguardo resposta.Obrigada.
Beta, você sabe se coxão duro e coxão mole é a mesma coisa que chã de dentro e chã de fora?
Esses nomes são muito complexos pra mim, rs. Mas como eu não achei a chã nesse mapinha eu deduzi que é a mesma coisa. Costumo comer a chã e visivelmente não tem gordura nenhuma!!! E patinho eu sempre como moído e faço igual carne de hamburguer! Fica sensacional!
Hahahaha não sei! Eu vou pesquisar e te falo!!!
Pelo que minha mãe sempre me disse, é a mesma coisa sim =)
Obrigada, meninas!!! 🙂
Há um erro aí. Todos que acharam que a alcatra é uma boa carne acertaram. Dentre os cortes de carne bovina a alcatra é uma das melhores, falando em valor biológico e metabólico. Segue abaixo um link para demonstrar :
http://www.tabelanutricional.com.br/carne-bovina-miolo-de-alcatra-sem-gordura-grelhado
Também pode ser averiguado facilmente no Google. Não por menos é um dos cortes preferidos dos culturistas.
Quem conhece a carne antes de ser separada em peças vê a falta de gordura com mais facilidade. 😉
Eu encontrei as informações da “alcatra”, e não do “miolo de alcatra sem gordura”.. Porque “sem gordura” é evidente que ele terá menos gordura! De repente o corte é bom pela facilidade de se remover a gordura 😉
Já comprou alcatra ela veio com a camada de gordura (tipo sola de sapato) que cobre a peça? Até onde sei em nenhum lugar vende assim. 😉
Em nenhum lugar eu disse que vem uma “camada de gordura (tipo sola de sapato) que cobre a peça”, mas sim, já vi peças com gordura se é isso que você está perguntando 😉
Roberta, antes de mais nada, quero deixar claro que não quero que leia nada do que eu escrevo em tom imperativo, mas é a primeira vez que eu leio algo assim sobre a alcatra, não tenho a intenção de te fazer mudar de ideia, segundo Saramago tentar convencer alguém é como tentar colonizar uma pessoa, mas como sua página é frequentada, e convenhamos, muito bem frequentada, acho justo que eu faça minha parte dizendo isso, já que para quem tem objetivos é muito importante percorrer o caminho correto.
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/11/alcatra-file-mignon-e-maminha-sao-opcoes-de-carnes-mais-magras.html
http://lbb.com.br/carnes-gordas-x-carnes-magras/
A alcatra tem aproximadamente 8g de gordura a cada 100g(sem limpar); uma peça de alcatra mais magra que qualquer peça de coxão mole ou coxão duro(ambas com entre 9 e 10g de gordura a cada 100g), que estão corretamente na lista de carnes magras.
Fiz uma fantástica edição de uma imagem no paint para mostrar a peça de alcatra mais gorda que achei, do tipo que eu nunca levaria de um açougue, e como compro no açougue(em bifes). Depois de ver a edição, nem adianta pedir, não estou disponível para trabalhar com imagens. :p
http://s10.postimg.org/vxp4ql8ex/alcatra.jpg
Claro, pode ser que não costumem limpar a carne em açougues em estados que desconheço açougues, mas aqui em Brasília você pede uma carne e se quiser já pede para ser cortada em bifes(como a da imagem) ou de outra forma que prefira.
No mais, encerro minha participação por aqui, pedindo mais uma vez que não leve nada que eu escrevi como imperativo, fecho minha participação nesse post, mas não minhas visitas ao seu site, que por sinal é ótimo. 😉
O quê??! Jurava que a alcatra era magra!! [emoji]e107[/emoji] [emoji]e107[/emoji]
Eu também 🙁
Interessante. Sempre ouvi falar q alcatra tbm era considerado “magra”. Irei evitá-lá.. 😉
Eu tbm Guilherme sempre considerei a alcatra como magra. Bom saber!