Faz sentido todas essas criticas endereçadas ao Crossfit?
Vemos ultimamente, muitas críticas surgirem com a evolução da popularidade do Crossfit, mas o que realmente temos de concreto na literatura? Ela é consistente? O preço a se pagar é realmente muito alto pelo que teremos de resultado? Pelo prazer que a atividade nos proporciona?
Vamos responder essa e outras questões a seguir com alguns artigos que criticam e outros que mostram os benefícios do Crossfit.
Temos hoje na literatura cerca de 10 artigos endereçados a modalidade, dentre eles 2 falam da aplicabilidade do método às forças armadas americanas, neste o ACSM (Colégio Americano de Medicina Esportiva) faz críticas quanto a progressão feita para indivíduos novatos no serviço militar, assim como defendem um melhor período de descanso do que o recomendado: 3 dias de treino com 1 de descanso. Mas são enfáticos ao falar das melhoras obtidas quando empregado o método analisando o condicionamento de cada um e como ele pode aumentar o sentido de união dentro do grupo. (Bergeron, CSMR, 2011).
Dois destes artigos recentes publicados em abril desse ano na JSCR (Heavens, 2014; Hooper, 2014) apresentaram suas críticas pensando basicamente em como o nível de fadiga poderia influenciar em uma má execução e desencadear um mecanismo de lesão. Os dois artigos utilizam pessoas que tinham experiência em treinamento de força de 2 vezes na semana, mas nunca treinaram em circuito para realizar um treino chamado “Linda” (o criador do Crossfit já chama esse treino de barras da morte, e diz que esse treino é um dos mais difíceis, se não o mais difícil de toda modalidade, Glassman,2004). O “Linda” consiste de 10-9-8-7-6-5-4-3-2-1 repetições de Clean, Deadlift e supino, porém, em ambos os estudos conduzidos o Clean foi trocado pelo agachamento livre com barra. Estas pessoas selecionadas que nunca treinaram em circuito foram selecionadas por Heavens para fazer “linda” e Hooper analisou a capacidade de manter o movimento inalterado ao realizar esse protocolo.
Como citei no Instagram, isso seria como pegar uma pessoa que corre 2 vezes por semana e dizer que ele fará uma meia maratona. Vejam bem, eu disse MEIA! Ou seja, a pessoa pode até completar, o problema será em que condições ela o fará e a que preço. Está óbvio que seria impossível manter uma boa execução em um treino como esses, mas quem conduziu o estudo sabia muito bem a que propósito ele serviria…
O topo das tentativas veio com o clássico estudo do Dr. Paul Hak (Hak, 2013), no qual ele analisou por meio de questionário via internet, com pessoas selecionadas aleatoriamente em fóruns sobre a prevalência de lesões durante a prática do Crossfit (não vou nem criticar a metodologia, seria como chutar quem já esta caído). Neste estudo, ele achou uma prevalência de 3.1 lesões a cada 1000 horas de prática. Este resultado traçando um paralelo, é inferior a qualquer esporte de contato e também à corrida (Buist, 2010), tendo esta ultima apresentado um índice de 30.1 lesões a cada 1000 horas de pratica em um treino para provas de 4milhas.
Ufa, depois de demonstrar que quem esta tentando colocar o Crossfit como vilão utiliza fracos argumentos. De qualquer forma, falarei sobre o artigo do Smith publicado em 2013 pela JSCR, no qual ele demonstra que o Crossfit consegue melhorar as capacidades físicas, diminuir gordura corporal, e ainda comparara os ganhos de capacidade cardiovascular e diminuição de percentual de gordura com o tão falado no momento HIIT, e quem diria, o Crossfit foi capaz de melhorar os indivíduos mais treinados, coisa que o HIIT nao conseguiu…
Então o que podemos tirar de concreto disso é:
- Qualquer método é dependente do treinador, este sim terá responsabilidade completa pela montagem do programa a ser executado.
- O Crossfit pode ser uma das formas mais eficientes de se melhorar o condicionamento e melhorar a composição corporal. Mas ao mesmo tempo pode ser lesivo (menor que qualquer esporte e 10 vezes menor que a corrida como comentado acima), quem decidirá isso será o coach/professor que ira selecionar os treinos e não o método.
- Escolha bem o seu box e faça o esporte que te faz feliz, no meu caso não troco o meu WOD de jeito algum!
Um abraço!
Ola tudo bem? Vcs jah ouviram falar do Metabolic effect do Dr Jade Teta? Vcs acham que eh a mesma ou quase o mesmo que crossfit? Por favor me ajudem! Thanks
Nunca ouvimos falar. 🙁
Oi Rodrigo,
Busquei o crossfit na minha cidade e lá me disseram que a musculação (que eu faço 3x na semana) pode atrapalhar o treino do crossfit (diário). Na hora eu pensei: “mas o Rodrigo faz os dois…” Claro que só pensei, pois eu não teria argumentos para levar a conversa à frente. Rs! Sendo assim, como resolvo isso, tendo em vista que os treinadores são diferentes? Tenho que periodizar? Qual seria a melhor forma de vincular os treinamentos, já que eu busco melhor condicionamento, força e hipertrofia?
