Trufa de chocolate é um tipo de doce feito com chocolate, onde é colocado um recheio feito geralmente de chocolate, creme de leite e conhaque, junto com mais algum recheio, como noz, avelã, gotas de licor ou frutas cítricas. É coberto novamente por chocolate e opcionalmente envolta no cacau em pó.
A verdadeira origem desta deliciosa iguaria de chocolate é incerta. Alguns atribuem-na a um erro cometido por um chef patissier da corte austríaca no fim do século XIX. Outros afirmam que as trufas foram criadas na Bélgica, berço de alguns dos melhores chocolates do planeta. Há ainda os que atribuem a criação das trufas de chocolate a experiências realizadas por suíços, que levaram à invenção da ganache, ou aos franceses, já sua aparência se assemelha à de raros e saborosos cogumelos, de altíssimo valor culinário, que ocorrem na França. Recebeu este nome em analogia a trufa, um cogumelo subterrâneo que é consumido há mais de três mil anos, devido ao seu tamanho, cor e pelo fato de que ao ser recolhido vir envolto em terra, assim como a trufa de chocolate é envolta em cacau em pó. Aliás, dizem que a criação desta magnífica receita aconteceu na cozinha do mito da culinária Auguste Escoffier, nos anos 1920. Segundo contam, um dia um de seus aprendizes estava tentando fazer uma receita de creme de confeiteiro e acidentalmente despejou creme de leite quente em uma tigela de chocolate picado, em vez de colocar o creme na tigela de ovos batidos com açúcar que faziam parte da receita que ele estava preparando. Conforme a mistura de creme de leite e chocolate foi esfriando e ficando consistente, ele descobriu que podia trabalhá-la com as mãos, formando bolotas. Depois teve a idéia de passá-las em chocolate em pó e ficou espantado com a semelhança entre a sua nova invenção e as raras e saborosíssimas trufas (cogumenlos) encontrados nas regiões de Perrigord, França e Piemonte, Itália.
Existem muitas maneiras de se preparar uma trufa. Mas a trufa mesmo, para ser considerada trufa, deverá ter seu recheio incorporado na massa de ganache a ser produzido (ou de outra maneira ele é considerado um bombom).
Fonte de pesquisa: http://trufablog.wordpress.
Como vimos, trufas são caracterizadas por usarem chocolate (geralmente feitos com gorduras, açúcares e leite de vaca) e creme de leite integral. Tudo regado à gorduras, açúcares e lácteos. O sabor pode (e é) uma delícia, mas é cheio de calorias vazias e poucos nutrientes para o nosso corpo.
Para matar aquela vontade de comer um docinho especial, cheio de sabor e nutrientes, fiz essa receita de trufa funcional para satisfazer esses desejos sem culpa!
OBS: Notem que a base da receita é tâmaras. Para quem gosta de um pouco mais de “açúcar”, existe um tipo de tâmara que se chama Tâmara Israelense, que além dela ser gigante (e custar o dobro do preço da mais popular), é super carnuda e extremamente doce. O legal dessa receita que além de ser totalmente saudável, ela é zero adição de açúcar, sendo ideal para quem é diabético.
- 1 xícara de tâmaras sem caroço
- 1/2 xícara de figo seco
- 1/2 xícara de ameixa seca sem caroço
- 1/2 xícara de nozes
- 1/2 xícarade castanha de caju crua e sem sal
- 1/2 Xic de amêndoa crua e sem sal
- 1 colher de sobremesa de óleo de coco
- 1 xícara de coco ralado sem açúcar
- Gojiberry e castanhas para decorar
- Triturar as oleaginosas até formar uma farofa e reservar.
- Em seguida, triture as tâmaras, figos e ameixas e reserve.
- Em um bowl, misture as frutas secas trituradas, o óleo de coco e uma parte da farofa (reserve a outra parte para enrolar as trufas).
- Misture bem até formar uma massa homogênea.
- Em seguida, faça bolinhas e enrole no coco e na farofa de oleaginosas.
- Decore com gojiberry e castanhas.
- Conserve na geladeira até o momento de servir.
- Pra quem gosta de um pouco mais de "açúcar", existe um tipo de tâmara que se chama Tâmara Israelense, que além dela ser gigante (e custar o dobro do preço da mais popular), é super carnuda e extremamente doce. O legal dessa receita que além de ser totalmente saudável, ela é zero adição de açúcar, sendo ideal para quem é diabético.
Aonde eu faço as encomendas????kkkkk babandooo aquii, quase morrendoo! se forem tão deliciosas quanto são lindass, socorro!