Beta e Rodrigo são um casal fofo e fitness, parece que quanto mais tempo eles têm de namoro mais sarados ficam. Porém, sabemos que na maioria dos casos não é isso que acontece. É fato confirmado por várias pesquisas nacionais e internacionais que muitas pessoas engordam depois do casamento. Na verdade, nem precisa estar casado, basta começar um relacionamento sério para descuidar da boa forma. Mas por que isso acontece?
Primeira coisa que acontece é a mudança da rotina. Os programas mudam quando começamos a namorar, passamos a fazer outros tipos de saídas e programações que muitas vezes envolvem menos movimento e mais comida. Aos poucos vamos convivendo com hábitos da outra pessoa muito diferentes dos nossos e podemos ser “contaminados” por eles. As mulheres, por exemplo, com o passar do tempo no relacionamento tendem a comer quantidades parecidas com a dos homens, sendo que, na maioria dos casos, elas são menores e não precisam de tanto alimento.
No casamento essa mudança de rotina é ainda mais drástica. Ganhamos novas responsabilidades e, consequentemente, ficamos com menos tempo livre. Além disso, quem antes morava com os pais, sente agora o trabalho que dá comprar e cozinhar a própria comida e percebe o quão tentador é recorrer a pratos prontos, nada saudáveis. Quando nascem os filhos esse quadro torna-se mais evidente: mais tempo em casa, mais responsabilidades e preocupações, menos tempo livre. Além disso, ocorrem mudanças corporais na gravidez e com o próprio passar do tempo, que tornam o metabolismo mais lento e a perda de peso mais difícil.
Outro fator fundamental para o ganho de peso dos casais é a acomodação com a própria imagem. Muitas pessoas, quando ficam satisfeitas com o relacionamento, não sentem mais a necessidade de conquistar o outro, de ficar bem, se arrumar, etc. Com esse pensamento, deixam de investir em si mesmas, em sua aparência, e muitas vezes só se dão conta disso muitos quilos depois… Alguns noivos e noivas ficam super focados em dietas e programas de exercícios antes da cerimônia e logo em seguida jogam tudo para o alto e perdem a motivação para continuar.
Mesmo nos dando conta de todos esses fatores que, segundo as principais pesquisas da área, justificam o aumento de peso após o início de um relacionamento, sabemos que não é uma sentença a todos os casais, muito menos algo irreversível. Beta e Rodrigo não nos deixam mentir que é possível amar e se cuidar ao mesmo tempo. Ainda que, no início da nova vida a dois, seja complicado lidar com todas essas mudanças de rotina e de hábitos, aos poucos é possível retomar os cuidados com a forma física. Todos nós temos a mesma quantidade de horas disponíveis em um dia e é cada vez mais comum termos uma agenda lotada de compromissos. Falta de tempo é, na verdade, falta de prioridade. Não temos tempo para malhar ou cozinhar, pois priorizamos outras coisas em determinado momento da nossa vida. Não há nada de errado nisso, mas é importante ter consciência de suas escolhas e responsabilidade sobre suas consequências. Talvez o trabalho, o casamento ou os filhos impossibilitem uma dedicação intensa à dieta e aos exercícios, porém sempre é possível algum nível de cuidado com alimentação e com o corpo, se ficar em forma é algo importante para você.
É fundamental nos perguntarmos para quem nos cuidamos e queremos ficar mais magros ou fortes. Pessoas que cuidam do próprio corpo para agradar aos outros, receber elogios e ficar mais atraentes, tendem a relaxar mais com a aparência quando estão namorando ou casadas. Afinal, o objetivo final já foi alcançado e ficar “bonito” deixa de ser tão importante. Porém aquelas pessoas que fazem dieta e exercícios porque gostam desse estilo de vida ou para agradar a si próprias e atingir seus próprios padrões de beleza continuam sempre motivadas, mesmo estando casadas e com filhos.
Claro que esse percurso fica mais fácil e agradável se o seu parceiro torna-se seu aliado e o casal pode compartilhar programações que incluem uma alimentação mais equilibrada e exercícios físicos. Vemos muitas vezes o Rodrigo arrastando a Beta para o cardio e ela cozinhando pratos saudáveis para ele. Nesse caso, o outro pode ser um grande incentivador, um companheiro nesse desafio na busca por uma boa forma.
Quando eu encontrar uma mulher que curte musculação e cuidar da saúde igual eu, vou casar com ela. O Rodrigo tem sorte.
Você deveria ser uma psicóloga itinerante! Ótimo texto, parabéns!
Mariana, obrigada pelo carinho e pelos elogios aos meus textos! Beijos
seus texto são mesmo maravilhosos! Parabéns