O que são sardas?
As sardas ou efélides são lesões pigmentadas benignas que geralmente acometem pacientes com predisposição genética e atingem pessoas com pele mais clara como as loiras ou ruivas. São caracterizadas por manchas de cor marrom, arredondadas que pioram (aumentam em número, tamanho e ficam mais escuras) com a exposição solar. Normalmente começam a surgir ainda na infância e tendem a aumentar muito no verão.
Quais são os locais do corpo mais frequentemente acometidos?
As sardas se localizam mais freqüentemente na face, colo e ombros, mas também podem atingir outras áreas do corpo como pescoço, costas e braços.
O que podemos fazer para evitar que as sardas aumentem de quantidade?
A melhor maneira de prevenir essas lesões é usar diariamente filtro solar, evitando exposição direitamente aos raios solares, principalmente nos horários de pico, entre 10 hs da manha até 16 hs da tarde. Álem disso o protetor solar ideal deve ter FPS maior ou igual a 30 e o paciente tem que reaplicar o produto de 4 em 4 hs ao longo do dia. Na praia ou na piscina o ideal é que o filtro seja aplicado de 2 em 2 horas. Óculos escuros, barracas e bonés também ajudam muito na proteção dos pacientes com pele mais clara.
Como podemos tratar as sardas?
Para os pacientes que desejam clarear as sardas, o tratamento pode ser feito com o uso de ácidos, peelings ou luz intensa pulsada. A escolha do tratamento vai depender do tipo de pele do paciente, idade, rotina de exposição ao sol, entre outros fatores. O número de sessōes também é variavel e muitas vezes indicamos que os tratamentos mais invasivos sejam feitos no inverno, pois a pele do paciente pode ficar mais vermelha e sensível ao longo das sessōes.
Quais são os ácidos usados mais frequentemente para ajudar no processo de clareamento?
Os cremes clareadores ajudam bastante no tratamento das sardas, e podem ser usados em casa. Geralmente usamos produtos que contenham em sua composição hidroquinona, ácido retinóico, ácido kójico, ácido glicolico, arbutim, entre outros. A frequência de uso dos ácidos deve sempre ser orientada pelo dermatologista, podendo, em alguns casos, haver descamação da pele.
Deixe um comentário