Viajar é uma das coisas que mais amo na vida! Hoje em dia, trabalhando com o blog, temos a oportunidade de viajar bastante, conhecer novos lugares… Vocês sabem que a gente faz de tudo para manter uma alimentação saudável fora de casa, já fizemos vários posts bem legais sobre isso (veja aqui!), mas não tem jeito. A gente não apenas curte e aproveita os lugares, mas também temos que trabalhar e ficar antenados seja onde for!
Nesses últimos meses viajamos muito, trabalhamos muito, dormimos pouco… Sair da rotina me fez ganhar um pesinho extra nessa temporada! Por mais que a gente continue sempre treinando seja na academia, seja em casa (veja meu treino em casa aqui!), o corpo sente e acaba mudando.
Ah! Falando em treino, SEMPRE aproveito esse período que estou comendo mais para treinar mais pesado, visando hipertrofia. Assim aumento o gasto calórico e aproveito a conveniência do momento para a construção muscular.
Grande parte da mudança no corpo se deve também a retenção de líquidos, o que é mais que normal! Ela é a maior responsável pelo “choque” ao se olhar no espelho, mas vai embora rapidinho se nos dedicarmos.
Na minha opinião, o mais importante disso tudo é ter calma. Não adianta querer em 2 dias recuperar o estrago de 15 dias! É importante aceitar o processo e saber que voltando à rotina saudável o corpo aos poucos vai se readaptando e voltando ao normal. Uma sensação que sempre tenho quando fico muito tempo longe da rotina é “PRECISO VOLTAR PARA A MINHA DIETA” – nesses desespero mesmo, hahaha -, mas na hora de efetivamente voltar é sempre difícil, afinal, o corpo desacostumou.
Por isso vou dar algumas dicas que me ajudam, e podem também ajudar vocês nessa fase que todo mundo passa :).
1 – Prestar atenção redobrada na ingestão de água!
Quando saímos da rotina ficamos retidos como falei acima, e também é normal ingerirmos menos água. Por isso tenha sempre uma garrafinha com você, e procure consumir ainda mais água que o de costume – eu bebo cerca de 5 litros!
2 – Descansar direito!
Se estiver cansada, tiver feito uma viagem longa, ou tiver muito tempo sem dormir direito, eu tiro um dia para descansar. Por mais que não tenha treinado no dia anterior e não seja meu dia de descanso, acho importante recarregar as energias direito para recomeçar. Se não o cansaço vira uma bola de neve e então não consigo ter gás para fazer nada direito! Nem treino, nem alimentação.
3 – Retomar o treino com calma!
Ao voltar para a rotina, por mais que a vontade seja grande, procuro respeitar meus limites e nunca exagerar no treino logo de cara. A probabilidade de arrumar uma lesão é grande, e isso mais vai atrapalhar que ajudar.
4 – Planejar a alimentação!
No dia anterior já penso o que vou comer nos próximos dias. Por isso planejo, vou ao mercado, abasteço a casa e deixo tudo pronto para recomeçar com tudo. Se na hora de retomar a rotina você encontrar empecilhos do tipo “putz, não tem frango”, “não tem batata doce”, não tem brócolis”, hahaha, ai já era, vai começar logo de cara a postergar o seu retorno.
5 – Reduzir a ingestão de carboidratos!
Reduzir não significa retirá-los da dieta! Muito pelo contrário, eles são importantes no processo de queima de gordura. Porém eu reduzo a quantidade sim, nessas últimas semanas, por exemplo, eu estava ingerindo cerca de 300 gramas de batata doce por dia, menos do que antes eu consumia.
6 – Ficar de olho no sal!
Não sou neurótica do sal, que não coloca sal em absolutamente nada! Mas quando estou com muita retenção, presto atenção redobrada e procuro evitá-lo ao máximo.
7 – Evitar comer fora de casa!
Não tem jeito, a comida da rua dificilmente será igual a que você faz em casa. Na maioria das vezes elas vem carregadas em óleo e sal, o que acaba prejudicando esse processo. Guarde esta cartada para situações especiais, faça do “comer fora” uma exceção, e não regra.
8 – Capriche nas verduras e legumes!
Além de proteínas magras como frango, peixe e claras, nessas últimas semanas procurei caprichar nas saladas com hortaliças preferencialmente cruas nas principais refeições. Ajuda na saciedade e também a limpar o organismo!
9 – NÃO FUJA DO CARDIO!
Achou que eu fosse esquecer de mandar vocês para o cardio? Hahaha. Essas últimas semanas, diferente de todas as outras vezes que quis secar, investi no cardio. Não que antes eu não fizesse, mas eu me enganava, fazia umas 2 vezes na semana e enchia o saco. É chato mesmo, mas eu prometo que depois de uns dias você acostuma. E se não acostumar, vai ver o resultado no espelho, a retenção indo embora… E isso nos motiva a levantar a bunda da cadeira e nos mexer, certo?
—
Se vocês ficarem com dúvidas em relação as minhas refeições, dêem uma olhada nestes posts aqui (1 e 2) de outras dietas que já fiz para secar, pois a distribuição calórica não mudou :).
Separei algumas fotos – que vergonha! -, para vocês verem como meu corpo estava e como ele ficou com 3 semanas de dedicação… Basta ter força de vontade!
E agora 🙂
Espero que tenham curtido 🙂 Beijos!
Olá, FCB! Tudo bem?
Gente, tenho várias dúvidas sobre água.
