Os esfoliantes são produtos muito usados atualmente e fazem parte do ritual de beleza e cuidado diário de muitas pessoas. São compostos por microesferas que promovem uma ação esfoliante, ajudando a remover as células mortas e impurezas da pele.
QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS INDICAÇÕES DE USO?
No rosto, os esfoliantes são muito bem indicados para pacientes com tendência a oleosidade, cravos e espinhas. Além disso, a esfoliação também é importante para preparar a pele para receber alguns produtos, como os hidratantes ou outros cosméticos. No corpo, os esfoliantes podem ajudar nos cuidados com os pés, joelhos e cotovelos (locais com pele mais áspera e grossa). Também são bons coadjuvantes no tratamento das foliculites ( bolinhas que podem aparecer principalmente nos glúteos, virilha e pernas). Quem tem pele muito seca deve usar esfoliantes com moderação, pois eles podem acentuar o ressecamento ou agredir a pele.
QUAL VERSÃO DE ESFOLIANTE DEVO COMPRAR?
Os produtos esfoliantes são encontrados no mercado em várias versões tais como: sabonetes , misturas com óleos corporais, cremes e gel. A escolha do produto vai depender do local de uso (corpo ou rosto) e tipo de pele do paciente (oleosa, normal ou seca).
COMO ELE DEVE SER USADO?
É importante que o paciente limpe a pele com sabonete específico antes da aplicação do esfoliante, que deve ser feita de maneira suave e homogênea. Logo depois o paciente deve enxaguar o rosto e aplicar um hidratante recomendado para o seu tipo de pele.
COM QUE FREQUÊNCIA DEVEMOS USAR O ESFOLIANTE?
Depende de cada caso, mas na maioria das vezes não é necessário usar o esfoliante todos os dias, pois a pele pode ficar mais avermelhada ou sensível. A recomendação inicial é que o paciente use o produto de 2 a 3 vezes por semana para peles normais ou oleosas. Testa, nariz e queixo são áreas que se beneficiam muito do uso dos esfoliantes em pacientes com cravos nesses locais. Para as peles secas, a freqüência de uso diminui para 1 vez por semana ou a cada 15 dias.
QUANDO DEVEMOS EVITAR FAZER A ESFOLIAÇÃO?
O uso de esfoliantes deve ser evitado nos pacientes alérgicos, com pele sensível, quando a pele está com alguma ferida ou queimadura. Não aplicar o produto de maneira vigorosa, para não irritar e evitar fazer esfoliação antes de exposição prolongada ao sol.
Uma dica que adquiri recentemente por uma esteticista é utilizar um método natural que ajuda muito na parte de hidratação.
Sou adepta à todas soluções caseiras e ela me passou a receita de fazer a esfoliação com aveia em flocos em uma trouxinha de gaze.
Você molha essa trouxinha em água morna, e esfolia o rosto. A aveia solta um leite que hidrata a pele logo em seguida.
Mas claro, é bom sempre consultar um dermatologista para saber se pode ou não fazer… É simples e prático.