Como vocês viram no Instagram semana passada, fomos convidados pelo chef Marcelo Doin para um delicioso jantar vegano!
O Marcelo é vegano, e ele cria várias receitas inacreditáveis de tão deliciosas. Recentemente ele conquistou o diploma do Cordon Vert, renomada escola de culinária vegetariana em Londres, e chegou de lá ainda mais cheio de novidades, que felizmente nós tivemos a oportunidade de experimentar. Mas quem já o acompanha no Instagram, sabe que ele não para, a cada dia surge com uma nova receita para deixar todo mundo babando.
Para quem não sabe, existe diferença entre ser vegan e ser vegetariano! Sendo bem breve, o vegetariano não come carne, mas continua consumindo outros produtos de origem animal, como ovos e laticínios. Já o vegan, além de não se alimentar com carne, não consome nenhum produto de origem animal, sejam ovos, laticínios, mel, lã, e por ai vai… Além também de não usar produtos que são testados em animais, claro! Este estilo de vida é adotado não apenas pela opção alimentar, mas também por questões de saúde, religiosa e principalmente ética, da luta contra a exploração animal.
Portanto, já dá para ter uma noção do quão difícil é ser um chef vegan? Vai contra tudo o que estamos acostumados a comer no nosso dia a dia! Um verdadeiro desafio…
Por isso fizemos questão de fotografar e mostrar para vocês um pedacinho da criatividade do chef Marcelo, que para quem tiver interesse, ele faz o serviço de chef à domicílio, e vocês podem entrar em contato com ele (ver no final do post) para que ele elabore um jantar para vocês, em casa! Além disso ele está com diversos projetos muito legais, que estamos ansiosos para poder em breve compartilhar com vocês!
ANTIPASTO

Requeijão de castanha de cajú

Ricota de amêndoas
Achei incrível que tanto o requeijão de castanha de cajú quanto a ricota de amêndoas têm um gostinho que de fato lembra queijo! Os sabores são surpreendentes.. Muito gostosos!
ENTRADA

“No-steak” tartare
Esse aqui você JURA que está comendo um tradicional steak tartar! O chef não quis revelar o ingrediente secreto, entre as nossas tentativas de descobrir, chutamos soja e cogumelos, mas erramos feio!

Ceviche de cogumelos paris
Ceviche maravilhoso, que até o Rodrigo que não gosta de cogumelos, não conseguia parar de comer!

Sopa de abóbora com leite de coco, gengibre e curry picante
Com essa combinação, nem preciso comentar o quão gostoso estava!
PRATO PRINCIPAL

Hambúrguer de shitake com paglia e fieno de palmito pupunha e abobrinha, ao molho de tomates orgânicos caseiro e pangratatto
Como disse no jantar, depois desta massa de vegetais, nunca mais posto no Instgram o meu “spaguette” de abobrinha, rs. Além da apresentação impecável, cada ingrediente do prato estava mais saboroso que o outro. O molho de tomate fresco ficou perfeito com o paglia e fieno perfeitamente cortado e cozido. O hambúrguer de shitake foi sem dúvidas o melhor e mais saboroso hambúrguer vegano que já provei!
SOBREMESA

Trufas de tâmaras
Apesar da boa quantidade de trufas que foi servida, quase rolou tapa para comê-las. Estavam ESPETACULARES, muito boas mesmo!!! Comeria todos os dias…

Bolo de chocolate com três camadas e triplo recheio de chocolate com cobertura de ganache de leite de amêndoas
Se a cara deste bolo está maravilhosa, vocês não imagina o sabor. Éramos 5 pessoas e acabamos com o bolo inteiro! Macio, molhadinho, leve, saboroso… Todos repetiram até acabar, estava sensacional!
Sentiram o sacrifício que foi ser cobaia do chef Marcelo, não é? Já falamos para ele que quando quiser estamos à disposição para provar qualquer nova invenção!
Para quem se interessou e quer ter esse e outros jantares deliciosos em casa, eventos, etc, é só entrar em contato com o Chef Marcelo pelo telefone (21) 99917-5306 ou o e-mail vega.gastronomia@gmail.com
Beijos!
Na minha cidade ainda não conheci ou não tem ainda um restaurante vegano…. Fiquei louca com essas delícias… Vou tentar fazer algumas…..
Ola boa tarde lindona, gostaria de saber se posso pegar estas receitas, moro em Recife e queria fazer um jantar diferente para meu marido. Bjs
Esse chef dá cursos? Ou vende as receitas? Ou só vai em casa fazer jantares?
Ele ainda não dá cursos! Mas ele aceita encomendas também 🙂
Aeee, finalmente algo vegano num site brasileiro de musculação! Tudo com uma cara maravilhosa!
É uma pena que muitos nutricionistas brasileiros insistam que uma alimentação vegana seja deficiente em nutrientes e em proteína, quando, na verdade, dá pra ter uma alimentação super saudável e até vários fisioculturistas adotam..
#GoVegan
Eu vi no instagram de vocês!
Maneiríssimo
Nossa, maravilhosos todos os pratos!! Só faltaram as receitas!!… rs