Beta, minha melhor fase corporal foi quando estava bebendo assim muita água, mas tive que diminuir o consumo pois precisava parar o trabalho muitas vezes para usar o banheiro, você tem alguma dica?
Eu bebia 4L até as 18h. Depois disso só bebia quando sentia sede, pois não gosto de interromper o sono, acha errado?
Vocês seguem aquilo de líquido somento no mínimo meia hora antes e meia hora das refeições? Acreditam nisso?
Água em excesso faz mal? Como saber se estou exagerando?
Fiquei doente e sai da dieta então estou MUITO inchada e agora louca para voltar logo. 🙁
Parabéns, Gente. Vocês são muito bons no que fazem.
Olha, quanto mais água, mais você vai ao banheiro, é assim mesmo. Beber só quando sente sede é a forma incorreta de se hidratar, porque a sede é sinal de que a água já está em falta. 😉
Beta, esse biquini da segunda foto é de onde? Amei! hahah
É da Rej, dê uma olhada no Instagram dela é @rejbikin 🙂 Beijos!
Qual a sua opinião quanto á corrida parada praticada em casa?
Não sei o que é corrida parada, rs!
É uma maneira de dizer. É por exemplo fazer o movimento de correr mas sempre no mesmo lugar sem deslocação
Qualquer exercício que eleve sua frequência de modo contínuo utilizando oxigênio como substrato energético é considerado exercício aeróbico. 😉
Boa Noite. Desde já parabens pelo vosso blog sou de Portugal e adoroooo seguirvos. Ás vezes dá preguiça aqui com o tempo frio de ir para a rua e correr… Gostava de saber a sua opinião e se é eficiente a corrida parada praticada em casa.
Obrigado
João, como assim corrida parada?
Esse moderado é em torno de qual frequência? 70% a 80%??
Obrigada!!!
60% a 70%! 🙂
Eu adoro cardio e musculação nem tanto. ah ah ah. Já vi que sou o contrário de tanta gente aqui. É chato sim se ficar na esteira 50 minutos, etc. Mas porque não fazer aula de body combat (adoro), step (adoro), spinning (adoro). Nada chato, endorfinas a mil!
Parabéns pelo corpo lindo! E também concordo com a Izabel quando diz que não precisa de ter vergonha! :-p
Ai, não precisa ter vergonha, não tava tão ruim assim, vai…. Seu corpo é muito bonito, mesmo com a barriga um pouco inchadinha da primeira foto, achei belo, não estava num nível de ter vergonha.
Beta, por quantas vezes na semana e durante quanto tempo você fez o cardio nesse período? Foi após o treino (inclusive de inferiores) ou em um momento isolado?
Obrigada desde já 🙂
Vanessa, respondi um comentário igual ao seu aqui em cima… 🙂
Beta, tudo bem?
Como vocês fazem o aeróbico? H.I.I.T ou moderado continuado?
Obrigada
Moderado continuado! 🙂
Quando o negócio é cardio sempre bate aquela preguiçaaaaaaaa!
Mas nesse caso específico, como você encaixa o danado na rotina? É junto com treino? Por quanto tempo em média e em que ritmo? TAMBÉM QUERO SECAR
Ela fazia pela manhã em jejum (as vezes depois do café quando acordávamos tarde) e depois do treino quando dava. Aprox. 40-50 minutos num ritmo bem tranquilo! 🙂
3 semanas só 😮 nossa parabéns!!!
o que é o cardio??? Seria atividade aeróbica? Corrida, escada, HIIT, transport, etc???
Isso!
Lindaaa Beta, ótimas dicas, sempre sincera e simples! Adoro vcs por isso! E sobre as fotos, nem preciso falar que até 3 vezes mais retida que isso vc ainda estaria top né? Parabéns!! Beijos!
Ameii o post. *—*
Muita diferença! E o melhor de tudo é que são dicas simples. Vou segui-las 🙂 um beijo!
Gostei do post! Viagem realmente dá uma atrapalhada.
a única coisa que não faço é ‘ir com calma’, pq acabo mantendo minha rotina quando viajo. Mas quando não viajo, faço uma série pesada, mas ainda sim, mais curta.
obs – limpe essa mancha preta no seu espelho, Beta!
Oi, Beta.. Tenho um dúvida sobre o cardio (é um tédio mesmo! Rs): quanto tempo por dia você fez?! Lembro que você disse no Ig que não foi tanto assim.. 15 min. Intensos no fim do treino resolve? Hehe. Obrigada.
Vanessa, a Beta fazia comigo aprox. 40-50 minutos a cada sessão, sendo que às vezes fazíamos duas vezes por dia. A quantidade varia de acordo com a velocidade que você quer secar e a resposta do seu corpo… 🙂
Quando passo o fim de semana na casa dos meus pais a tentação é grande e acabo comendo mais que deveria. Eu acredito que eu retenha tanto liquido que chega a doer em alguns pontos do corpo. Essa dor é devido a retenção mesmo? Sem contar que fujo da balança por esses dias…
É sim, a gente sente a mesma coisa. Açúcar refinado e farinha branca causam inflamação nas células…
Juraa, não sabia! Logo que desisti da dieta, comi muito doce e sentia muita dor, fiquei um mês comendo besteira e só então que percebi que era quando comia doce que doía, voltei pra dieta há uma semana, não sei se é loucura da minha cabeça, mas parece que já deu uma melhorada, principalmente na barriga 😀