Não é novidade para ninguém que a base para a nossa saúde é uma boa alimentação. Não é a toa que Hipócrates dizia “que o alimento seja seu único remédio”. Por isso enchemos nossas casas com proteínas, verduras, legumes, frutas…
Mas até onde podemos confiar nos alimentos que temos como saudáveis, e são vendidos nos supermercados? Muitos destes alimentos recebem enormes quantidades de produtos químicos desde sua plantação até chegar às nossas casas.
Hoje em dia muito se ouve falar em alimentos orgânicos. Desde o frango, a frutas, legumes, verduras, enfim… Uma infinidade de alimentos que vemos nas prateleiras rotulados como “orgânicos”. Esses alimentos geralmente são mais caros do que os demais, e sei que geram dúvidas em muitas pessoas. Por isso hoje vamos falar esclarecer um pouco mais sobre os alimentos orgânicos para vocês…
O que é o alimento orgânico?
O alimento orgânico é aquele que é livre de insumos químicos como adubos químicos e agrotóxicos, livre de drogas veterinárias, antibióticos e de organismos geneticamente modificados, além de ser livre de aditivos químicos como corantes, aromatizantes, emulsificantes etc.
Porque devo escolher os alimentos orgânicos?
A principal vantagem em consumir os alimentos orgânicos, é que de fato eles são mais saudáveis por serem livres dos agentes químico. Esses químicos alteram a composição dos alimentos, para vocês imaginarem, em 2007 foi realizado um estudo nos Estados Unidos, que concluiu que alimentos orgânicos contêm cerca de 40% a mais de antioxidantes do que os cultivados de forma tradicional! Muitas frutas orgânicas, por exemplo, apresentam maior concentração de frutose, de vitamina C e de potássio. Ou seja, os alimentos orgânicos de fato são mais nutritivos, pois são cultivados em solos ricos e balanceados com adubos naturais.
Além de serem melhores apara a sua saúde, os alimentos orgânicos são “amigos” do meio ambiente, pois protegem futuras gerações de contaminação química, evitam erosão do solo, restauram a biodiversidade, ajudam os pequenos agricultores, entre outros.
Mas além de serem menores em tamanho dos que os demais alimentos, entendemos que são alimentos mais caros, por isso nem sempre é possível comprar todos os itens da nossa lista de compra com este tipo de alimento. Neste caso:
Quais são os alimentos que devo dar preferência por comprar orgânicos?
A nossa nutricionista, Patrícia Davidson Haiat, fez uma lista dos 4 alimentos que você deve fazer questão de sempre comprar orgânico.
GRÃOS
“Grãos em geral são fortemente pulverizados por pesticidas, carregando neurotoxinas e carcinogênicos ligados a vários problemas de saúde. Já os orgânicos, portanto sem pesticidas, reduzem os riscos de doenças do coração e derrames, assim como ajudam a manter o peso.”
SOJA
“Mais de 80% dos grãos de soja vendidos são geneticamente modificados. Esse tipo de alimento está ligado ao nascimento de bebês com peso abaixo do normal e infertilidade, alergias etc. Quando você compra a soja orgânica, também evita a ingestão de neurotoxinas comuns do uso de pesticidas.”
CARNE
“As carnes de vaca e de frango não-orgânicas contêm antibióticos e pesticidas (presentes por causa da alimentação desses animais para abate contendo fertilizantes industriais). O principal perigo nesse caso é que as carnes ganham diversos aditivos que já foram considerados cancerígenos.”
MAÇÃ
“As maçãs são uma das frutas mais expostas aos pesticidas e possíveis carcinogênicos. Mesmo depois de bem lavadas, elas estão cheias de traços tóxicos. Já as orgânicas são uma ótima fonte de fibra, ajudam o sistema cardiovascular e reduzem o colesterol sem nos encher de toxinas.”
Informações retiradas daqui 🙂
Lembre-se de que o produto orgânico é certificado! A qualidade deles é assegurada por um Selo de Certificação, que é fornecido pelas associações de agricultura orgânica ou por órgãos certificadores independentes, responsáveis por verificar e fiscalizar a produção destes alimentos, desde a sua produção até a comercialização. O Selo de Certificação é a garantia que temos, de estar adquirindo produtos mais saudáveis e isentos de qualquer resíduo tóxico.
