Dando continuidade ao primeiro post sobre adoçantes, hoje vamos falar um pouco mais sobre cada um dos componentes que normalmente damos preferência para utilizar a fim de adoçar nossas receitas. A nossa nutricionista Patrícia Davidson reuniu diversas informações para nós.
Conhecendo-os melhor, você também poderá fazer a sua escolha!
Agora vai ser mais fácil escolher qual o melhor jeito de adoçar a sua receita 🙂
Beijos!
Muito bom o post mas fiquei com uma dúvida, eu tenho insulina aumentada, será que tem algum problema consumir sucralose por ser derivada da cana-de-açúcar? Obrigado.
Segundo esses dois estudos: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19221011 e http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21245879, a sucralose não causa alteração na insulina. 🙂
Mas esse: https://news.wustl.edu/news/Pages/25491.aspx diz que sim! Então, voltando ao início: o ideal é consultar um nutricionista, explicar sua condição e aguardar orientação. 😉
Oi, minha dificuldade é quanto às quantidades… Se tenho uma receita que diz “1 xícara de açúcar”, por exemplo, como saber por quanto desses adoçantes poderia substituir? Obrigada.
A equivalência sempre é descrita no verso do rótulo do adoçante. 😉
E o xylitol?
Obrigado pelas dicas. Porque o melado tem cromo? O cromo está na cana de açúcar ou na beterraba? Vcs podiam fazer um post falando dos alimentos ricos em cromo, se puder coloca a quantidade tb. Obrigado. Abs
Muito bem explicado!!!!!! Adorei…..
Adorei o post. Só tenho mais uma dúvida: queria saber qual o indice de influência desses açucares em relação ao aparecimento de celulites. Por exemplo, o açúcar mascavo seria melhor que o normal em relação à celulite, ou não tem diferença? Sei que o aparecimento de celulites está ligado a vários fatores, mas gostaria de saber se qualquer açúcar pode contribuir no seu aparecimento ou não? No geral, uso sucralose.
Adoreii! Faz muito tempo que uso stevia e já me acostumei com o amarguinho que o adocante dá. Vou tentar a sucralose! Otimo post : )
Durante muito tempo usei aspartame achando que fosse o melhor;mudei para o sucralose por causa do sabor;só depois de ler o post ,vi que tinha feito a coisa certa.vou usar também o stévia.
E o xylitol??? Alguma indicação?
ótimo post gente 🙂 Capricharam! Beijos
Obrigada, Carol :)!!!
Olá… Adoro o blog de vocês!! A alguns meses venho adaptando receitas, mudando a minha alimentação e fazendo algumas substituições, para bolos e shakes não costumo usar nenhum tipo de aditivo para adoçar pois ensinei meu organismo a se adaptar ao gosto natural dos alimentos (e raramente adoço alguma coisa) e agora após ler este e o primeiro post sobre açúcar/adoçante, quando precisar adoçar alguma receita, vou usar o Stévia, não tinha tanta informação assim sobre ele!! Obrigada e até mais. Gaby =)
De todos qual o mais recomendado?
Nós, particularmente usamos mais stévia e sucralose!
Engraçado que ainda ontem eu tava cheio de dúvida em relação a isso… Sempre usei aspartame e andei lendo umas coisas assustadoras aqui no blog… e me identifiquei em vários pontos, só que nunca imaginei que pudesse ser por causa dele. Ontem mesmo troquei por stevia.
Uma dúvida muito comum e um post ótimo, muito bem explicado! Adorei!! 🙂