Quenya, eu não faço os dois juntos não, rs.
Crossfit envolve muita performance, e a minha prioridade é a musculação! 🙂
Oi, Quenya, Tudo jóia!? Sou praticante de crossfit há 6 meses. Acredito que uma pergunta se faz necessária: por que vc quer fazer crossfit e por que vc quer fazer musculação. Tenho uma frequência de 5 aulas de crossfit por semana, o desgaste é grande e portanto não encontro espaço para a musculação. Tentei no início conciliar mas o que aconteceu é que um estava, realmente, atrapalhando o outro. Tentei fazer musculçao, como vc, 3 vezes na semana e os outros 2/3 dias o crossfit. Pra mim o resultado foi: dificuldade em evoluir no crossfit e resposta muscular precária na musculação, pois mesmo com aporte nutricional e de suplementos não estava conseguindo ganhar massa. As primeiras semanas do crossfit deixa vc “quebrada”…rsrs Hoje, chego um pouco mais cedo na minha aula e faço alguns exercícios para ombro, como aquecimento, pois foi essa articulação que mais sofreu com a evolução do crossfit. Sou uma crossfiteira apaixonada, meus coaches são maravilhosos, não sinto a menor falta da musculação e como prêmio maior, meu corpo se modificou de uma forma que nunca havia conseguido antes com qualquer outro esporte.
Como Rodrigo falou, envolve muita performance, portanto, se o que vc quer é o CROSSFIT converse com um professor de crossfit, ele é quem vai melhor direcionar ao seu objetivo. Só te falo uma coisa, vc vai se apaixonar!
Rodrigo, vi que você respondeu sobre a prática de crossfit para gente com condromalácia patelar, pois você tem. Não quero me repetir em perguntas já respondidas, mas, mesmo tendo condromalácia, você já tem músculos fortalecidos para compensar o impacto, certo?
E no caso de gente que não tem os músculos fortalecidos (tipo eu hahaha)? Eu nunca malhei continuamente. Malhava três meses, parava, voltava depois de um tempo, mas estou querendo mudar essa realidade. Voltei a malhar e me interesso muito pelo crossfit, mas tenho medo de possíveis lesões por causa do joelho.
Então, o crossfit não é um esporte de impacto direto, mas para pessoas que tem qualquer tipo de lesão no joelho, o fortalecimento é essencial até para atividades do cotidiano. Antes de começar a treinar perna pesado eu fiz todo um trabalho de fortalecimento com o Leo Almeida, e fiz também fisioterapia. Num cenário ideal aconselho você a buscar um ortopedista, fazer uma ressonância e seguir as orientações dele para primeiro fortalecer, depois começar com a carga e treinos pesados! 🙂
Obrigadassa!
Já comecei o fortalecimento. Agora é “aguardar” a evolução hahaha =)
Olá Beta e Rodrigo, Tudo bem? Eu sempre os vejo na BT treinando e vi como acompanho vcs a algum tempo vi esta abordagem falando sobre Treino. Podemos sugerir alguma modalidade de treinamento para vocês possam abordar? Vocês já pensaram em filmar as aulas e treinos para colocar aqui no Blog ou no IG de vcs?
Claro, fique a vontade. Em breve vamos iniciar a filmagem dos treinos, que irão ser posts nossos no blog da BT. [emoji]e415[/emoji]
Primeiramente, obrigada pela resposta Rodrigo. Vi que você vocês trabalham com vários professores da BT e vi a uns dias atrás uma aula de um professor da BT de Copa no IG da @graoficial que gostei muito ele trabalha com HITT, Crossfit e treinamento funcional. O ig dele é @rodrigomirandaef. Não sei se vocês e BT trabalham ou conhecem todos os professores da BT mas, eu achei mt legal a abordagem e gostaria de saber mais sobre esta linha de treinamento na BT. Obrigada e parabéns pelo trabalho de vocês.
Silvania, deve ser o 20 Minute Workout. Faremos a aula hoje e postaremos um review dela lá no blog da BT! 🙂
Acho que não Rodrigo! Tem Workout sim la na BT de Copa mas, este treino é outro. Obrigada pela resposta. Vou acompanhar no Bog e retorno para vocês. 🙂
Pratico o Crossfit há 07 meses e ainda não tive lesão alguma. Só vejo melhorias no meu corpo e progresso em outras atividades como corridas e mergulho.
