A chia é uma semente muito pequena e tem cores variadas (acastanhadas, cinzentas, pretas e brancas). Seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter líquido) o poder de absorver 12 vezes o próprio peso e também é capaz de agir como emulsificante quando germinadas, transformando o líquido em gel, substituindo inclusive o ovo em algumas preparações.
Esse pudim é uma ótima opção saudável, prática, leve e muito nutritivo para qualquer ocasião. Por ser de fácil preparo, pode ser servido tanto no café da manhã e até como sobremesa. O gel formado através desse efeito mucilaginoso da chia junto com algum líquido, neste caso eu usei o leite de coco, deixa a textura do pudim firme porém cremoso.
Escolha as frutas da estação e brinque com as cores e texturas adicionando castanhas na finalização. Ao invés da salada, as frutas podem ser adicionadas ao pudim de coco e a cobertura pode ser alguma geléia zero sem açúcar.
- 200ml de leite de coco
- 1/3 xícara de semente de chia
- 4 colheres de sopa de coco ralado sem açúcar
- Fio de mel - opcional
- 3 morangos frescos picados
- 1 colher de sopa de kiwi picado
- 1 colher de sopa de manga Palmer picada
- Fio de mel
- 2 folhas de hortelã picadas
- 3 Nozes picadas grosseiramente
- Em uma taça, coloque o leite de coco e adicione todos os outros ingredientes. O fio de mel é opcional. Leve para gelar por aproximadamente 30 minutos e reserve. Em um bowl, coloque as frutas picadas junto com a hortelã e misture um fio de mel para adocicar e dar brilho às frutas. Coloque a salada de fruta sob o pudim de coco e finalize com as nozes quebradas.
Esse leite de coco é daqueles que vende no supermercado. Leite de coco normal mesmo?
Isso! 🙂
Vi uma receita muito parecida no canal da Danielle Noce.