O que é Hiperidrose?
A hiperidrose é caracterizada pela produção excessiva de suor, podendo surgir sem qualquer fator desencadeante aparente. Atinge homens e mulheres e se manifesta em várias idades. Apesar de ser indispensável para controlar a temperatura do corpo, especialmente durante a prática de exercícios físicos, o suor excessivo causa impacto significativo na vida das pessoas.
É um problema comum que pode afetar a vida pessoal e profissional do paciente. Por ser mais frequente em áreas como axilas, mãos e pés, o excesso de suor pode causar grande prejuízo para o paciente, incluindo limitações no seu ambiente de trabalho.
A produção em excesso de suor pode ser primária ou secundária. A hiperidrose primária , em geral, não tem origem conhecida. Ela apresenta-se localizada, simétrica, e pode afetar as axilas, palmas das mãos, plantas dos pés e outras áreas. A hiperidrose secundária geralmente está relacionada com alguma disfunção por alterações neurológicas, endócrino, metabólicas, neoplasias ou pelo uso de algumas medicações.
Como é o tratamento ?
A aplicação da toxina botulínica para hiperidrose é um método muito utilizado atualmente e com resultados bem satisfatórios. A aplicação pode ser realizadas no consultório e o paciente pode voltar as suas atividades normais no mesmo dia.
Injeções intradérmicas são aplicadas em vários pontos da axila, com melhora observada entre o terceiro e o décimo dia de aplicação. Para tornar o procedimento mais confortável, pode ser utilizado anestésico em creme no local.
Frequentemente são aplicados uma média de 50 unidades de toxina botulínica por axila. A aplicação demorada em torno de 30 minutos. Antes do procedimento, é recomendada a realização de teste com tintura de iodo, seguida da aplicação de amido, permitindo melhor visualização da área afetada pelo suor (teste do iodo amido). A duração do efeito é variável , com uma média de resposta entre 4 a 10 meses, dependendo de cada caso.
O tratamento da hiperidrose primária com toxina botulínica , embora temporário, é uma opção de tratamento eficaz, segura, pouco invasiva e com alto grau de satisfação, permitindo aos pacientes o retorno às atividades profissionais no mesmo dia. Os efeitos colaterais e as complicações são temporários, pouco frequentes e regridem sem deixar sequelas. Dor temporária e ardor durante as injeções foram os efeitos colaterais mais frequentemente relatados.
Não há restrições na rotina do paciente após a aplicação e a qualidade de vida melhora significativamente após o tratamento.
Vale lembrar que o tratamento para hiperidrose com toxina botulínica também pode ser feito para hiperidrose nas mãos e nos pés.
—
A Dra. Ana Carolina atende na Barra da Tijuca e em Nova Friburgo – RJ. Contato: 21 24311712
Adorei o post!!! tenho hiperidrose e sempre tive algumas dúvidas em relação a esse tratamento, nunca quis fazer a cirurgia por ter muito medo. Depois que comecei a acompanhar o blog me motivei a ir para a academia, porém, ainda me sinto bem desconfortável com esse problema :s
Há alguns anos fiz a cirurgia de hiperidrose (simpatectomia torácica) suava muito nas mãos e axilas. Foi uma verdadeira maravilha pra mim, mas acabei tendo a hiperidrose compensatória nos pés. Já sabia que isso poderia acontecer e ainda assim não me arrependo mas a cirurgia para hiperidrose nos pés não foi recomendada pelo médico! Obrigada pela postagem pois não sabia dessa técnica, agora só preciso saber se é possível corrigir a hiperidrose nos pés com o uso da toxina! Vou me informar! Muitíssimo obrigada aos dois! Abs.
Sempre tive dúvidas a respeito desse tipo de tratamento, bem legal. Parabéns :}
Roberta, eu fiz um tratamento definitivo para hiperidrose. A lipo nas axilas, chamada de lipoadenosucção! Amei, esse é definitivo!! Excelente tratamento também!! Você fica livre para sempre do suor!! Beijos