Okay Pessoal!
Sou Nathalia Santoro, 24 anos, nascida em SP, atleta desde 2011.
Nas minhas últimas temporadas nos EUA, eu fiz alguns cursos específicos para treinamento esportivo, tábata, treinamento de força e levantamento de peso olímpico. Treinei em diversas academias, fiz aulas funcionais, experimentais. E o que eu quero dizer com isso? Simples! O assunto desse post:
LEVANTAMENTO TERRA! Ou Dead Lift.
Em todos esses treinos que eu citei, tive a oportunidade de ver pessoas de todas as idades e graus de profissionalismo em esporte praticando essa modalidade. Pude ver o quanto eles valorizam e acreditam no retorno do levantamento terra!
Ele é um exercício feito para trabalhar cargas, mesmo assim, aprender desenvolver e trabalhar sua oxigenação e apnéia são princípios básicos que deve-se levar em conta para um bom desenvolvimento do exercício final.
Apesar do Levantamento Terra ser denominado a um exercício de full-body, ou corpo todo, ele trabalha diferentes partes e grupos musculares e em diferentes momentos. Ele não é apenas um exercício para um grupo muscular, ele incorpora mais músculos em determinados tempos de execução! Estão acompanhando? Eu também tive um pouco de dúvidas para entender com clareza a parte teórica para poder introduzir perfeitamente na hora da prática.
Vamos lá, por partes:
LOMBAR:
Os músculos da sua lombar ou lowerback são os primeiros a serem ativados junto a sua coluna vertebral nessa primeira fase do levantamento. Quando vc começa a tirar a barra do chão, deve-se manter a lombar levemente arqueada deixando a coluna vertebral em uma posição neutra, pois é ela que irá fazer com que você se encaixe na posição correta. Esse primeiro passo é importantíssimo a ser trabalhado para que você nunca se machuque executando esse exercício principalmente com cargas altas.
ASAS OU LATERAIS:
São os músculos trabalhados das axilas até as costelas.
Nós costumamos fazer exercícios específicos para essa área como: remadas variadas, porém, o levantamento terra também trabalha essa área. Contraindo bem essa parte da musculatura para trás o tempo todo fará com que sua performance melhore e se ajuste a cada repetição! Contraindo essa musculatura para trás (travando a cintura escapular, no caso) fará com que você mantenha aquela pequena curvatura que mencionei na primeira parte da explicação!
RHOMBOIDS E TRAPÉZIO:
Os músculos que ficam bem no meio das nossas costas, são os rhomboids, e os músculos que ficam acima deles até o pescoço, são os trapézios.
Essa é a fase final do levantamento terra, onde vc puxa a barra da altura do seu joelho e a “trava” na sua posição final, nessa prática vc precisa ter os rhomboids e trapézios fortes e trabalhados. É onde você terá que puxar seus ombros para traz encaixando o movimento na sua posição final. O levantamento terra é o único exercício que agrega profundidade e densidade a área
do trapézio e do meio das suas costas de acordo com alguns estudos realizados pelo professor Dean Somerset.
Eu quis falar um pouco mais a fundo sobre esse exercício específico, pois apesar de tão completo, e tão usado em muitos treinamentos de performance, eu raramente vejo alguém praticando em academias aqui em SP.
São raras as vezes em que vejo alguém fazendo e NUNCA tive a oportunidade de ver ninguém executando da maneira correta!
Esse é um exercício que precisa ser treinado e estudado antes de colocar quantidades significativas de cargas, se executado da maneira incorreta, pode te trazer lesões sérias, e ninguém quer isso, quer? Eu quero é #fikargrandeporra e #fikarfibradaporra
Espero muito que vocês tenham gostado e que possam aproveitar a minha explicação e experiência e colocar em prática!
Ah! Assista alguns vídeos no Youtube antes de ir a academia! Assistir e ver alguém fazendo, clareia ainda mais a nossa mente e acaba ficando mais automático na hora da execução!
Eh noix Queiroz! Fui que hoje é Leg day Bitch!
LINDA DEMAIS! FANTÁSTICO SEU CORPO!
VALEU DEMAIS SUA DICA!!
ESTE EXERCÍCIO (LEVANTAMENTO TERRA) É ÓTIMO!
BEIJOS E SUCESSO!!!!
Nathalia, não sou um grande especialista em levantamento terra, mas sempre estou tentando melhorar minha técnica e acompanho treinadores americanos que ensinam este exercício a alguns anos.
Sem querer ser chato, mas acredito que você precisa rever sua técnica, minha opinião é que a melhor técnica para deadlift é a empregada por atletas de powerlifting, a técnica empregada por eles além de poder colocar cargas maiores também inibe lesões.
Um exemplo para esclarecer melhor, é a posição dos pés, quanto mais juntos um do outro melhor, então a melhor posição seria posicionar o calcanhar na linha dos quadris. O quadril não pode estar muito baixo, pois isso não permite que a barra suba em linha reta. Esses foram alguns “defeitos” que vi em sua técnica. AAAHH as dicas dos joelhos pra fora é maravilhosa, porém os pés um pouco virados é mais uma pessoa com falta de alongamento na parte anterior da coxa.
Aqui no Brasil existem bons powerlifters, em SP tem uns muito bons, sugiro a você que se deseja incorporar esse exercício no seu treino procure essas pessoas e ai garanto que poderá ter resultados excelentes!
Bom treino!
Conheci a Natalia esse ano no Arnold Classic..super simpatica e linda..bjsss maravilhosssaaa
Linda! Adoro ela! Curti muito a dica. 😉
Sabemos da dificuldade de realizar alguns exercícios corretamente, mas a busca é diária mesmo. A prática leva à perfeição.
Olá, mudei meu treino recentemente, e no treino de pernas o Levantamento Terra está incluso, só que eu tinha algumas dúvidas na hora da execução e com esse post e o vídeo ajudaram bastante. Adorei.
A Nath sempre nos ajudando de alguma forma. Parabéns pelas vitórias.
Parabéns Nathalia! Muito boa a sua dica!