Bom dia pessoal, conheci o blog essa semana e gostei demais de todas as informações, é sensacional! Me desculpem se a informação já foi postada aqui, mas eu realmente não achei, nem na seção de perguntas mais frequentes. Eu gostaria de saber qual o leite de soja que vocês utilizam nas receitas e onde pode ser adquirido. Coloquei o post aqui porque os leites de soja que eu conheço provém todos de soja não orgânica (as que são normalmente cultivadas, e que são, em sua grande maioria, geneticamente modificadas). Conheço um leite de soja da Yoki, que não tem acucar e pode ser usado tanto pra receitas doces como pra salgadas, mas sinceramente, tenho dúvida sobre a qualidade dessa soja. Abraços e novamente, parabéns por todo o blog!
Luiz, nós usávamos Ades Zero, mas agora usamos leite de amêndoas caseiro.
Oi Luiz!!! No inicio do blog utilizamos bastante o Ades mesmo, tínhamos outro acompanhamento nutricional. Depois paramos de usar por recomendação dos profissionais que hoje em dia nos acompanham! Então substituimos ele por leites vegetais como de coco, amêndoas etc! Beijos e obrigada pelo carinho 🙂
Tenho acompanhado o blog de vocês algum tempo já e tenho aprendido bastante…
Uma dieta basicamente frango, batata doce e brocolis para hipertrofia, estaria errado?
Obrigado e parabéns pelo blog!
Roberto, você iria limitar muito a ingestão de micronutrientes, por isso é sempre indicado buscar um nutricionista para montar dietas. 🙂
Pra quem for do Rio, segue o circuito de Feiras Orgânicas certificadas pela ABIO (Associação de Agricultores Biológicos do Rio de Janeiro):
Bairro Peixoto
Praça Edmundo Bittencourt – Sábados, das 8:00h às 13:00h
Gloria
Rua do Russel – Sábados, das 7:00h às 13:00h
Ipanema
Praça Nossa Senhora da Paz – Terças-feiras, das 7:30h às 13:00h
Leblon
Praça Antero de Quental – Quintas-feiras, das 7:00h às 13:00h
Jardim Botânico
Praça da Igreja São José da Lagoa – Sábados, das 7:30h às 13:00h
Tijuca
Praça Afonso Pena – Quintas-feiras, das 7:30h às 13:00h
Super vale a pena!
Tem também as Feiras da Essência Vital. Não conheço mas quem quiser visitar:
FEIRA ORGÂNICA DE BOTAFOGO
Sábados, das 07:00 às 13:00
Saída do Metrô – R. São Clemente esquina com R. Muniz Barreto.
FEIRA ORGÂNICA DO FLAMENGO
Terças-feiras, das 07:00 às 13:00
Praça José de Alencar – R. Marques de Abrantes,
esquina com R. São Salvador, pertinho do Metrô Largo do Machado.
FEIRA ORGÂNICA DE LARANJEIRAS
Terças-feiras, das 07:00 às 13:00
Praça Jardim Laranjeiras – R. General Glicério, altura do n. 224
Fica a dica =)
Olá, amo o blog de vocês e leio diariamente os seus posts no instagram.. mas não posso ler uma matéria dessa e deixar de fazer um pequeno comentário: de fato produtos orgânicos são melhores para a saúde, como citado na matéria. Mas tenho um adendo a fazer sobre as carnes: eu sou estudante de Medicina Veterinária e venho brigando diariamente contra leigos e profissionais da saúde que não se cansam de dizer que frango e outros produtos de origem animal contém hormonios. Isso é mentira, nunca teve e nunca vai ter, além do mais, esta na Legislação.. e qualquer embalagem de qualquer marca de frango pode conter a frase: “Sem hormonios, segundo a Legislação Brasileira”. Outro ponto: os antibioticos.. esses sim são fornecidos aos animais, mas alguns dias antes do abate é feito um periodo onde os antobioticos não são fornecidos aos animais com a finalidade destes não passarem para a carne e pra gente não acabar consumindo essas substâncias. É isso… desculpa o texto um pouquinho longo e por favor, não leve a mal, so gosto de esclarecer essas coisas e tentar acabar com essa lenda de que frango tem hormonio 🙂 beijinhos
Oi Flavia, obrigada pela informação! 🙂
Flavia, muito esclarecedor teu comentário. Então temos garantia de que, ao menos nas grandes empresas deste mercado, não há risco das carnes conterem antibióticos? Imagino que haja um rigoroso controle de qualidade tanto por parte das empresas como na fiscalização pelos fiscais do Min. da agricultura. Agora, a questão da alimentação que é dada aos animais continua um ponto de interrogação pra mim. Você teria alguma informação pra compartilhar conosco sobre isso? abraço!
