A TPM é a época do mês mais temida pelas mulheres – e mais ainda pelos homens que convivem com elas!
Dor de cabeça, cólica, moleza, noites mal dormidas, irritabilidade, nervosismo, emoções a flor da pele… tudo junto e ao mesmo tempo! Não é fácil… Mas tem como ficar um pouco melhor!
Seguir algumas das dicas que vamos dar hoje aqui e criar alguns hábitos pode facilitar as nossas vidas, meninas (e deixar a dos nossos namorados/maridos/amigos/irmãos menos pior)!
Lembrando que caso os seus sintomas sejam mais fortes, é melhor procurar um profissional, pode significar algo mais sério…
—
Vamos começar falando de alguns alimentos que podem nos ajudar muito nessa fase:
– Iogurtes, leite, leguminosas (ervilha, grão de bico, lentilha), grãos integrais, salmão, verduras verde-escuras (couve, brócolis) nozes e outras oleaginosas são ricas em cálcio! O mineral alivia os desconfortos e dores que a TPM provoca. Ele diminui a cólica, reduz o inchaço e também contribui para inibir aquela vontade de comer tudo pela frente e a oscilação do humor!
– Banana, peixes, frango, germe de trigo, arroz integral e as oleaginosas também são grandes fontes de Vitamina B6, que é relacionada com a produção de serotonina – hormônio que promove a sensação de bem-estar. Assim ficamos com menos bode de tudo hahaha!
– Alimentos como abacaxi, leite e feijões, são ricos em triptofano que também promovem a produção de serotonina.
– As sementes de abóbora e de girassol, o cacau, as oleaginosas, os vegetais verde-escuros também tem alto teor de magnésio, que melhora a cólica, a dor de cabeça e ajuda a gente a não atacar o chocolate!
– Agora, para manter o pique e sair da fadiga aposte em tudo que for rico em vitamina C como as frutas cítricas (laranja, mexirica, limão, acerola), o tomate, o melão. Elas dão aquela ajudinha para combater o cansaço e a indisposição…
– Para combater a irritabilidade, a ansiedade e a depressão nada melhor do que a vitamina E. Você a encontra no azeite de oliva, no óleo de canola, no abacate, nas oleaginosas, nas sementes de girassol e gergilim, no milho…
– O salmão, o atum e a linhaça contém ômega 3, que é antioxidante e melhora o humor além de combater as dores.
Além de uma boa alimentação, existem algumas outras coisas que aliviam os sintomas da TPM:
1) Aumentar a ingestão de fibras;
2) Reduzir a ingestão de gordura saturada e de carboidratos simples (mel, açúcares, doces em geral, pães refinados);
4) Dar preferência aos carboidratos complexos, como os cereais, massas e pães integrais;
5) Diminuir o consumo de sal, molhos e temperos prontos, enlatados, conservas. O sódio contido neles favorece o acúmulo de líquidos no organismo (inchaço, edema);
6) Reduzir o consumo de café, refrigerantes à base de cola, chá preto e mate. Já que essas bebidas são muito excitantes e estimulantes, elas podem aumentar o quadro de irritabilidade, instabilidade emocional e nervosismo.
7) Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool pode dar dor de cabeça e fadiga, além de favorecer a perda de nutrientes devido à ação diurética.
8) Beber muito líquido para facilitar a eliminação de toxinas.
9) Uma boa dica é acrescentar canela e cacau em pó nas frutas, pois ajudam na saciedade e enganam a vontade de comer doces e carboidratos.
10) Mais importante de tudo: fazer atividade física! Você pode até está morrendo de dores, ficar com preguiça, achar que “merece” faltar ao treino, mas o exercício ajuda a reduzir as cólicas menstruais e melhora o humor.
Lembrando que consultar regularmente um médico é primordial! Apenas ele saberá seu histórico e a melhor forma de te ajudar 🙂
Beta, gostei muito de todas as dicas; a principal para mim é procurar a ajuda de um profissional. Precisamos reconhecer que a TPM é um desconforto que pode ser tratado. Muitas mulheres vivem por anos com cólicas, queda de imunidade e alterações terríveis de humor sem levantar o assunto com o ginecologista, por achar que é “normal”. Normal é ter saúde e se sentir bem!
Abraços a você e Rodrigo, e parabéns pelo blog!
Ótimas dicas Beta! Já pratico algumas delas e realmente funcionam. Principalmente a ultima, jamais faltar treino por conta disso. Saio da academia com o humor lá em cima! Extravaso tudo por lá!
Amo o blog de vcs! Acompanho tudo!!!
Bjoooooooo
Essa postagem ficou ótima. Vou tentar seguir.. acho que vale a pena! Muitas vezes usei a cólica e tpm como desculpas pra fugir do treino e me acabar no chocolate…rs
Gente, fala sério!
A única coisa que ajuda uma mulher de tpm é uma barra de chocolate, brigadeiro, nutella, o resto é paliativo!