Dar início a um novo projeto fitness não é nada fácil, todo mundo que já tomou essa decisão de mudar radicalmente hábitos alimentares e começar a fazer exercícios sabe bem disso. Aos poucos, a dificuldade inicial de vencer a preguiça e os antigos hábitos dá lugar a uma sensação de conquista quando os primeiros resultados positivos aparecem. Nada é mais motivante do que perceber a saúde e a aparência melhores a cada dia. Quando olhamos para trás já não reconhecemos mais antigas fotos e nos enchemos de orgulho de ter alcançado um novo corpo.
Se essa história acabasse aqui, esse seria um final feliz perfeito. Porém a vida continua e algumas vezes é difícil manter o foco e o resultado atingido por muito tempo. Por algum motivo, a nova rotina já não consegue ser mantida com tanta disciplina, a alimentação torna-se mais desequilibrada e quando menos se espera alguns (ou mesmo todos) aqueles quilos perdidos retornam, a massa magra que foi conquistada com tanto esforço desaparece. Os sentimentos predominantes relatados pelas pessoas que já passaram por esse processo de emagrecer e depois voltar a engordar é de desânimo e fracasso. É como se voltassem à primeira casa de um jogo de tabuleiro, sentem que perderam tudo o que conquistaram com tanto esforço e a vontade de “chutar o balde” torna-se enorme. Mas será que quando largamos a academia, tropeçamos na dieta e voltamos a engordar todo o esforço de ter emagrecido na primeira vez foi perdido?
Engana-se quem pensa que o processo de conquistar novos hábitos, emagrecer e ter mais saúde é linear, com início, meio e final feliz. Na verdade trata-se de um caminho cheio de altos e baixos, conquistas e tropeços e que requer muita paciência. Deslizes da dieta e faltas na academia são comuns e fazem parte de todo o processo. Quando estes deixam de ser pontuais e se tornam mais frequentes o resultado pode ser comprometido sim. Porém a culpa de ter “falhado” é muito mais prejudicial. Pensar que já não está seguindo corretamente a nova rotina e a culpar-se por isso pode gerar mais ansiedade e fazer com que a pessoa desconte essa frustração na comida e deixe a preguiça vencê-la de vez.
Mesmo quando a balança mostra que todos os quilos voltaram, não está tudo perdido. Não voltamos à estaca zero, nem exatamente ao que éramos antes, pois temos a nosso favor a experiência de já ter conseguido da primeira vez chegar aos objetivos que traçamos. Quem já conseguiu mudar os hábitos, emagrecer e fazer exercícios regularmente uma vez sabe o que é necessário ser feito e já conhece todo o processo. Essa experiência pode ser útil para traçar novas metas e entender o que está dando errado agora. Ainda que não estejamos focados como antes, já adquirimos hábitos mais saudáveis que podem ser acessados quando decidirmos retomar a rotina. Ao invés de deixar o sentimento de fracasso dominar e desistir de recomeçar, é necessário olhar para a nossa conquista e recobrar a motivação que nos ajudou da primeira vez.
Nossa vida é repleta de fases e em algumas delas não é possível manter a dieta equilibrada e os exercícios físicos com a mesma prioridade de antes. É importante reconhecer esses momentos onde não conseguimos seguir nosso ideal de rotina tão à risca e tentar fazer aquilo que é possível. Sem se cobrar tanto, mas sem aproveitar a desculpa da falta de tempo para jogar tudo para o alto. Com certeza o prejuízo será menor se os deslizes forem vistos como tropeços que fazem parte do processo e não como fracassos onde tudo é colocado a perder. Ter em mente que se alimentar bem e fazer exercícios é um projeto para a vida, e não para o próximo verão, pode ajudar a perceber a importância de se buscar um equilíbrio mesmo quando não estamos tão focados. Em algum momento, quando essa fase conturbada passar, emagrecer e malhar podem voltar a ser necessidades prioritárias os resultados anteriores podem ser reencontrados. Afinal, recomeçar é sempre possível.
É realmente muito dificil!!! estava totalmente desanimada, tava precisando disso para manter me foco!!!
Já eu to sentindo que o que eu faço atualmente não dá resultados.
Fui em nutricionistas, segui a dieta e perdi massa e ganhei gordura.
Sinceramente to bem desanimada.
E minha cidade não tem medicos especialistas para isso, pra eu descobrir onde eu to errando, ou o q ta errado na dieta, no metabolismo…enfim, eu não sei o q fazer.
Aí vou seguindo na dieta e malhando, mas não tendo resultado, e o dinheiro só vai embora :((((((
Beta , você toma anticoncepcional? Me desculpe a pergunta , mas é porque meu médico me recomendou,porém sempre ouvi falar que deixa ansiosa e também muito inchada , pode me dar sua opinião??
Amooooooooo seu blog , amo seu trabalho e me inspiro sempre no seu corpo , cada vez mais linda!!!!
Oi Maitê! Obrigada pelo carinho :)!
Usei durante 6 anos e parei de usar em dezembro do ano passado. Confesso que não achava que fazia diferença em relação a inchaço nem ansiedade, mas eu tinha muita enxaqueca enquanto tomava, esse foi um dos motivos que me fizeram parar!
Esse texto resume literalmente o meu processo atual, recomeçando estou e como disse no texto por já conhecer o caminho sigo confiante que logo estarei de volta a rotina.
Parabéns pelo texto.
Fez toda a diferença acordar e ler este post hoje!
Ano passado, nesta mesma época, eu tinha exatos 8kg a menos e este ano não foi muito positivo, problemas com saúde que me afastou dos treinos e me desmotivou totalmente. Nem sei quantas vezes este ano recomecei na segunda e terminei na sexta da mesma semana! Mas ganhei motivação extra com vcs hj,para parar este ciclo e reconquistar meu bem estar.
Muito…muito obrigada mesmo! 😉
O post caiu perfeitamente para mim após bagunçar minha rotina com uma viagem! Que bom saber que tropeços acontecem e melhor ainda saber por vocês que faz parte do aprendizado!
Incrível! Alguém me entende 🙂
Achei que essas fases eram só comigo!!brilhante texto,motivador!
Afinal somos de carne e osso!
perfeito! tudo que precisava ouvir hoje!! obrigada!!
Sensacional. Me deu um “up” na motivação!!
Poxa vida…como esse post me fez bem… parece que estava falando de mim…ja fui ate referencia para varias amigas e amigos…e hoje estou “desleixada”…demora muito tempo para voce alcancar o objetivo…e uns dois meses para voltar a estaca zero. Mas…sempre é possivel recomeçar. ..e já saber o caminho realmente tornam as coisas mais simples! Obrigada Dra Mabel e Frango com Batata Doce pelo post!! Um beijao e bora voltar a rotina de uma vida feliz!
Muito bom!!!!
Adorei! Me identifico muito com esse sentimento de culpa por ter deixado a dieta e os exercícios de lado. E concordo principalmente que o melhor a se fazer é retomar toda a rotina em busca de uma vida mais saudável. Ótimo texto! Parabéns! Bjooo