Ótimas palavras!
na minha opinião o crossfit é uma metodologia extraordinária !
Mas assim como o crossfit ou qualquer outra modalidade se não for programada ou elabora por pessoas capacitadas, bem preparada e q tenha uma pouco de sensibilidade para entender q mesmo o trabalho feito em grupo, temos q respeitar a individualidade de cada um. ” e entender q uma adaptação de um determinado exercício não vai alterar o objetivo final do treino .É Bom lembra q nem todos querem ser atletas , só querem os benefícios q a metodologia proporciona
Artigo perfeito! Acredito que, como em qualquer esporte, temos bons e maus treinadores. Sofri na pele o que é ser inexperimente e ter um treinador ruim em CORRIDA. Resultado, nao corro mais, tomei pavor de me lesionar. Pratico crossfit ha apenas 2 meses e sinto-me como se nunca tivesse feito outro esporte. Adoro, sou completamente viciada, o meu box tem excelentes treinadores e juntos somos uma familia. Parabens, mais uma vez, pelo artigo e vamos crossfitar que faz bem pro corpo, pra alma e pro coracao!!!!!
Por anos treinei apenas musculação (leve) e futebol. De 3 meses pra cá nunca vi meu corpo mudar tanto..a combinação musculação pesada e crossfit 5x por semana me deixou apaixonada, estou melhor condicionada para o futebol, estou motivada e tenho VONTADE de ir pra academia todos os dias. <3 Na hora do treino tenho vontade de esganar a professora, mas depois do treino saio toda sorrisos. rs
Pratico crossfit há 8 meses, sou apaixona pela modalidade, acredito que qualquer exercício feito de maneira errada pode lesionar!!
Amo o crossfit, ele mudou meu estilo de vida, melhorou condicionamento e com dieta e treino perdi 10% de gordura corporal em 2 meses!!
Fico feliz e mais apaixonada cada dia, passar meu limites e ver que a cada dia fico mais forte e melhor condicionada, pra qualquer atividade da minha rotina, não tem preço!
Não troco por nada!!!
A relação de academias afiliadas você pode encontrar em http://map.crossfit.com . Digite o nome de sua cidade e ele te dará a crossfit afiliada mais próxima
Gostaria de saber quais academias de crossfit no rio de janeiro são realmente certificadas?
Ana, a relação está no crossfit.com
Leiam este artigo escrito pelo coach e atleta Diego Figueroa para a Revista Crossfitter http://issuu.com/denisdiegas2/docs/rcf_abril_2014/151?e=0
Léo parabéns pelo texto, concordo porém acho q os box e os treinadores devem tomar cuidado c a dose de cada pessoa , gosto da modalidade e sei que se pode conseguir ganhos fantásticos porém c cautela pra nao ter problema! O texto acima quis colocar pra vc ler , só pra aumentar o debate!!! Abs
http://www.outsideonline.com/fitness/strength-and-power-training/Growing-Pains-CrossFit-Injuries-On-the-Rise.html
com certeza um dos melhores posts sobre Crossfit e seus benefícios/malefícios que já li. Acredito que, como em qualquer esporte, um bom coach faz a diferença. Sou praticante de Crossfit há apenas 5 meses (desde o iníco de janeiro deste ano) e o faço diariamente (vez ou outra na semana que eu descanso 1 dia, além do sábado e domingo que o box não abre =/.) e através deste obtive ganhos e resultados muito mais satisfatórios do que em qualquer outro esporte. Não, não estou criticando a musculação ou corrida ou MMA ou qualquer outro, é que através do Crossfit, pude mudar o meu estilo de vida de maneira consistente e hoje, mais do que nunca, prezo uma boa alimentação, evito os dias do lixo e quando os faço, os faço sempre com alguns cuidados, sempre pensando no meu rendimento se será, ou não, afetado, devido a esse “abuso”. Mais do que qualquer outra mudança que eu tive, o Crossfit fez com que eu mudasse meu jeito de ser, pensar e agir. A cada WOD eu tento ser melhor do que o último e nunca, graças a Deus, sofri nenhum tipo de lesão mais séria. No mais, espero que haja cada vez mais artigos assim, pois ver um esporte tão irado como esse, ser denegrido por outros profissionais da área, é muito triste. Sou muito fã de vcs e do blog e vcs tão de parabéns pela qualidade dos posts.
Forte abraço a todos!!
Show de bola!
Comecei o Crossfit a pouco mais de 3 meses e na primeira semana já notei bons resultados, tanto na baixa do body fat, quanto na composição muscular em si.
Quanto à lesões, ainda não tive nenhuma, e saliento que entrei nessa modalidade como iniciante, depois de uns 2 anos de sedentarismo.
Abraço e parabéns pelo blog, acompanho diariamente!
Excelente! Pratico Crossfit há 2 meses e não troco mais!