A nutrição funcional ampliou seu campo de atuação, pois já é regulamento que nutricionistas podem incluir na dietoterapia o uso de fitoterápicos. A mistura entre alimentos e plantas favorece ainda mais a absorção e metabolismo dos nutrientes. Falo sobre essa associação de alimento-planta, pois os bons resultados ocorrem mediante a alimentação equilibrada, os fitoterápicos servem como um auxiliar no tratamento. Não adianta fazer uso das plantas com uma alimentação desregrada. Estes estão sendo muito utilizados no emagrecimento os fitoterápicos são ótimos auxiliares. A forma de ação varia de cada um. Existem inúmeras formas de uso, podem ser ingeridos na dieta através de chás, temperos ou encapuslados.
Os chás como de hortelã, ou erva doce para melhorar a digestão; de espinheira santa para gastrite e desconfortos estomacais; hibiscus ou cabelo de milho ou cavalinha para diminuir a sensação de inchaço; camomila, erva cidreira, passiflora para a ajudar a relaxar e ter uma noite mais tranqüila; e até mesmo para dar um gás a mais como o ginseng, por exemplo. Outra forma de utilizá-los é como temperos: polvilhar canela na banana ou misturar hortelã na salada são ótimas pedida.
Para o processo de emagrecimento alguns fitoterápicos estão sendo bastante utilizados na prática clínica como a irvingia gabonensis, que consegue atuar no bloqueio da produção de gordura, o Citrius aurantium que a aumenta a termogênese e consequentemente a perda de peso e ajuda a dar uma disposição a mais. O chá verde também possui inúmeras ações como antioxidante, antiinflamatória, atua na redução na absorção de gorduras. Outros como o glucomaman ou o psylium devem ser ingeridos com bastante água e funcionam como fibra que dão mais saciedade, o que também é importante para o processo de emagrecimento. Mas as pesquisas estão avançando nesse campo e novos fitoterápicos principalmente para a perda de peso surgem a cada dia.
A fitoterapia oferece diferentes caminhos às terapias tradicionais, tendo a natureza como objeto de escolha para a melhora da saúde dos pacientes. Portanto, fitoterapia previne e trata doenças, sendo assim é importante cautela quanto ao uso. Não é porque é uma planta que pode ser consumido em qualquer quantidade , devendo haver supervisão de médico ou nutricionista. Sabe-se que a conduta é individual. A erva que pode ser boa para uma pessoa, pode não ser para outra, podendo haver efeitos colaterais indesejáveis.
Agora somente nutricionistas com formação em fitoterapia podem prescrever fitoterápicos!
Seguem algumas opções de chás funcionais:
– Ansiolítico natural (anti-compulsão) – Chá de melissa + camomila:
Infusão de 1 colher de sobremesa de folhas secas de melissa + 1 colher de sopa de camomila para cada xícara de água.
– Emagrecedor – Chá de hibisco + gengibre:
Infusão de 1 colher de sobremesa da erva + 1 pitada de gengibre em pó em infusão em água quente.
– Anti-retenção – Chá de chapéu de couro + cavalinha:
Infusão de 1 colher de chá de chapéu de couro com 1 colher de chá de cavalinha para cada xícara de água, 3 vezes ao dia.
– Para dormir melhor – Passiflora + capim limão + camomila + melissa:
Infusão de ½ xícara de passiflora + ½ xícara de capim limão + ½ xícara de camomila + ½ xícara de melissa – Misturar tudo em um recipiente e usar 1colher de sobremesa para uma xícara de chá para fazer a infusão.
Preparo do chá:
Infusão – para flores e folhas:
Utilizar 2 colheres de chá da erva para 200 ml de água ou 1 colher de sopa para 1 litro de água; colocar a água quente sobre estas folhas ou flores; aguardar 5 minutos para extrair os princípios ativos e guardar na geladeira (se quiser gelado) ou em garrafa térmica; não reaquecer e consumir no máximo em 24 horas.
Observações:
Não armazenar o chá em recipientes metálicos, somente em vidro ou porcelana;
Tomar pelo menos 3 xícaras para ter efeito terapêutico;
Nunca misturar mais de 4 tipos de ervas numa mesma preparação.
Para melhorar o sabor:
Pode ser combinado com alguns componentes sem alterar a propriedade.
Experimente erva cidreira, hortelã, erva doce, casca de abacaxi ou manga ou maça desidratada.
Ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde. Abafe por 2 a 3 minutos e coe.
Há alguns dias a Beta falou, no snapchat ou no snapgram, sobre um um chá com várias ervas que ela sempre faz para ajudar com a retenção. Onde eu consigo a receita?
Amo chá mas como cunsumo na maior parte das vezes no trabalho vai o de saquinho. Ouvi dizer que estes não são muito bons por serem misturados com outras coisas que nem sabemos o que é. É verdade que o efeito dos saquinhos é menor?
Depende muito da marca, mas comprar as ervas e fazer você mesmo é muito melhor!
Ameiiii! Amo chá e o post me ajudou muito com algumas duvidas que tinha =)
O CHÁ DE HIBISCO QUAL HORARIO DE SE BEBER?
Pq não pode ser armazenado em recipiente metálico? Nunca tinha ouvido falar disso!
Quase sempre coloco meu chá na garrafinha de metal [emoji]e107[/emoji]
Por que nao pode?