Oiiii!!!
Temos uma novidade para vocês, a Chef Lorena Abreu a partir de hoje faz parte da equipe de colaboradores do Frango com Batata Doce! Ela é Chef Executiva de Cozinha formada pelo Senac Rio, atua na área de gastronomia funcional, é personal chef, ministra cursos e workshops, dá consultorias e treinamento para secretárias do lar.
Estamos animadíssimos e aguardando ansiosamente às próximas receitas funcionais que virão por aí, espero que vocês também!
Pensando na Copa, a receita de hoje são Chips de batata baroa ao molho apimentado de abacate, ótimo para fazer nesses dias de jogos que ficamos em casa com a boca nervosa, rs.
Ah! E no dia 02/07 às 18h, ela vai dar uma aula de petiscos funcionais no Itanhangá, aqui no Rio de Janeiro. As vagas são super limitadas, para quem quiser mais informações, basta conferir no Instagram da Lorena, clique aqui 🙂 Aproveitem para conferir as diversas delícias que ela vai ensinar!
Esperamos que vocês curtam! E não esqueçam de assinar aqui a Newsletter do blog, para sempre ficar por dentro das últimas atualizações 🙂
- 2 batatas baroas médias
- Azeite para untar
- Salsinha para decorar
- Papel manteiga
- ½ abacate maduro
- Sumo de 1 limão
- 1 dente de alho
- 4 colheres de sopa de azeite
- Sal marinho à gosto
- Pimenta do reino branca à gosto
- Molho de pimenta Tabasco à gosto
- 2 colheres de sopa de coentro picado - opcional.
- Cortar as batatas baroa na espessura de 2mm (milímetros) aproximadamente.
- Forrar um tabuleiro com papel manteiga e untar, com ajuda de um pincel, o papel manteiga.
- Colocar as fatias de batatas sob o papel untado, pincelar azeite por cima de cada batata e salpicar sal.
- Assar em forno pré aquecido à 205°C por 20 à 25 minutos aproximadamente ou até que estejam crocantes.
- Triturar todos os ingredientes no liquidificador por 1 minuto.
- Conservar na geladeira em um recipiente envolvido com filme plástico até a hora de servir.
- 1) Caso você não tenha um mandolin (fatiador de legumes usado para fazer chips) no qual você consiga controlar a espessura das fatias, opte por cortar com uma faca. Dessa forma as batatas não queimarão, já que não estarão super finas. No caso das batatas cortadas no mandolin convencional, o ideal é fritá-las por imersão, ou seja, mergulhadas no óleo de coco. Dessa forma o calor será transferido de forma igual e rápida por toda a superfície da batata e elas não queimarão.
- 2) Outros temperos são bem vindos: salpique uma mistura de páprica picante e páprica defumada ou orégano por cima das batatas. Azeite com TABASCO também fica ótimo. Nesse caso, não coloque o TABASCO no molho de abacate, pincele junto com o azeite na superfície das batatas.
- 3) Batata doce, inglesa, asterix e inhame também são bem vindos!
- 4) Caso o abacate esteja quase no ponto de estar maduro, só use a parte amarela da polpa do abacate. Descarte a parte verde que fica mais próxima da casca.
Quase uma gucamole (molho usado na culinária mexicana).
Dica: da para acrescentar um tomate cortado em quadradinhos, sem necessidade de bater no liquidificador, apenas mexer bem e usar a pimenta dedo de moça. Fica sensacional.
UAU! Adorei vou fazer =)
que legal ,sucesso Lorena, vou seguir todas as receitas,
Tem como substituir o papel manteiga? Por exemplo, colocar em vasilha pirex?
Tem o cantato dessa chef???
Molho de abacate??? Adorooooo…muito boa essa idéia.
Explosão de delícia!!! Receita super suculenta!!!
HMMMM VOU FAZER AQUI!
Muito bom adorei, essa idéia de chips
Que delícia!! Super aprovado! 🙂