A cada dia temos nos mercados uma variedade maior de “tipos” e marcas de alimentos. Não é diferente com o famoso sal! Utilizado como moeda de troca há milênios atrás, o sal está presente na casa de todo mundo desde sempre, porém devido a atual preocupação com excesso de sódio nas dietas, ele acabou se tornando um alimento “polêmico” e por isso com muitos variantes! Aliás, já deu uma olhadinha no nosso post sobre sódio? Clique aqui!
São tantos tipos de sal encontrados nos mercados, que até eu fico na dúvida de qual comprar. Por isso hoje o nutricionista Miguel Vieira vai explicar um pouco mais sobre cada um.
OS DIFERENTES TIPOS DE SAL
Refinado
É o conhecido “sal de cozinha”, tipo mais comum, muito utilizado na preparação de alimentos em geral. De acordo com a legislação brasileira, é obrigatório incluir iodo ao sal, com objetivo de evitar que a população apresente deficiência desse mineral, responsável por prevenir problemas como bócio e cáries. Porém isso faz com que pessoas com problemas na tireoide devam evitar o seu consumo, pois o iodo é responsável pela síntese dos hormônios tireoidianos.
1g = 400mg de sódio
Light
Apresenta redução de sódio e por isso é recomendado para pessoas com hipertensão.
1g = 197mg de sódio
Grosso
É o produto bruto da cristalização da salmoura concentrada vinda da água do mar. Geralmente é utilizado no preparo de carnes, pois não resseca o alimento.
1g = 400mg de sódio
Flor de sal
A flor de sal é obtida da camada superior das salinas. Sua colheita é feita de maneira artesanal, o que o torna mais caro. Contém minerais e nutrientes únicos, que facilitam a digestão e tem a vantagem de ser absolutamente natural, não sendo sujeita a qualquer processo de industrialização, incluindo a lavagem, que remove componentes nutricionais importantíssimos.
1g = 450mg de sódio
Marinho
Muito semelhante ao sal refinado, no entanto seus grãos são mais irregulares.
1g = 420mg de sódio
Negro
Não é refinado e é procedente da Índia. Por conta de compostos de enxofre presentes em sua composição tem um forte sabor sulfuroso. Outra coisa que chama a atenção é a cor cinza rosada, que evidencia sua origem vulcânica.
1g = 380mg de sódio
Rosa do Himalaia
É o mais antigo e puro dos sais marinhos e é muito rico em minerais – são mais de 80 -, tais como cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. É por causa desses compostos, os cristais ganham um tom rosado e um sabor com toque metálico.
1g = 230mg de sódio
Líquido
É obtido pela dissolução de sal de altíssima pureza e sem aditivos em água mineral.
0,1ml = 11mg de sódio
Do Havaí
Não é refinada e tem uma coloração avermelhada por causa da presença de uma argila havaiana chamada Alaea, rica em dióxido de ferro. Apresenta sabor suave!
1g = 390mg de sódio
Defumado
Feito com cristais de flor de sal defumados lentamente em fumaça fria.
1g = 395mg de sódio
Eu tenho problema sério na tireoide, então sal refinado para mim, nem pensar! No dia a dia gosto muito de usar o sal rosa do Himalaia, não falta na minha casa. às vezes uso o sal marinho também. Quando vou fazer alguma preparação mais especial, uso a flor de sal, mas é bem raro, por causa do preço.
Nunca provei o defumado, fiquei super curiosa, na minha listinha de compras para um próximo jantar especial 🙂
Uma alternativa ao sal, é o uso de ervas e temperos. Você pode ir aos poucos temperando um pouco melhor suas refeições e colocando cada vez menos sal. Como disse, eu uso sal no dia a dia, mas bem pouquinho!
Beijos!
Vi uma reportagem hoje em um programa culinário sobre o BIOSALGANTE. Segundo informações tem 0% de sódio :O
Ja provaram? ??
Nunca provamos!
Então, pra os que particam atividade física, para aqueles que retem líquidofacilmente, nãoseria melhor o light?
O light não é nada gostoso! 🙁 Eu prefiro dosar a quantidade de sal normal mesmo. 🙂
O sal defumado é maravilhoso. Você abre o pote e sente aquele cheiro de fumaça!! Estou amando!!!
O iodo presente no sal não previne cáries como está escrito, em alguns países há adição de flúor no sal para prevenção de cáries.