Eu, como estudante de agronomia, me vejo na obrigação ética de comentar esse post.
Apesar de eu ver que vocês são bem preocupados com a seriedade das fontes que vocês utilizam aqui, acho que dessa vez vocês foram imparciais e acabaram contando aqui apenas um lado da história. Há varias incoerências técnicas no texto e acredito que o mais indicado teria sido ter consultado um agrônomo sobre o assunto. Esses sim são os profissinais capacitados para falar sobre sistemas de produção de alimentos!
Primeiramente, produtos orgânicos não são livres de químicos. Eles são livres de quimicos sintéticos, o que não necessariamente é uma vantagem. Para uma molécula sintética ser aprovada, ela precisa passar por uma série de testes feitos pelo Ibama (periculosidade ambiental), Anvisa (toxicidade à saúde humana) e pelo Ministério da Agricultura (eficiência agronômica). Ou seja, para um químico sintético entrar no mercado, ele é testado inúmeras vezes, de maneira extremamente complexa. Uma bula é emitida sobre sua ação, seus perigos, sua aplicabilidade. Enfim, é um processo extremamente sério e longo. Os químicos usados na agricultura orgânica não passam por nada disso. É comum as pessoas presumirem que porque algo é natural ele não tem nenhuma questão adversa, mas esse pensamento é muito superficial.
Outra coisa, alimentos orgânicos não são mais nutritivos do que os produzidos na agricultura convencional. É muito perigoso disseminar essa ideia porque ela simplesmente não é verdade.
Alimentos geneticamente modificados não são vilões. Muito pelo contrário! São eles que vão garantir que o mundo não passe fome! Muitos deles, inclusive, permitem que menos químicos sinteticos sejam utilizados. É o caso dos produtos que apresentam tecnologias RR e Bt. A discussão é muito complexa e renderia um livro, mas não há evidência científica que justifique o não uso desses alimentos.
A ideia da agricultura orgânica é muito interessante, mas é muito difícil (e muitas vezes inviável) pensar nela em larga escala. A principal desvantagem dela é que não tem como alimentar o mundo assim! A discussão é muito profunda e dentro da própria agronomia há muitas divergências. Mas o que eu posso garantir que falar em alimentos orgânicos não é tão simples quanto o post de vocês fez parecer.
Por isso é que a mensagem que eu queria deixar aqui é que o assunto precisa ser abordado com muita responsabilidade. Vocês têm um blog sério, formador de opinião e devem sempre procurar se pautar na ética. Acredito que vocês sejam muito cuidadosos quanto ao que vocês publicam aqui, portanto recomendo que procurem um agrônomo sério e conhecedor do assunto para tirar eventuais dúvidas. Mas posso adiantar que vocês escreveram sérios absurdos aqui do ponto de vista agronômico. Maçã orgânica, por exemplo não tem mais fibra que a convencional. Procurem também um zootecnista para falar sobre produção de carne porque também há varios mitos que circulam por aí.
Procurem se informar também sobre alimentos rastreados. Esses sim são muito interessantes!
Por enquanto, sugio que dêem uma pesquisada mais profunda sobre o assunto. Pra começar, dêem uma lidinha aqui: http://www.realclearscience.com/blog/2014/06/the_biggest_myth_about_organic_farming.html
Parabéns pelo blog!
Abraços,
Lara