Lavar o rosto todos os dias é um hábito super importante pois ter uma pele limpa e bem tratada é essencial para a nossa saúde. A rotina de higiene diária tem como primeiro passo a lavagem do rosto, feita com sabonete líquido ou em barra. Mas com tantos produtos nas prateleiras, qual devemos escolher?
Primeiramente, devemos sempre levar em consideração o nosso tipo de pele. Nas farmácias, encontramos muitas marcas de sabonetes para pele seca, sensível, oleosa ou mista.
Sabonetes indicados para pele seca
Muitos fatores provocam o ressecamento cutâneo como fatores genéticos, hormonais ou variações climáticas, como vento, frio, etc. A pele seca geralmente é aspera, pode descamar ou apresentar rachaduras e muitas vezes o paciente relata uma sensação de “repuxamento” da pele. Geralmente os sabonetes indicados para a pele seca são os que possuem os seguintes componentes: ceramidas, manteiga de Karité, glicerina, óleo de amêndoas doce, entre outros.
Sabonetes indicados para pele sensível
Pacientes com a pele sensível apresentam com muita frequência a pele avermelhada ou ficam com a pele irritada facilmente com o uso de ácidos. Nesse grupo também entram os pacientes com rosásea e com tendência a desenvolver alergias. Os sabonetes indicados para pele sensível geralmente são os que apresentam compostos com ação calmante como calêndula, Aloe Vera e camomila.
Sabonetes indicados para pele oleosa
Os pacientes com pele oleosa normalmente se queixam de excesso de brilho, cravos e espinhas. A higiene diária da pele oleosa deve ser realizada com sabonetes que contenham em sua formulação agentes que removam a oleosidade da pele como o ácido salicílico, ácido glicólico, enxofre, Pca de zinco. A limpeza da pele deve ser realizada de forma equilibrada, pois a lavagem em excesso pode provocar efeito “rebote” (ou seja, estimular maior produção de oleosidade pela pele).
Sabonetes indicados para pele mista
A pele mista possui partes oleosas e partes secas. Neste caso, a oleosidade aparece principalmente na região da testa e nariz ( chamada zona T) Para os pacientes com esse tipo de pele é mais difícil a escolha dos produtos já que há uma quantidade maior de oleosidade na região central da face e um certo ressecamento nas partes laterais. Para pele mista então, devemos usar um sabonete que diminua a oleosidade, mas que não resseque muito a pele. Muitas vezes, dependendo do grau de oleosidade na zona T, o paciente pode usar um sabonete com ácido salicilico, por exemplo, e complementar com o uso de um hidratante nas partes ressecadas do rosto.
—
E aproveitando que estamos falando sobre cuidados com a pele, a nutricionista Patrícia Davidson ensinou a receita de um suco bem legal para manter a pele radiante!
Foto retirada do site Patrícia Davidson Haiat
Ingredientes:
6 morangos médios (pode ser congelado)
1 colher (sobremesa) de semente de linhaça
200ml de água de coco.
Modo de Fazer:
Bater tudo no liquidificador.
E porquê ele é bom para a pele? “A vitamina C contida no morango é essencial para a boa manutenção da pele e formação do colágeno, além disso é ótima fonte de antioxidantes que combatem os radicais livres. Junto com a gordura de boa qualidade, minerais como o zinco e as fibras da linhaça que ajudam no intestino. E não temos dúvida de que pele bonita é sinal de intestino em dia!”, explicou ela.
Deixe um comentário